Fechar
Buscar no Site

Governo do Maranhão amplia UTI e abre centro de testagem contra coronavírus

O Governo do Maranhão divulgou nesta quinta-feira (12) novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus (COVID-19). Não há casos confirmados no Maranhão, mas a rede pública estadual está preparada para enfrentar o problema.

Todas as medidas seguem o Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (COVID-19), orientado por protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

“A rede de saúde pública do Maranhão está preparada para eventual caso que venha surgir”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Entre as medidas, está a ampliação dos leitos de enfermaria e UTI no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, exclusivamente para atender casos graves que necessitem de isolamento.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (16) começa a funcionar na Policlínica Diamante um centro de testagem para exames laboratoriais. Outras unidades de saúde continuam fazendo os testes normalmente.

Para não haver deslocamentos desnecessários, as pessoas só devem ir ao centro de testagem do Diamante caso apresentem sintomas (parecidos com os da gripe e do resfriado) e tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com uma pessoa que contraiu o vírus.

“A gente não pode entrar em pânico. Quem vai ao centro de testagem ou à unidade de saúde é aquela pessoa que teve contato com alguém com caso confirmado ou que viajou a algum país onde há contágio fora do normal, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, países da Ásia, países da Europa. Se viajou a alguns desses países e voltou com sintomas, vá ao centro de testagem”, diz Carlos Lula.

Servidores e estudantes

Como medida preventiva, o Governo do Maranhão determinou que os servidores públicos estaduais que apresentem sintomas de resfriado, gripe ou similares fiquem em casa, até o desaparecimento dos sinais. A mesma coisa vale para as comunidades escolares.

Com isso, caso o coronavírus seja identificado no Maranhão, as chances de disseminação são menores.

Mais informações

O site da Secretaria de Estado da Saúde (saude.ma.gov.br) terá atualizações sobre o acompanhamento dos casos, além de mais informações e orientações para tirar dúvidas da população.

Em breve, um número de telefone também será divulgado pela secretaria para prestar o mesmo serviço.

Viagens

O Governo do Maranhão também informa, em razão do perigo de contágio, que viagens para áreas de risco, que não sejam emergenciais, devem ser evitadas.

Orientações

As orientações para a população em geral é manter hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, evitar contato com pessoas resfriadas ou gripadas e manter ambientes sempre arejados.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens