Fechar
Buscar no Site

Governo Roseana destrói Reserva Florestal sob o olhar complacente das autoridades de fiscalização

As imagens abaixo mostram o antes e o depois de uma área da Reserva Florestal Santa Eulália, onde está sendo construída a Via Expressa pelo governo do Estado. Veja na foto que o local, tomado por vegetação verde e a nascente de um rio, está sendo criminosamente destruída pelas máquinas da construtora responsável pela obra. Um verdadeiro desrespeito ao meio ambiente.

O blog foi o primeiro a questionar a viabilidade da Via Expressa no tocante a questão ambiental, uma vez que a avenida passa pela Zona de Reserva Florestal Santa Eulália e as áreas de preservação permanente (mangues).

Informamos que a Via Expressa rasgaria ao meio o Santa Eulália. A reserva, cuja área foi criminosamente devastada no final da década de 80 pelo então governador Epitácio Cafeteira com a promessa de construir casas populares, teve de ser reflorestada após fortes manifestações de ambientalistas, por ser uma das principais áreas de recarga de águas pluviais da cidade.

Até então esses detalhes do projeto da Via Expressa não tinham sido questionados pelas autoridades de fiscalização locais. Por conta disso, cobramos do Ministério Público e do promotor Fernando Barreto um posicionamento acerca de tais impactos ambientais citados bem como a necessidade do conhecimento dos impactos positivos e negativos e quais as ações mitigatórias – estudo e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Pois bem, o Ministério Público estadual, através justamente do promotor de Justiça Fernando Cabral Barreto, titular da Promotoria Especializada na Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, solicitou informações ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, sobre o licenciamento da Via Expressa.

Por meio do ofício nº 211/2011, expedido em 26 de julho, o promotor solicitou o seguinte da Secretaria de Estado da Infraestrutura: cópias das licenças prévia e de instalação emitidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Planos Básicos Ambientais (PBAs) que contemplam as medidas mitigadoras e compensatórias determinadas pelo órgão ambiental em face da intervenção em áreas de preservação permanente; Plano de Compensação Ambiental pelos danos ambientais irreversíveis causados pela obra; Consulta formulada ao Município sobre a conformidade da obra com as diretrizes do Plano Diretor.

O prazo para que a Secretaria de Infraestrutura respondesse era até de 15 dias conforme determina a lei. Passados mais de um mês, o governo do Estado continua cometendo um crime ambiental. Enquanto isso, o Ministério Público faz vista grossa sem tomar qualquer atitude sendo complacente com a destruição de uma reserva ambiental. Com a palavra o promotor Fernando Barreto.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

27 respostas para “Governo Roseana destrói Reserva Florestal sob o olhar complacente das autoridades de fiscalização”

  1. augusto cesar disse:

    Vc realmente é uma besta quadrada.

  2. heraldo disse:

    John, não caberia uma ação popular, mandado de segurança, etc dos cidadãos cobrando uma iniciativa do MP e das autoridades competentes à questão. Se formos esperar que a administração pública maranhense (poder publico) ainda mais em se tratando desse grupo político que está a 40 anos no poder, não podemos esperar outra coisa, se não,a irresponsabilidade, o descaso, a discrepancia administrativa tão comum que torna este Estado o mais pobre da Federação. Não esperemos das autoridades, mas sim dos cidadãos.

  3. augusto cesar disse:

    Gostaria de saber se vc teria esta mesma opinião se o projeto em execução fosse o da Prefeitura Municipal cuja trajetoria da avenida são identicas, pois o projeto da Prefeitura foi copiado da Sinfra. Portanto vc me parece um hipocrita.

  4. protetor de florestas disse:

    John,pois aqui na rigião de Imperatriz,AçailandiamItinga e adjacencias,tambem destruiram as reservas legais e areas de proteção permanente.E não foi a Governadora.Foram os fazendeiros,grandes e pequenos,foi a Vale ,foram as siderurgicas.foram os sem terra do mst e dos sindicatos de trabalhadores rurais,estes ultomos a mando do Incra.O restinho de matas que ainda existe,estão condenadas para acabar dentro de 2 anos.O Ibama e a Sema,tem conhecimento, e são coniventes com os crimes ambientais.É uma anarquia geral.Mas pode ficar tranquilo,pois NINGUEM irá reponder por tais crimes.Isto é o Maranhão.

  5. Dinho disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    isso se chama babar de inveja.
    que bom que estao fazendo isto. Cidade é para nós cidadãos e não para cobras e jacarés.

    John Cutrim onde vc mora? duvido que more num mangue. Vc acha que sua casa sempre ambiente asfaltado? pois saiba que um dia já foi floresta ou mangue e vc mora lá . Devia morar numa caverna. Vc é só mais um da turma que acha que progresso é destruição mas mora muito bem em local desmatado e asfaltado.

    O excelente governo Roseana tá tirando o sono de vcs. Toma rivotril. kkkkkkkkkkkk

  6. FABIO WILIAM disse:

    CADÊ O PROMOTOR DO MEIO AMBIENTE O SR FERNANDO BARRETO ???
    ONDE ESTÁ A JUSTIÇA PARA ESSE CRIME AMBIENTAL ???
    SERÁ QUE A PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE VAI SER CUMPLICE DE UMA ATITUDE CRIMINOSA CONTRA O MEIO AMBIENTE AQUI NA ILHA DE SÃO LUIS?
    ISSO AI É SO O COMEÇO , MAIS PRA FRENTE SERÁ DEVASTADO UMA ENORME AREA DE MANGUE , O DESASTRE AMBIENTAL SERÁ DE GRANDES PROPORÇÕES , IRÁ AFETAR A PROCRIAÇÃO DE CARANGUEJOS SEM FALAR NOS ECOSISTEMAS NAQUELA ÁREA.

  7. SERGIO disse:

    PÔXA, JHON! AQUELA PRIMEIRA FOTO É DE MIL NOVESCENTOS E ME ESQUECI, RSRSRSRS, DO TEMPO EM QUE CAFETEIRA TENTOU FAZER O CONJUNTO HABITACIONAL NO SÍTIO SANTA EULÁLIA.
    AS DUAS SEGUINTES, AÍ SIM, SÃO ATUAIS MAS A PRIMEIRA, NÉ JORNALISTA?
    RETIFICA ISSO AÍ RAPÁ!!!

    Resposta: Sergio, a resposta está bem no início do texto. “As imagens abaixo mostram o ANTES e o DEPOIS de uma área da Reserva Florestal Santa Eulália….”

  8. mais quando era pra castelo fazer o prolongamento da av litoranea teve vario embargo,quando era pra fazer o hospital de urgencia tambem nao pode….mais pra fazer a via expressa pra facilitar o acesso ao shopping pode…eita justiça os maranhense estao ferrados

  9. Mendes Sousa da Silva disse:

    Eu tenho é pena do promotor Fernando Barreto, devedor de favores a família Sarney, principalmente seu tio político Ricardo Murad, como todo tipo de promotoria do maranhão só serve para preencher quadro, pois não tem moral de Justiça.
    Fernando Barreto aparecia mais que propaganda de Bombril na época em que o governador era o velhinho Jackson, tudo que era de nivel ambiental bem mas leve do que esses da via shopping by shopping.
    Falar a verdade o meio ambiente no maranhão nao existe, pois a SEMA inoperante, eu sob que tem uma funcionária de la de dentro responsável pela licencias de operação de varios estabelicimento está ficando rica, já compro até um AP nos jardins.
    Aqui tá o começo de algo para averiguar ou a policia investigar.
    Quanto a promotoria do meio ambiente, também não existe .

  10. Imparcial disse:

    A verdade, é que no maranhão, além dos governos desgraçados que ja se passaram e passarão. Ainda existe esse povo preguiçoso e desleixado da capital do estado. Tá na hora de vocês acordarem pra vida, vão trabalhar! Não fiquem esperando apenas pela iniciativa municipal e estadual, a iniciativa privada está ai pra isso. No entanto, vocês na maioria, não se preocupam em se qualificar. No maranhão existe a vale, a alumar, enfim, uma gama de empresas que têm que contratar pessoas de outros estados porque o “imbecil” maranhense nunca se prepara e não tem iniciativa pra trabalhar, Ô povo preguiçoso!

  11. julio disse:

    John, sabe porque este Estado é miserável? Não é somente por causa dos políticos, mas é por causa de todos os maranhenses que tem uma postura e opinião desqualificada como a do Augusto Cesar e Dinho, que infelizmente são a maioria, simples babões da familia Sarney, que acham que a iniciativa ou não é de simples vontade politica. Essas “jumentices” desconhecem que existe legislação ambiental, que certamente fosse aplicada essa avenida nao seria construída. Ou seja, a lei foi aplicada quando da iniciativa do Prefeito da construcao do Hospital e da prolongação da Avenida Litoranea em area ambiental (corretíssimo), mas quando se trata de iniciativa politica da “famiglia” o promotor do meio ambiente se esconde.
    E o irritante são esses tipos desqualificados falando besteira!!

  12. paulo Sousa disse:

    ESSE PROMOTOR É MAIS UM QUE SE CAGA DE MEDO DE ROSENGANA!!
    TEM RABO PRESO!!

  13. Josemar disse:

    Fiquei perplexo com a “imparcialidade” do sr. Imparcial para desqualificar o povo maranhense. O cara mostrou-se bom nisso.

  14. pedro rodrigues da silva disse:

    John.

    O Fernando barreto promotor do meio ambiente, é um tremendo sacana ele só sabe é falar que tem cargo vitáliio, mas não toma uma atitude homem e de utoridade que é demeio ambiente breca esta sacangem que é esta degrdaão ambiental feita por estes AZÍAGOS sarneys e sua troupe enganadora, inventram até o umba meu Patrimonio imaterial da curtuara maranhense para ter o voto dos bricantes de boi que são umas bestas que ainda se iludem com estas safadezas de patrimonio imaterial. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\frenando arreto o sr. é promotor de meio ambiente tome uma atitude se não de promotor pelo menos de homem sério. O senhor é um dos responsáveispelo tal espeto de pau queerao prédio do minstério público, pois ali ra area de recarga de mangue, e o senhor não f\\\\\~ez nadapara barrar aquele crimeambiental perpetrado no local. O denhopr vai pagar por toda esta sua falta de vontade não agir em beneficio do povo do Maranhaõ, na verdade o senhor não merece este carg, bem que o senhor pela sua semelhança com Mister Bin, poderia se tornar personaem defilme desenho animado.

  15. Nonato disse:

    Falou-se muito em gaz natural do capinzal do Norte,na Refinaria Premium,Via Metropolitana,Porto de Itaqui…(governo eleito) ponto final. Agora é Via Expressa (eleição pra prefeito?) A questão é de promoção sim. Se é de justiça ou injustiça, vejamos, porquê de shopping a shoppingn ” VIA EXPRESSA ” agora Alemanha da Cambõa, Liberdade,Fé em Deus, Monte Castelo e Caratatiua ” VIA DESPREZO” uja foi iniciada a 4 anos.

  16. Nonato disse:

    Falou-se muito em gaz natural do Capinzal do Norte , na Refinaria Premium ,Via Metropolitana , Porto de Itaqui…(governo eleito) ponto final. Agora é Via Expressa (eleição pra prefeito?) A questão é de promoção sim. Se é de justiça ou injustiça, vejamos, porquê de shopping a shoppingn ” VIA EXPRESSA ” agora da Cambôa, Liberdade , Fé em Deus , Monte Castelo e Caratatiua ” VIA DESPREZO” cuja foi iniciada a 4 anos.

  17. maria disse:

    Alguém por acaso acha que o Ministério Público tem coragem para fazer alguma coisa contra o Gov. do Estado?????????? Aliás, nem é contra o Governo, é contra a “GRANDE FAMÍLIA”……….. se o governador fosse de outra família, o Ministério já teria se manifestado, e contra……………….. Ninguém espere essa atitude , principalmente do promotor do Meio Ambiente…………….. Ele principalmente…………

  18. Augusto Pinho disse:

    Estou em Brasília e acompanho um pouco este Estado. Aí como aqui as mazelas políticas tentam sufocar a população. Mas como tenho dito, se esses políticos tivessem compromisso com a população eles investiriam todas as forças para que essa população tivesse uma educação de qualidade, mas não o fazem pois uma comunidade com consciência não permitiria que isso e outras coisas acontecessem. Tenho pena de nós POVO BRASILEIRO E MANIPULADO.

  19. Dom cosme... disse:

    Para o senhor Júlio:
    Gostei do neologismo inventado pelo senhor pa ilustrar o já riquíssimo e em constante evolução , o nosso português tupiniquim. a Marina Silva entrou na onda criadora de palavras ilustratórias de pessoas, de entidade ou mesmo de eventos em que as palavras existentes em nosso idioma não conseguem expressar. Mariana saiu-se muito bem com a expressão sonhático. Essa de jumentice , é exatamente o que o senhor “Dinho, o Lima” e mais uma cambada de jeguerês são >.Essa não encontrando espaço na mídia da “Branca”, recorrem ao Jornal Pequeno, para demonstrar o quanto eles são medíocres , até mesmo como discípulos de “Delúbio, dos Ricardo, dos Dirceu(s) ,o até mesmo de Manoel Ribeiro. A “Antiquaticidade” dessa turma é tamanha que eles nunca sairão da subveniência, que caracteriza essa gente.O Lima é extraordinário como bajulador, mas medíocre como cidadão. O Senhor Dinho, tem que bajular , do contrário perde o pirão pago com o meu suor e com os impostos que eu pago para sustentá-lo. Esses Senhores desconhecem que existe um pacto federativo, que as prefeituras e os estados, são unidades federadas, e que sob o manto da “Constituição Federal” são autônomas , obedecidas as disposições contidas no “Texto Constitucional”. _que a justiça do nosso estado é tutelada ninguém desconhece, que o ministério público está a serviço dos donos do poder , nenhuma pessoa ousa contestar… Mas que existe pessoas com nenhum senso de cidadania , isto é lamentável. Se a quase 30(trinta) anos o Cafeteira foi impedido de fazer construir um conjunto habitacional para pobres no (hoje) Sítio Santa Eulália, é , que naquela época o governo do estado era cidadão de oposição, hoje os senhores promotores dão provas de subveniencia. Que há necessidade de que se modernize o trânsito de São Luis, ninguém tem dúvida, mas querer que se deflagre uma guerra contra o pouco verde que ainda existe nesta que outrora foi denominada a “Ilha do Amor”, é confessar o ódio que certas pessoas tem , e ocultam contra ela em nome da famigerada governabilidade.
    _nossa terra é alimentada por escândalos… nosso homens públicos, são uma espécie voraz de sanguessugas, e o líquido prescioso com o qual essa gente se alimenta , é oriunda da “corruptividade” que infelizmente se tornou epidêmica.

  20. estado miséravel,governado por ladrões e puxa sacos,não poderia ser pior falar em puxa saco vejam o novo secreotário do tourismo ,o touro do jura filho,só no maranhão. me digam como pode um estado deste ir para frente.

  21. SERGIO disse:

    OK! ENTENDI! MAS O QUE EU QUIS DIZER É QUE HÁ UM ESPAÇO DE TEMPO MUITO GRANDE ENTRE A PRIMEIRA FOTO E AS DEMAIS, O QUE LEVA A CRER QUE ESSA DEGRADAÇÃO NÃO É DE AGORA MAS DE LONGAS DATAS. NO MAIS, ESPERO QUE O IMPACTO AMBIENTAL SEJA O MENOR POSSÍVEL.

  22. Elza disse:

    DEIXA DE PUBLICAR BESTEIRA RAPAZ!!!
    DESENVOLVIMENTO!!!!
    OU VC PREFERE FICAR PARADO NESSE ENGARRAFAMENTO INFERNAL TODOS OS DIAS, UM BANDO DE MATO QUE NÃO SERVE PRA NADA!!!
    VOCÊ É MAIS UM DAQUELES QUE QUER ATRAPALHAR, ISSO SIM!!!

  23. ANDRÉ disse:

    TA BOM DE ARRUMAR UMA FOTO MAIS ATUAL, ESSE DAS PALMEIRAS AI NÃO DEU NÃO VIU MEU CHAPA!

    TODA BORRADA DO TEMPO DO RONCA!!!
    PROCURA FAZER SUAS CRITICAS DIREITO RAPZ.

  24. Carlito disse:

    Para André: Descordo de quem diz que a falta de educação é o grande problema do Maranhão. A maioria destes que estão no comando, tanto no Ministério Público quanto em outras esferas, são muito bem educados. Tiveram o privilégio de ir pra universidade. Mas estes são os piores. Então educação que é dada dentro de casa é mil vezes melhor. Caráter vem de berço. Não adianta buscar em universidades e livros. Se você pesquisar vai ver que a maioria dos estudantes destas universidades maranhenses, estão preocupados apenas em fazer concurso público. Por que pra eles, serviço público é “serviço” e serviço privado é “trabalho”.

  25. Mikko disse:

    ESSES CRÁPULAS QUE DEFENDEM UMA OBRA DESSAS Q AFETA DIRETAMENTE O Q AINDA RESTA DE PARTE DO ECOSSISTEMA URBANO NÃO PASSAM DE VELHOS “BABA-OVO” DOS SARNEY!! SEMPRE VEM COM A MESMA DESCULPA, “SE FOSSE A PREFEITURA FAZENDO, VCS NÃO FALARIAM NADA E BLÁ-BLÁ”…

    CARA, ESSA OBRA VAI ENTUPIR A DANIEL DE LA TOUCHE DE CARRO… TODO MUNDO VAI QUERER PASSEAR POR ESSA “VIA EXPRESSA DOS RICOS” E QUEM VAI SOFRER MAIS SÃO OS MORADORES QUE MORAM NA REDONDEZA DESSA AVENIDA!!!! POR QUE NÃO FAZER ELA ATÉ A COHAB? NÃO, TEM QUE IR ATÉ O SHOPPING DO APADRINHADO DO SARNEY, DALI EM DIANTE EM CLASSE MEDIA, MEDIA PRA BAIXA… DEIXA ISSO PRO SR. PREFEITO SOLUCIONAR…

    ROSEANA, PROCURA QUALIFICAR DE VERDADE O POVO, PÁRA DE LENGA-LENGA QUE ESSA OBRA NÃO VAI SOLUCIONAR COISA NENHUMA O TRÂNSITO DA JERONIMO ALBUQUERQUE!!!

  26. quero ver quando o DIABÃO fizer a via expressa , ligando a corja de roseana ao INFERNO, para desafogar a corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens