Fechar
Buscar no Site

Gardênia refuta críticas de Eliziane disparadas a gestão do pref. Castelo

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) rebateu da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (15), as críticas feitas pela deputada Eliziane Gama (PPS) ao sistema de transporte coletivo de São Luís, quando, na mesma sessão, fez uma intervenção comentando sobre a greve de ônibus ocorrida hoje em São Luís. “A deputada está mal informada e precisa se informar melhor para não falar besteira”, declarou Gardênia.

A deputada Eliziane Gama disse que a greve de ônibus é uma prova de que não existe planejamento na administração municipal de São Luís, que não tem sistema de transporte e que o trânsito está caótico. “Está em colapso, sem planejamento, sem mobilidade urbana, trânsito congestionado”, afirmou.

Gardênia contra-argumentou dizendo que há planejamento na Prefeitura de São Luís, tanto é verdade, segundo ela, que vai acontecer nos próximos dias a licitação para o sistema de transporte da cidade na qual a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 169 milhões para o projeto Corredor de Transporte Urbano, elaborado pela Prefeitura de São Luís.

“A gestão anterior passou sete anos fazendo algumas concessões e tratando a coisa de forma amadora e não profissional. Nunca licitou o sistema, nunca tomou uma providência para que o sistema fosse o que a população precisa, um sistema eficiente, com preços justos”, observou.

Gardênia Castelo reconheceu que o sistema de transporte de São Luís é péssimo porque funciona com base em contratos precários há muitos e muitos anos e que, só agora, na gestão do prefeito Castelo, está sendo melhorado com ações como, por exemplo, a aquisição de 300 ônibus novos, todos com acessibilidade, conseguidos através de um acordo com a classe empresarial. “Isto já foi um avanço, mas ainda é pouco, porque São Luís precisa de muito mais”, reconheceu.

PROJETO DE VLT

A deputada revelou que o prefeito Castelo colocou Edital de Licitação para a execução da obra de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho da rotatória do aeroporto, no bairro de São Cristovão, até o Centro, numa extensão de 13 km “Tudo isto faz parte de um planejamento e está dentro do projeto de Mobilidade Urbana elaborado pela administração municipal no sentido melhorar o trânsito de nossa cidade, a fim de que tenha maior fluidez e um transporte de massa à altura”, explicou.

Gardênia revelou ainda que o prefeito Castelo já encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal que dispõe sobre a atualização da legislação relativa ao sistema de transporte urbano de São Luís. A lei que existe é antiga, de 2006.

Ao final do seu pronunciamento, a deputada afirmou categoricamente que o prefeito João Castelo não dará aumento de passagem, desmentindo informações que dão conta de que já teriam sido decididos os novos valores, faltando somente serem anunciados. “Portanto tudo isso não passa de factóide. Não precisa ter greve alguma dos estudantes da Ufma e Uema. Não adianta esse tipo de mobilização, dessa vez não vai colar, porque não há aumento algum de passagem”, sentenciou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens