Fechar
Buscar no Site

Governo do Maranhão amplia locais de testagem para coronavírus

Os moradores da Ilha de São Luís agora têm quatro locais específicos para fazer o teste de identificação do coronavírus. São as UPAs do Araçagi, do Itaqui-Bacanga, dos Vinhais e Cidade Operária.

O atendimento dos casos suspeitos é feito nas tendas externas, responsáveis pela triagem nessas unidades.

O Centro de Testagem do Viva Beira Mar, que antes concentrava o atendimento à população em geral, agora está dedicado exclusivamente aos profissionais de saúde e da segurança pública.

Para realização da testagem, os profissionais de saúde e da segurança devem apresentar RG e contracheque.

A alteração nos locais de testagem serve para adaptar o sistema ao cenário atual do combate ao coronavírus.

“Estabelecemos novos fluxos de atendimento diante do cenário de pandemia do Covid-19 no Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em outras cidades, os hospitais regionais fazem a coleta para os exames.

Triagem

Nessas quatro UPAs que fazem a testagem na Ilha de São Luís, profissionais de saúde realizam a etapa de triagem de pacientes nas tendas externas.

Se o paciente tiver sintomas leves e um quadro de síndrome gripa normal, ele vai levar o atestado de 14 dias e as orientações para permanecer em casa. Em caso de agravamento do quadro, ele deve retornar à unidade.

Quando identificados sintomas moderados, o paciente será encaminhado para alguma das unidades de referência: Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário (HUUFMA).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais, bem como desconforto respiratório. No caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverão ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva das unidades de referência.

Atendimento à população

Por meio do número (98) 3133-6406, a população será auxiliada sobre o atendimento do Centro de Testagem do Maranhão. Há também o telefone 136, para esclarecimentos sobre o Covid-19.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens