Fechar
Buscar no Site

IEMA lança Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2022

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) lançou na manhã desta terça-feira (31) o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2022. O documento está disponível para download na página oficial do Instituo no endereço www.iema.ma.gov.br.

O PDI é um documento de referência que orienta e norteia o trabalho do IEMA num horizonte de quatro anos. Abrange as principais dimensões do trabalho institucional: infraestrutura, ensino, pesquisa e inovação, e dimensão pedagógica para que o Instituto avance com planejamento, acompanhamento e monitoramento.

“Umas das principais dimensões do PDI é referente à expansão ao longo de quatro anos. Ele organiza a expansão do IEMA, ou seja, organiza no tempo a meta de alcançar 100 unidades em todo o Maranhão. Nos ajuda a, de forma organizada, chegar a essa meta sem perder a qualidade e a excelência que buscamos no ensino oferecido pelo IEMA”, explica o reitor do Instituto, Jhonatan Almada.

Jhonatan pontua que o PDI é um documento cuja elaboração é uma determinação legal, que faz parte da lei de criação do IEMA, onde está prevista a elaboração do PDI e sua existência como norteador do trabalho do Instituto. “É um documento sobretudo de planejamento e gestão da reitoria, junto ao Governo do Maranhão, para que possamos cumprir a meta estabelecida no programa de governo e atender aos programas, projetos e ações previstos no Plano Plurianual (PPA)”, comenta.

Questionado sobre a importância do PDI para o IEMA, o reitor afirmou que o documento é uma conquista fundamental do Instituto porque consolida o planejamento da expansão e a capacidade do Instituto de oferecer educação profissional, científica e tecnológica em todas as regiões do Maranhão. “A meu ver esse é o ganho principal: organizar o nosso trabalho, a expansão do IEMA, sem perder a qualidade que nos caracteriza”, declara.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento comum entre as instituições que ofertam educação profissional, científica e tecnológica. Alguns exemplos são os institutos federais e as universidades. “O PDI é uma carta de navegação de cada instituição nessa realidade nossa tão complexa, mutável e dinâmica. O documento não é uma camisa de força, mas um guia que se adapta às dinâmicas e alterações da própria realidade”, conclui o reitor do IEMA, Jhonatan Almada.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens