Governo inicia segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) dá início, nesta segunda-feira (19), à segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão. Nesta edição, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro, 5.100 pessoas em 66 municípios do estado serão testadas. A atividade começa às 8h30, na região do Turu e da Vila Luizão.
As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), onde passarão por análise. O resultado desta observação laboratorial ajudará a definir as medidas de prevenção e assistenciais a serem oferecidas pela gestão estadual no primeiro semestre de 2021.
Na primeira fase do inquérito, realizada no período de 27 de julho a 7 de agosto, os agentes de saúde do estado visitaram 69 municípios das 19 regiões de saúde do Maranhão. Ao todo foram testadas 4.080 pessoas, distribuídas na região metropolitana e no interior.
A avaliação do estudo demonstrou uma prevalência de 40% da população com anticorpos para a Covid-19. Somente nos municípios da Grande Ilha, essa preponderância registrou 38,9%. Nos municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, a prevalência teve taxa de 35,2%.
SERVIÇO:
O QUÊ: Início da segunda fase do Inquérito Sorológico
QUANDO: Segunda-feira (19), às 8h30
ONDE: Avenida Mar e Sol, na Vila Luizão – trecho entre a Rua 19 e a Rua 20
Sugestão de Sonora:
– Chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA) e um dos coordenadores do inquérito sorológico, Lídio Gonçalves;
– Coordenadora de Campo do Inquérito Sorológico, Lea Marcia Melo da Costa.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.