Fechar
Buscar no Site

Homens são 100% dos pacientes confirmados com a varíola dos macacos no Maranhão

O boletim de segunda-feira (5), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), dá conta de que 100% dos casos confirmados de varíola dos macacos são do sexo masculino. Desde o dia 31 de agosto, o Maranhão tem oito diagnósticos positivos da doença em homens, de 20 a 49 anos. Dois foram registrados em Santa Inês, e seis em São Luís.

Há três semanas, o Ministério da Saúde já havia informado que a maioria dos casos de varíola dos macacos identificados no Brasil ocorreu entre homens. Dos 2.219 pacientes confirmados com a doença, 95% eram pessoas do sexo masculino, sendo que 93,87% eram na faixa etária entre 18 e 49 anos. A média de idade é de 36 anos.

No Maranhão, ainda de acordo com o informe da SES, o sintoma mais comum entre os casos confirmados é a erupção cutânea aguda, seguido de febre e cefaleia (dor de cabeça).

São três casos entre homens de 20 a 29 anos; três entre 30 e 39; e outros dois entre pessoas do sexo masculino com faixa etária entre 40 a 49.

Em Santa Inês, os casos surgiram há aproximadamente 12 dias, e também foram confirmados em homens: um de 20 anos, e outro de 29 anos, que estavam com sintomas leves e não precisaram de internação. Ambos teriam ficado isolados em casa e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Já nos casos confirmados em São Luís, todos são homens entre 20 e 49 anos e também não precisaram ser internados.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Na região metropolitana de São Luís, as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes à varíola dos macacos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, de gestão municipal, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha. No interior do estado, além das UPAs, a população pode buscar atendimento nos seis hospitais macrorregionais.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. (Do Jornal Pequeno)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens