Fechar
Buscar no Site

Gestão com os pés no chão

Edivaldo investe em ações de infraestrutura no Coroadinho.

Gerir uma cidade como São Luís é um desafio diário. Com um orçamento na casa dos 2,5 bilhões, a Prefeitura precisa solucionar demandas urgentes, quitar a folha de pagamento – que consome 60% desse valor – e investir os demais recursos.

Não adianta vender ilusões! A capital possui problemas sim e não existe fórmula mágica que transforme esta realidade da noite para o dia. Edivaldo sabia disso desde que assumiu o executivo municipal e enfrentou um cenário ainda pior.

Em 2013, os cofres públicos estavam quebrados. Serviços essenciais como Saúde e Educação sofriam com o sucateamento. Foi com planejamento e muito trabalho que o 12 começou a organizar a casa e a implantar uma administração sensível ao cotidiano do cidadão.

Na Saúde, por exemplo, Edivaldo reestruturou a Atenção Básica, com a reforma e ampliação de 30 unidades de atendimento. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ganhou uma nova sedeno bairro do Filipinho , outra base no São Bernardo, além de 17 ambulâncias.

Já o Hospital da Mulher, que estava de portas fechadas, foi reativado! Se antes havia apenas 24 leitos, agora são 50! Novos aparelhos de tomografia e Raio X  também integram os serviços oferecidos. Isso sem falar no setor de neurocirurgia instalado no local, que recebeu o reconhecimento do Ministério da Saúde.

A população também foi contemplada com a primeira Unidade Preventiva de Saúde (UPS) no Terminal de Integração da Praia Grande, disponibilizando assistência e encaminhamento médico gratuitos. Destacam-se ainda a construção do Novo Hospital da Criança e os Programas Consultório na Rua, São Luís Saudávele Melhor em Casa.

Gestão sensível e com o apoio popular

Gestão de Edivaldo com reconhecimento nacional.

Quando o assunto é Educação, Edivaldo focou nas áreas mais carentes da ilha e com grande crescimento populacional. Foram inauguradas três novas escolas; a Professora Laura Rosa na região do Conjunto Habitar Nice Lobão, U.E.B Piancó (região do Itaqui-Bacanga) e U.E.B  Silvia Stella Fonseca Furtado (Maracujá).

Mais três estão sendo concluídas em bairros onde foram entregues imóveis do Minha Casa, Minha Vida, focando no acesso à educação para as crianças destas famílias beneficiadas. E gradualmente, 60 escolas públicas da capital estão sendo reformadas, com manutenção das instalações hidráulicas e elétricas, pintura e demais reparos estruturais.

Com o fim do governo Dilma, várias Prefeituras do país sofreram com a interrupção das obras do Programa Brasil Carinhoso, voltado para a construção de creches. No caso de São Luís, não foi diferente, e Edivaldo precisou refazer o contrato com uma nova construtora para dar continuidade aos serviços. Atualmente, quatro creches estão sendo construídas e estão distribuídas nas regiões da Cidade Operária, Chácara Brasil, Residencial Morada do Sol e São Raimundo.

O prefeito da gente determinou a compra da produção dos pequenos produtores rurais da ilha para reforçar a merenda escolar da rede municipal. Assim, as refeições oferecidas aos estudantes tem melhor qualidade e representam fonte de renda para quem vive na zona rural.

É importante destacar os investimentos no Programa Olhar Brasil, que realizou consultas oftalmológicas e entregou óculos de grau novinhos para os alunos com problemas de visão.

Como parte das ações socioeducativas, a Prefeitura realiza o Programa Movimento e Resgate, estendendo  aos docentes atividades esportivas no contra turno escolar.

Ufa! E isso tudo só nestas duas esferas públicas! Tem muito mais realizações na Assistência Social,Saneamento, Infraestrutura, Transporte e Habitação!

Ao invés de dar atenção aos adversários, Edivaldo seguiu com serenidade, fortalecendo sua luta no apoio popular. Dessa forma o 12 contribui para o avanço de uma cidade real, com dificuldades sim, mas com competência e amor para seguir em frente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens