Fechar
Buscar no Site

Governador Flávio Dino inaugura hospital de campanha em São Luís

O governador Flávio Dino inaugurou nesta quarta-feira (31) mais um hospital de campanha, desta vez em São Luís. Este é o quarto do tipo em operação atualmente no estado e oferece mais 60 leitos na luta contra o novo coronavírus, sendo 10 UTIs.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Grupo Mateus, Equatorial Energia, Universidade Ceuma, Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Secretaria de Estado de Saúde (SES). Instalada no Espaço Renascença, a unidade contará com cerca de 500 profissionais atuando na linha de frente, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

Segundo o governador Flávio Dino, a união entre poder público e empresas privadas é um bom caminho para combater a pandemia.

“Nós sabemos que temos que trabalhar em múltiplas dimensões, sanitárias, socioeconômicas, e temos feito este esforço, mas não há dúvidas que precisamos garantir acesso para a população, o máximo possível, de assistência hospitalar”, comentou.

Entrega do hospital de campanha da capital (Foto: Gilson Teixeira)

O espaço onde o hospital de campanha está instalado foi cedido pela Universidade Ceuma, enquanto o Grupo Mateus está arcando com a estrutura e a Equatorial disponibilizando energia. A SES, por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), será responsável pela operacionalização da unidade. A articulação desse processo foi arranjada pela Seinc.

“Este é um hospital referenciado e receberá pacientes de todo o estado do Maranhão, reforçando o conjunto de leitos da nossa rede”, explicou Marcos Grande, presidente da Emserh.

Entrega do hospital de campanha da capital (Foto: Gilson Teixeira)

Parceria público-privado

Reitora da Ceuma, Cristina Nitz disse que a proximidade entre o Espaço Renascença e o Hospital Carlos Macieira foi fundamental para a universidade ceder o local ao Governo do Estado do Maranhão.

“Nossa instituição é ensino, pesquisa e extensão, mas nós temos também um papel de responsabilidade social e eu tenho certeza que este hospital vai salvar muitas vidas. E, para nós, é um prazer ajudar”, afirmou.

Entrega do hospital de campanha da capital (Foto: Gilson Teixeira)

Já o empresário Wilson Mateus destacou que todos precisam se unir para enfrentar a pandemia. “É o momento das pessoas serem mais humanas, pensarem mais no próximo, e essa parceria público-privado vem selar isto. Momentos de dificuldades fazem pessoas fortes, parcerias fortes em prol do bem estar comum. Nós estamos trabalhando arduamente, em várias frentes, ajudando o Estado e alguns municípios, procurando sempre fazer o melhor, e este hospital não é diferente”, completou.

Além da cidade de São Luís, mais três hospitais de campanha estão operando atualmente no Maranhão, todos com algum tipo de apoio: Pedreiras, em parceria com a Eneva S. A., Bacabal, doado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e Imperatriz, em parceria com a Suzano Papel e Celulose e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens