Fechar
Buscar no Site

Governo Temer bate Sarney e atinge recorde de reprovação em fim de mandato

O governo do presidente Michel Temer (MDB) atingiu recorde de reprovação perante a população brasileira quando analisadas as avaliações de governos anteriores no fim de seus mandatos, mostra pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quinta-feira (13).

Para 74% dos entrevistados, o governo Temer é ruim ou péssimo, enquanto 5% o consideram ótimo ou bom. Para 18%, o governo é regular e 3% não souberam ou não responderam. A constatação leva em conta a série história CNI/Ibope desde a redemocratização, com início no governo de José Sarney (MDB).

Nas eleições de outubro deste ano, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República. Ele sucederá Michel Temer no Palácio do Planalto e tem posse marcada para 1º de janeiro de 2019.

Até o momento, o governo mais mal avaliado entre os presidentes em fim de mandato havia sido o de Dilma Rousseff (PT). A última pesquisa do segundo mandato da ex-presidente, datada de março de 2016, dois meses antes da aprovação do impeachment, aponta que seu governo era então reprovado por 69% da população e aprovado por 10%.

Antes dela, o índice pertencia ao ex-presidente José Sarney (MDB). Pesquisa da série CNI/Ibope realizada em novembro de 1989, última de seu governo, mostra que ele encerrou o mandato na Presidência com o governo sendo reprovado por 60% dos brasileiros e aprovado por 9%.

Veja a reprovação de cada governo quando do presidente ao fim de seu mandato (datas são relativas às últimas pesquisas de cada governo):

José Sarney (nov/89): 60%
Fernando Collor (ago/92): 59%
Itamar Franco (dez/94): 11%
Fernando Henrique Cardoso (1º mandato – nov/98): 21%
Fernando Henrique Cardoso (2º mandato – out/02): 36%
Luiz Inácio Lula da Silva (1º mandato – dez/06): 13%
Luiz Inácio Lula da Silva (2º mandato – dez/10): 4%
Dilma Rousseff (1º mandato – dez/14): 27%
Dilma Rousseff (2º mandato – mar/16): 69%
Michel Temer (dez/18): 74%

Maneira de governar e confiança
Segundo a pesquisa Ibope/CNI, os que aprovam a maneira de governar de Temer são 9% da população ante 85% dos que desaprovam. Os que não souberam responder ou não quiseram responder ficaram em 5%.

Temer também chega ao fim do mandato com 7% dos brasileiros confiando nele. O índice dos que não confiam ficou em 90%. Os que não souberam responder ou não quiseram responder são 3%.

Errata: o texto foi atualizado
13/12/2018 às 12h25
A primeira versão deste texto trouxe a informação de que a maior taxa de rejeição antes do governo Temer pertencia ao ex-presidente José Sarney, mas é Dilma Rousseff a ex-presidente com a segunda maior rejeição de governo em fim de mandato.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens