Fechar
Buscar no Site

Governo apresenta estratégias de segurança para o carnaval

O esquema de segurança para o ‘Carnaval de Todos 2017’ foi apresentado durante coletiva para a imprensa, na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau. O comandante geral da PM, coronel José Frederico Pereira, ressaltou que todo o sistema de Segurança Pública está envolvido para oferecer tranquilidade para a população durante o período, sendo empenhados para isso mais de 1500 homens no policiamento ostensivo da Região Metropolitana.

“O efetivo será ampliado para trabalhar durante o Carnaval garantindo aos maranhenses a mesma tranquilidade oferecida durante o pré-carnaval. Porém, é necessário que a população também colabore com a polícia, brincando com responsabilidade”, explicou o comandante.

De acordo com o comandante geral, o planejamento de segurança foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com apoio da Prefeitura por meio da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e demais órgãos. “Estamos otimistas, somos uma grande equipe e realizamos um planejamento detalhado. Estaremos com um efetivo ampliado nestes dias de festa e todos os plantões continuarão funcionando normalmente para atender possíveis ocorrências”, declarou.

O comandante pede que as pessoas tenham prudência ao sair para o Carnaval, que ao consumir bebidas alcoólicas não se excedam, tenham cuidado com as crianças, não levem bebidas em garrafas de vidros e evitem brigas. “A tolerância será zero para os brigões e valentões, serão apreendidos e levados para a delegacia, correndo o risco de passar o resto do carnaval preso”, concluiu.

Atuação policial

Durante a coletiva o comandante do Policiamento Metropolitano (Cepam I), coronel Pedro Ribeiro, detalhou os locais e números de policiais atuates na Região Metropolitana de São Luís. Mais de mil e quinhentos homens irão trabalhar no período carnavalesco em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 360 destes estarão nos circuitos oficiais do Carnaval (Madre Deus, Passarela do Samba, Beira Mar, Praça da Lagoa e Espigão Costeiro) entre os dias 24 e 28, os dias de folia.

Na Madre Deus haverá revistas minuciosas em 11 barreiras disciplinadoras montadas nas ruas de acesso ao circuito e será proibida a entrada de bebidas em garrafas de vidro nos locais de festa.

“Está tudo preparado para os dias de festividade, todos os órgãos em conjunto estão alinhados para assegurar a tranquilidade da população e brincantes. Com certeza o resultado será positivo, a união de esforços entre todos esses agentes garantirá um Carnaval amistoso e tranquilo em todos os pontos”, falou.

O objetivo é evitar qualquer tipo de violência com armas de fogo ou brancas e até mesmo consumo e vendas de drogas no local. A revista será feita em homens e em mulheres.

O reforço das ações será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Serão intensificadas as fiscalizações da Lei Seca, haverá bloqueios e barreiras, onde será realizado teste de alcoolemia (bafômetro) e também os sons automotivos.

O coronel esclarece que além de realizar a segurança em todos os circuitos oficiais, haverá efetivo também fora deles, como no Parque Vitória, Área do Bequimão e João de Deus. Haverá reforço policial também no Terminal de Integração da Praia Grande, nas unidades do Socorrão I e II e rondas nas unidades prisionais, evitando possíveis fugas, esclareceu o coronel Pedro Ribeiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens