Fechar
Buscar no Site

Governo promove mais de 2 mil fiscalizações para cumprimento de medidas sanitárias no comércio

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (10), o governador Flávio Dino afirmou que em todo o estado já são mais de 2 mil ações de fiscalização e orientação em lojas, estabelecimentos comerciais, supermercados, restaurantes e salões de beleza. As ações visam o cumprimento de medidas sanitárias em combate ao coronavírus para o retorno das atividades comerciais com segurança. Além desse número, são 200 ações de fiscalização após denúncias, 1.330 termos de fiscalização, 347 termos de intimação e 145 autos de infração.

“É imprescindível que todos mantenhamos com rigor o cumprimento das regras sanitárias porque ainda não temos no Maranhão uma queda contínua e irreversível. Todos os dias nós analisamos os dados epidemiológicos e divulgamos com transparência a realidade do nosso estado. Hoje, temos uma trajetória virtuosa positiva porém, sempre preocupante, que nos faz permanecer em estado de alerta”, assegurou o governador do Maranhão.

Taxa de letalidade

Na coletiva, o governador pontuou que a taxa de letalidade maranhense permanece abaixo da média brasileira e trouxe um dado novo: no Maranhão a letalidade é maior entre os homens. “Isso pode acontecer devido a fatores que a ciência ainda vai explicar, que pode ter a ver com predisposições ou características distintas de homens e mulheres, mas também pode decorrer da resistência maior dos homens em procurar serviços de saúde. Com isso a doença se agrava e quando buscam o serviço de saúde, a doença já se encontra em estágio mais grave”, pontuou o governador ao exibir um gráfico que mostra que 62% das mortes por Covid-19 no Maranhão são de homens.

Testagem e taxa de transmissão

Ainda hoje (10) o Maranhão deve alcançar a marca de 250 mil testes realizados, disse o governador durante a coletiva. É o 6º estado que mais faz testes no Brasil e o 5º estado do país com maior número de pessoas recuperadas, em números absolutos. Além disso, o Maranhão é um dos três estados do país com a menor taxa de transmissão do coronavírus, com taxa de contágio abaixo de 1.

Estado deve alcançar a marca de 250 mil testes realizados (Reprodução)

“Nós temos essa tendência positiva neste momento. Mas devemos manter a atitude de vigilância e alerta, pois os dados mostram que recentemente atingimos um índice de queda significativo na taxa de transmissão; porém, nas últimas semanas, houve um ligeiro crescimento dessa taxa. A previsão é a de que ela se estabilize abaixo de 1”, afirmou o governador.

Aulas presenciais

Está mantida a previsão de retomada progressiva das aulas presenciais para o início de agosto. Na coletiva, o governador enfatizou a importância do diálogo entre todos os integrantes da comunidade escolar: pais, alunos, professores, coordenadores e direção da escolas.

“Muitas famílias estão inseguras em relação ao retorno das aulas presenciais. Por enquanto, está mantida a decisão de retorno no início de agosto, porém a decisão final nós teremos no final de julho, de acordo com os dados epidemiológicos. Essa é uma decisão sujeita à revisão e que deve estar principalmente pautada no diálogo entre toda a comunidade escolar”, finalizou o governador.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens