Fechar
Buscar no Site

Igor Lago acredita que PDT nacional respeitará o PDT maranhense

Em entrevista exclusiva ao site Politica Real, o presidente do PDT do Maranhão, Igor Lago, filho do falecido médico, fundador do PDT, ex-prefeito e ex-governador Jackson Lago, diz por que aceitou ocupar o comando do partido no Maranhão após o falecimento de seu pai.

Igor fala também de seus planos à frente do PDT local e nacional e avalia a disputa interna formada pela direção da legenda no Estado. Acompanhe a seguir.

POLITICA REAL – O que levou você a aceitar suceder seu pai no comando do PDT no Maranhão?

IGOR LAGO – Aceitei o convite de 8 dos 11 membros da Comissão Provisória Estadual do PDT original (formada com a anuência do ex-governador Jackson Lago com a exceção de um nome, que foi colocado pela Executiva Nacional, a pedido de um membro sem o seu conhecimento), como uma missão. A nossa intenção foi a de ajudar a reorganizar o partido no estado sob o seu legado, seus ideais de liberdade, justiça social, democracia, ética. Também pesou muito na minha decisão a vontade de recolocar o PDT no seu rumo histórico, sair das armadilhas da política convencional e do que pode advir dela.

POLITICA REAL – Quais os seus planos para o partido no estado?

IGOR LAGO – Reorganizamos o partido em 211 dos 217 municípios. Foi um trabalho árduo e coletivo que envolveu a todos da Comissão Estadual. Os nossos planos são o de preparar o partido para disputar as prefeituras com candidaturas a prefeito ou a vice-prefeito onde for possível, além de chapas fortes de candidaturas a vereador. Além dos planos eleitorais, temos a intenção de dar vida às instâncias partidárias, a exemplo da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, os movimentos partidários, etc.

POLITICA REAL – O PDT do Maranhão está dividido grupos hoje? Se estiver, em quantos e quais?

IGOR LAGO – A nossa conduta, como dirigente partidário, foi a de atender a todos. Mesmo assim, sempre enfrentamos situações provocadas por um comportamento e disposição de grupo, o que pode ser natural desde que não interfira nos projetos de maior interesse partidário e não fira as boas práticas partidárias. A rigor, somos enfrentados por alguns setores mais fisiológicos que surgiram com os longos anos de poder municipal e um breve período de poder estadual.

POLITICA REAL – Como você avalia as denuncias envolvendo o ministro Lupi?

IGOR LAGO – Sou da opinião de que tudo seja apurado, julgado para se dar a absolvição ou punição. Há fatos graves como os convênios com ONGs que precisam ter um maior controle, fiscalização e auditoria; as denúncias de esquemas de propina nos contratos dessas ONGs, assim como na legalização de sindicatos, etc. É preciso ir a fundo nessas questões para não ficarmos somente num denuncismo que derruba ministros, aumenta a popularidade da presidente e tudo fica como está.

POLITICA REAL – No episódio envolvendo a visita do Ministro e assessores ao Maranhão, você demorou se pronunciar sobre o não pagamento do avião pelo partido. Você recebeu pressões para assumir este ônus pelo fato?

IGOR LAGO – Tive que aguardar a verificação das contas dos anos de 2009 e 2010. Apesar de ter informações (que já me garantiam) que não havia pagamento por parte do ex-governador Jackson Lago ou do partido maranhense, preferi aguardar a documentação chegar até as minhas mãos para me pronunciar quando procurado, o que aconteceu naturalmente. Em nenhum momento recebi pressões de quem quer que seja.

POLITICA REAL – Você acredita na inocência do ministro Lupi quanto às denuncias envolvendo a sua pasta?

IGOR LAGO – Num estado democrático de direito, devemos sempre preconizar pelo princípio da presunção de inocência até que se prove o contrário.

POLITICA REAL – Você divulgou uma carta no dia 29 passado denunciando manobras do ministro Lupi e do deputado Weverton Rocha com o ex-deputado Julão Amin para lhe tirar o comando do partido. No dia seguinte, 30, você divulgou uma nova carta, dizendo, entre outras coisas, que o ministro Lupi havia ligado para você negando a participação dele nisso tudo. As perguntas são: 1 – o que está ocorrendo no PDT do Maranhão e no nacional? 2 – você acreditou nas palavras do ministro sobre este episódio e por quê?

IGOR LAGO – No Maranhão, estamos tentando reorganizar o partido, como já disse, sob os mais elevados princípios da ética e dos ideais de nosso próprio partido, ou seja, os do trabalhismo e da democracia. Há pessoas que acham que devem aproveitar toda e qualquer oportunidade para conseguir espaços partidários com o único fim de atender a seus próprios interesses, alguns muito pessoais e imediatos. Eu quero acreditar que o PDT nacional respeitará o PDT maranhense. Nós representamos a maioria do partido, as pessoas que têm consciência de que a política pode ser feita de forma altaneira e republicana; as pessoas que ainda acreditam no PDT como um partido de massas e de valor na luta contra a oligarquia maranhense; as lideranças mais representativas do partido esperam esse respeito para que possam trabalhar com mais afinco nas eleições de 2012.

POLITICA REAL – Na sua avaliação, qual você imagina será o destino do PDT a partir de 2012?

IGOR LAGO – Isto vai depender do que o partido fará daqui pra frente. Creio que o PDT precisa reunir-se, discutir a fundo as questões que tem nos afetado e procurar um caminho que nos faça recuperar a autonomia do poder central. Acho que devemos fazer uma análise crítica do que tem sido o partido até aqui, após a morte de seu principal e insubstituível líder – Leonel Brizola. O PDT precisa de um projeto de poder formado nos seus ideais!

POLITICA REAL – Como ficará o PDT em São Luis nas próximas eleições de prefeito?

IGOR LAGO – Tenho dito a todos que deveremos discutir esta questão a partir do ano que vem. O PDT já elegeu o Jackson Lago três vezes prefeito de São Luis, o Tadeu e a Conceição, esta no PSB, uma vez cada. Tem inúmeros serviços prestados à cidade, especialmente nos mandatos do nosso principal líder. Vamos discutir a fundo São Luis para tomar a melhor decisão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens