Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino, Márcio Jerry e direção do PCdoB debatem cenário nacional e rumos do partido

O governador Flávio Dino reuniu com a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos e o deputado federal Orlando Silva. Participou do encontro, que ocorreu no Palácio dos Leões, o deputado licenciado e presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.

Na encontro com a cúpula do partido, foi debatido sobre o cenário nacional e o papel que nele tem desempenhado cada vez mais intensamente o governador Flávio Dino.

Dino é candidato ao Senado, mas é sempre colocado como uma das lideranças da esquerda a compor uma chapa majoritária.

Por conta da cláusula de barreira mais rigorosa da eleição de 2022, foram discutidos na reunião entre Dino, Jerry e a direção do PCdoB aspectos relativos à legislação eleitoral, já que se debate sobre mudanças com forte impacto, como possibilidade do chamado “distritão”, e também a previsão legal dos partidos puderem se organizar em federações partidárias.

A federação partidária exigiria a união durante toda legislatura (quatro anos seguintes), sob pena de perda de recursos do Fundo Partidário e de tempo de propaganda partidária. Vale lembrar que em 2022, ficarão sem acesso a recursos dos fundos partidário e eleitoral e a tempo de propaganda eleitoral as legendas que não obtiverem pelo menos 2% dos votos válidos na eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em um terço das unidades da federação, com 1% dos votos válidos em cada uma delas. Outra opção para escapar do corte é eleger pelo menos 11 deputados, distribuídos em um terço das unidades da federação.

Diante desse desafio, existe a possibilidade do PCdoB e o PSB, por exemplo, se unirem.

“Por causa da pandemia, o governador Flávio Dino não tem saído de São Luís para reuniões com a direção nacional, razão pela qual a presidenta nacional veio a São Luís para dialogar sobre essas questões e outras acerca de debates de rumos que ocorrem no interior do PCdoB”, resumiu Márcio Jerry.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens