Fechar
Buscar no Site

IEMA comemora quinto ano de criação com mais de 30 mil pessoas qualificadas e programação festiva

Criado em 2 de janeiro de 2015, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) comemora seu quinto ano de implantação com a marca de cinco mil estudantes qualificados na modalidade Ensino Médio técnico em tempo integral ofertado nas 13 unidades plenas (Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís-Centro, Timon, Santa Inês, Brejo, Presidente Dutra, São Luís Itaqui-Bacanga, Matões e Cururupu). Mais de 30 mil jovens e adultos de diversas regiões do estado, também, foram capacitados nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs), oferecidos pelas unidades vocacionais do Instituto.

Jéssica Costa, aluna do curso Técnico em Informática, destacou a importância do Instituto em sua jornada acadêmica. “O IEMA é um sistema educacional que veio para transformar a visão ruim que as pessoas tinham da educação pública. O Instituto proporciona aos alunos aulas mais práticas, mais humanas que nos trazem experiências totalmente diferentes de tudo que aprendemos na escola regular. Me sinto bastante preparada para realizar meus sonhos”, destacou.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a data evidencia a consolidação da Rede de Escolas Técnicas do Maranhão. “O mais importante desses cinco anos é perceber a presença do Iema em praticamente todas as regiões do estado, democratizando o acesso à educação profissional, científica e tecnológica para a juventude do Maranhão. Concretizando o sonho de muitas pessoas que desejavam fazer um curso técnico de qualificação profissional”, contou Almada, acrescentando que a consolidação da Rede foi possível pelo investimento realizado e a priorização de recursos.

Dos cinco anos de criação, o professor de Física da unidade plena São Luís Centro, Pablo Barros, comemora seu primeiro ano na Instituição e relata o encanto em fazer parte da equipe. “O IEMA é muito interessante, pois além do conhecimento teórico, também agrega o conhecimento da vida. O ensino de tempo integral e a parte diversificada trazem, também, a afetividade, o companheirismo e a convivência. No IEMA eu consigo implantar novas metodologias e ensinar de forma lúdica”, relatou.

O estudante Rodrigo Araújo, do curso Técnico em Informática, classificou o IEMA como escola das oportunidades. “Minha experiência com o Instituto é a melhor possível. Desde o primeiro dia, percebo minha evolução constante no IEMA, e isso se deve à instrução de bons professores e, também, pelo auxílio de projetos como clubes juvenis, projeto de vida, disciplinas eletivas, que nos ajudam a descobrir nossas competências e aguçar talentos”, disse.

“Hoje colhemos os frutos proveitosos dessa grande realização na área da educação. O IEMA chega ao quinto ano como um modelo institucional produtivo, que funciona de verdade, focado no projeto de vida dos estudantes, que faz com que tenhamos indicadores de sucesso que demonstram que o modelo funciona e que o aluno consegue permanecer na escola e aprender. Completamos cinco anos com saldo positivo e boas expectativas para este ano, sempre com inovações”, ressaltou o diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva.

Ainda segundo o reitor do Instituto, Jhonatan Almada, a metodologia de ensino faz com que os estudantes busquem seus sonhos. “O IEMA alcançou um leque de atuação muito grande que cumpre um importante papel no âmbito da política educacional criada pelo governador Flávio Dino, alcançando aqueles que mais precisam”, pontuou.

Programação Festiva

Ao longo do ano diversas atividades serão desenvolvidas em comemoração ao marco de cinco anos de atuação. Entre as atividades estão o lançamento do selo comemorativo, exposição fotográfica com os melhores momentos e passagens marcantes, inauguração da nova reitoria – que fica localizada no anexo construído no terreno da UP São Luís Centro. Sessões comemorativas na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Estado, além de linha do tempo com os acontecimentos mais marcantes do Instituto e livro dos cinco anos também fazem parte das atividades comemorativas.

Para a comemoração, o Instituto também realiza mais uma ampliação com a inauguração de quatro unidades plenas, sendo três na capital (Gonçalves Dias, Bacelar Portela e Rio Anil), e uma no município de São Vicente Ferrer, além de quatro unidades vocacionais. “Este ano realizaremos mais um ciclo de expansão visando aumentar a Rede sem perder a qualidade. Realizaremos o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, e o primeiro ano de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, salientou o reitor.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens