Fechar
Buscar no Site

Fufuca se reúne com Padilha e está com os dois pés no governo federal

Os deputados André Fufuca (PP-MA, foto) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) estão acertando os últimos detalhes para as suas respectivas entradas no governo Lula. Hoje Fufuca conversou sobre o assunto com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; agora à tarde, a reunião foi com Costa Filho.

A conversa de Padilha com Fufuca foi para tratar sobre espaços dos partidos no governo. O encontro foi feito com o objetivo de aproximar o governo dos possíveis novos integrantes da Esplanada.

Na quinta-feira, Lula deve ter uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para bater o martelo sobre quais ministérios cada um vai ocupar. Com essas mudanças, o Planalto acredita que irá obter pelo menos 30 votos fiéis do PP e 30 do Republicanos.

A priori, Silvio Costa Filho iria para o Ministério do Esporte, mas Lula tem resistido à mudança, argumentando que Ana Moser faz parte da sua cota pessoal; Fufuca é sondado para o Desenvolvimento Social, mas a pasta também é ocupada por um petista: Wellington Dias.

A ideia inicial era que Fufuca assumisse o Ministério do Desenvolvimento Social, hoje comandado pelo petista Wellington Dias. O desempenho do ex-governador do Piauí no governo é criticado até mesmo por petistas, mas Lula resolveu blindar a pasta, que é responsável pelo Bolsa Família, bandeira histórica do petismo. Um outro ministério, portanto, deve ser oferecido a Fufuca. Lula também já mandou o recado de que não deve tirar Nísia Trindade do Ministério da Saúde.

Uma solução seria entregar ao Centrão o ministério dos Portos e o de Ciência e Tecnologia. O Centrão, no entanto, trata essa hipótese como “prêmio de consolação”, incapaz de satisfazer às principais demandas de PP e Republicanos.

A meta no Palácio do Planalto é conquistar 50 votos do União Brasil, 30 do PP, 30 do PL e 30 do Republicanos, totalizando 140 votos. Combinados aos votos da federação PT, PCdoB e PV (81), além dos aliados do PSD (43), MDB (43), Avante (7), Podemos (12) e SD (4), isso resulta em mais de 330 deputados, de acordo com os cálculos do Planalto.

Entrada de PP e Republicanos consolidada

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, afirmou nesta terça-feira que a tese da entrada do PP e do Republicanos no ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva “está consolidada”.

A declaração foi dada após Guimarães participar de uma reunião do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com o deputado federal Silvio Costa Filho (PE), indicado pelo Republicanos para participar do governo.

Pela manhã, Padilha recebeu no Palácio do Planalto André Fufuca (MA), o nome do PP para compor o ministério.

– A tese de incorporar esses partidos (PP e Republicanos) no governo já está consolidada. Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa (Silvio Costa Filho e André Fufuca), que foram indicações dos partidos – afirmou Guimarães.

O líder do governo ressaltou, porém, que a decisão será tomada por Lula, que está na Europa e volta ao Brasil na noite de quarta-feira.

– O presidente não bateu o martelo, não deliberou nada, qual o tamanho, para onde. Cabe ao presidente, que está com todas as fichas do jogo, com base no diagnóstico, fazer as mudanças e indicar quem ele quiser. Não cabe a nós.

Guimarães não quis fazer uma projeção de quantos votos as nomeações podem trazer para o governo na Câmara nem quando as mudanças serão efetivadas.

A princípio, o PP gostaria de ver Fufuca à frente do Ministério do Desenvolvimento Social, hoje com o petista Wellington Dias. Já o Republicanos desejava que Silvio Costa Filho assumisse a pasta de Esporte, que tem Ana Moser como titular. Lula, porém, descartou entregar os dois ministérios ao Centrão.

– Em política tudo tem solução. O nada é que não é solução. Eu acredito que dará certo – disse o líder.

Sobre a conversa com Silvio Costa, Guimarães afirmou que ele poderia ocupar qualquer ministério. (O Globo, Estadão, O Antagonista)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens