Fechar
Buscar no Site

Governo firma contrato com o Hospital São Domingos para a realização de radioterapia e cirurgias especializadas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou contrato com o Hospital São Domingos, nesta quinta-feira (19), para a realização de procedimentos de radioterapia e de cirurgias especializadas aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida integra o conjunto de estratégias adotadas pelo poder público estadual para ampliar a oferta de tratamento de casos de câncer no Maranhão.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o usuário do SUS terá agora dois serviços que serão prestados na unidade da rede privada de forma gratuita: Radioterapia e o Corujão da Saúde.

“Com esta parceria, estamos ampliando a capacidade de assistência aos pacientes em tratamento contra o câncer. Os investimentos na área da oncologia são marca da gestão do governador Flávio Dino e o trabalho que temos realizado tem transformado a vida de muitas pessoas que sofrem com a doença, possibilitando que tenham maiores chances de cura ou minimizando o sofrimento de quem luta contra a doença”, ressalta Carlos Lula.

Com o Corujão da Saúde, serão realizadas cirurgias no turno da noite e da madrugada, aproveitando a capacidade ociosa do Hospital São Domingos e, com isso, ampliando a oferta de cirurgias eletivas.

Para a diretora de Governança Clínica do Hospital São Domingos, Dra. Gláucia Palácio, o momento é muito importante, pois a unidade de saúde poderá responder socialmente à população.

“Vendo a fila do Sistema Único de Saúde muito grande, no sentido de atender cirurgias e radioterapias para os pacientes que têm câncer, nós, como uma estrutura renomada e com capacidade ociosa, vimos que poderíamos realizar essa parceria sem comprometer o atendimento do nosso público habitual”, garantiu.

O secretário adjunto de Atenção à Saúde, Carlos Vinícius, explica que os procedimentos serão agendados pela Central de Regulação da SES. “Os pacientes de radioterapia serão chamados a partir da fila de espera que temos hoje. Dessa forma, de acordo com a posição da fila, os pacientes serão remanejados tanto para o Hospital Aldenora Bello quanto para o Hospital São Domingos, que são as nossas duas referências de radioterapia em São Luís”, pontuou.

Já as cirurgias eletivas serão destinadas aos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos no Hospital Dr. Carlos Macieira, referência cirúrgica de média e alta complexidade no Maranhão. Os pacientes serão direcionados de acordo com o quadro clínico e avaliação médica para uma consulta pré-operatória e, logo após, a realização da cirurgia no Hospital São Domingos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens