Fechar
Buscar no Site

Governo do Maranhão busca alternativas para diminuir impactos devido custo da energia

Nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), tem buscado alternativas na tentativa de diminuir os impactos que podem ocorrer caso o aumento da energia elétrica seja consolidado. A maior preocupação é devido o atual momento econômico que o país atravessa e os efeitos negativos que devem atingir os negócios no Maranhão.

O Governo tem se reunido com as agências reguladoras e distribuidoras de energia elétrica no estado, a fim de encontrar soluções que possam atender aos anseios da população.

Na terça-feira (27), gestores da Seinc estiveram reunidos com executivos da Cemar, empresa que atende o Maranhão, em busca de soluções. Nos últimos tempos e devido à baixa do nível dos reservatórios de regiões como o Sudeste/Centro-Oeste fizeram o preço da energia elétrica no mercado de curto prazo – o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) – bater seu valor máximo (permitido por lei) de R$ 822 o megawatt hora (MWh) no primeiro semestre (caindo para algo em torno de R$ 700 nas últimas semanas). Em parte, isso ocorre porque sem chuvas é preciso acionar usinas termelétricas, cujo custo de operação é maior.

Com a atual recessão econômica do país, muitas empresas serão impactadas caso o reajuste ocorra. No Maranhão, mesmo com os trabalhos de Governo, como uma situação fiscal considerada uma das melhores do Brasil, ambiente favorável aos negócios, os impactos certamente serão sentidos por todos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens