Fechar
Buscar no Site

Hemomar promove Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Em São Luís, para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará uma grande mobilização para estimular a adesão de novos doadores no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A ação acontece de 25 a 30 deste mês e tem como objetivo reforçar os estoques de bolsas de sangue para os meses de dezembro e janeiro, ocasião de registro de queda das doações por conta do período de férias escolares e das festividades de fim de ano.

Com o tema “O meu sangue é do tipo Vida+”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), juntamente com os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó participam da campanha e buscam reduzir o déficit de doações no estado.

Durante o período da campanha, o Hemomar disponibilizará coleta externa na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no dia 27 de novembro, das 7h às 19h. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Além disso, é necessário estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 Kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens