Fechar
Buscar no Site

Ibope faz pesquisa no Maranhão

O Governo do Estado está dando apoio logístico para a execução da pesquisa “Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, realizada pela empresa Ibope Inteligência. A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, a fim de realizar estudo epidemiológico sobre o Covid-19 em todo o território nacional conduzido pela Universidade Federal de Pelotas.

Serão 133 os municípios estudados no país. No Maranhão, o trabalho está sendo realizado nas cidades de São Luís, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Imperatriz e Presidente Dutra. “Estamos oferecendo apoio à pesquisa, considerando a relevância do estudo para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Metodologia

Em cada município, setores censitários são selecionados com probabilidade proporcional ao tamanho. Dentro dos setores é realizada uma seleção aleatória de domicílios, onde um morador é selecionado também de forma aleatória. Em cada inquérito, serão realizadas 250 entrevistas em cada município, totalizando 33.250 entrevistas por inquérito e 99.750 entrevistas no total do estudo.

A detecção do Covid-19 será feita utilizando-se o teste rápido para a detecção da doença. Os entrevistadores foram treinados para a execução do exame e, além da testagem, são coletadas informações sobre os participantes como sexo, idade, escolaridade, sintomas de Covid-19 (tosse, febre, cansaço, dores no corpo, dificuldade para respirar, alterações no paladar e olfato) nos 15 dias anteriores à entrevista, diagnóstico médico de enfermidades relacionadas ao prognóstico de pacientes com a doença, entre outras.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens