Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino: “Marcelo e Décio: tiveram mortes totalmente evitáveis”

Por: Flávio Dino

Há dois meses que não escrevia aqui neste espaço. Têm sido tempos de intenso luto: recolhimento, meditação e uma dor profunda, que rasga a alma e me acompanhará até o último dia da minha vida. Vivenciando esse luto pelo meu filho Marcelo, tenho todas as razões para mais uma vez me solidarizar com a família do jornalista Décio Sá, com seus amigos e colegas de profissão. Para além de análises sobre seu papel político ou sua conduta profissional, há algo muito maior agora: um ser humano foi assassinado, e nada justifica tamanha violência.

Existe uma identidade entre o meu filho Marcelo e Décio: tiveram mortes totalmente evitáveis, que não foram meras contingências da vida. Marcelo foi vítima de um hospital com péssima gestão e de profissionais negligentes; Décio foi vítima dos crimes de pistolagem, que matam tantos há tantos anos, alimentados pela corrupção, pela impunidade e pela cumplicidade de figuras poderosas.

Quanto aos hospitais, não podemos mais assistir a mortes dentro de lugares feitos para salvar vidas. No dia 14 de fevereiro, Marcelo Dino morreu no hospital Santa Lúcia, em Brasília, cidade onde trabalho como presidente da Embratur, no governo federal. A investigação da Polícia Civil já demonstrou sucessivos erros que tiraram o direito do meu filho a cumprir integralmente esta dimensão da sua vida. Hoje o sinto vivo comigo, e sei que Deus o acolhe, mas a cada dia derramo lágrimas pela carência dos seus abraços e beijos, pela falta da sua voz doce, pelo silêncio da sua guitarra, por não ler mais no Twitter seu entusiasmo pelo Flamengo, por saber que nossa família e seus amigos de escola sofrem por ele.

Os crimes que levaram Marcelo não foram de responsabilidade exclusiva dos profissionais que ali estavam para socorrê-lo e não o fizeram corretamente. A morte de meu filho foi, acima de tudo, derivada de um sistema privado de saúde movido pelo lucro a qualquer custo. A ganância dessas empresas, planos de saúde e hospitais, desumaniza a saúde, transforma pessoas em estatísticas e mortes em meros “riscos do empreendimento”.

A cada dia que o sol se levanta e jornais estampam mortes trágicas, fica mais claro que, além de um sistema público de qualidade, falta também uma melhor fiscalização do Estado sobre os hospitais privados. Nesta semana que passou, levei esse debate para a Câmara dos Deputados e para o Conselho Nacional de Justiça. Já estive na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e no Ministério Público do Trabalho, e não irei parar, extraindo forças da imensa coragem que Marcelo sempre teve.

Quanto ao caso do Décio, irei continuar com todo vigor a luta por uma nova política em nosso Estado, sem oligarquias patrimonialistas, com pleno respeito aos direitos humanos e sem crimes de pistolagem contra ninguém, “famoso” ou “anônimo”.

O passo imediato depende do atual sistema de segurança pública do governo do Estado, de quem esperamos eficiência nas investigações do caso do jornalista Décio Sá e de demais crimes de pistolagem praticados nos últimos anos – vitimando trabalhadores, policiais, prefeitos, empresários. Conheço os profissionais das nossas Polícias e sei que são capazes de tão importante tarefa, bastando que tenham apoio e incentivo.

Na semana passada, a presidente Dilma disse em discurso que quer fazer do Brasil o sexto melhor país do mundo em qualidade de vida, não apenas na economia. Neste novo Brasil com hospitais melhores e sem crimes hediondos, que tenho fé que virá, muitos Marcelos estarão conosco, mantendo vivo o sorriso do meu amado filho (ainda que as lágrimas não cessem, como agora).

Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

18 respostas para “Flávio Dino: “Marcelo e Décio: tiveram mortes totalmente evitáveis””

  1. poirot disse:

    O comunista Flavio Dino,tem toda a razaão.Estas mortes poderiam ser evitadas,como tambem poderiam ter evitadas as mortes de 125 milhoes de pessoas,que a ideologia do Flavio Dino cometeu durante os ultimos 80 anos.Sr DINO,VÁ ATÉ A cUBA,cOREIA do norte,China ,éla embratur,e veja como hoje ainda se mata.

  2. Francinaldo Morais disse:

    O jornalista Décio Sá foi um observador da política maranhense com clara definição da sua posição. Eu o lia diariamente como contraponto governista as críticas que os opositores apresentamos. Neste momento há um vácuo na apresentação desse contraponto. Temo que o controle das investigações pelo governo (orgãos de segurança) apresente versões que atendam mais a interesses politico-eleitorais. Descartadas motivações passionais ou de agiotagem restaria as politicas. Em qualquer hipotese os jornalistas (principalmente blogueiros) precisam acompanhar de perto toda a investigação. Francinaldo Morais, professor de história, Caxias-MA.

  3. pericles santos disse:

    Flávio Dino deve perguntar ao imbecil do Pedrosa se por tras da morte de Décio realmente existiram “motivos nada nobres” conforme o Presidente da Comissão de Direitos da OAB-MA (o vagabundo do Pedrosa) afirmou.
    Dino é advogado e exerce uma fortíssima influencia na OAB – MA e, poderia mostrar realmente sua, dele Dino, preocupação , exigindo a expulsão do canalha do Pedrosa dos quadros da OAB.

  4. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Poirot
    CENTO E VINTE E CINCO MILHÕES DE MORTOS É A CONTA DOS COMUNISTAS!
    Na verdade foram mais, muito mais.
    Mas o comunismo está mudando…
    Agora o PC do B já aceita em seus quadros quem acredita em Deus,,.
    Será que alguém acredita nisto?
    KKKKKKKKKKKK
    Para consquistar o poder eles negociam até com Hitler, se vivo Hitler fosse.
    Não podemos nos deixar enganar por esta gente.
    Nunca antes tinha ouvido qualquer protesto de qualquer comunista contra a GANÂNCIA dos hospitais particulares ou contra o mau atendimento hospitalar na rede pública.
    Só se preocupam com uma coisa quando sentem na própria pele. Enquanto está acontecendo com os outros ficam rindo.
    Somente agora, uma semana depois da morte do Décio Sá é que eles aparecem.
    Seria engraçado se não fosse ridículo!
    Quem acredita realmente em Deus não professa uma doutrina que diz ser a religião o ópio do povo.
    Que os padres, os pastores, os espíritas e todos os que acreditam ser Jesus Cristo o caminho da salvação se lembrem disto e não se deixem enganar pelos que matam os que acreditam em Deus. Que estes religiosos procurem saber como vivem os Cristãos em Cuba, na China, na Rússia. Enfim, nestes países onde não existe LIBERDADE política, religiosa ou outra qualquer liberdade.
    Principalmente liberdade para deixar o “paraíso” comunista.
    São reféns de um sitema que escraviza os homens.
    O Maranhão jamais se deixará Governar por um COMUNISTA!
    O povo maranhense acredita em DEUS!

  5. Paulo Emílio disse:

    O Flávio Dino apesar da imensa dor pela perda do filho Marcelo mantem a LUCIDEZ. Pq o esporte preferido do saudoso Décio Sá era “meter o pau” no Flávio Dino.

  6. Antônio Carlos disse:

    Sim concordo e seriam totalmente evitáveis como a morte de milhões de brasileiros que ocorreram, ocorre e ainda ocorrerão, pois tudo seria diferente se e somente se tivessemos neste país políticos mais sérios e comprometidos como uma sociedade mais humana, ao invés de covardemente viverem a se degradearem pelo poder e riqueza sem nenhuma preocupação com quem ignorantemente deposita confiança neles.

  7. EUZEVEDO disse:

    Eu estava na SEDUC no TEMPO do governo Jackson Lago, eu vi uma professora agredindo o Decio Sá e depois falando que ele que tinha agredido ela, ela ainda ameaçou o cara de processa-lo… eu vi, eu sei um monte…

  8. lisa disse:

    Muito sensatas as colocações do Flávio Dino…. A saúde, mesmo privada está uma calamidade, a não ser quando os doentes são políticos, ou pessoas de muitas posses, para serem bem tratadas no Sírio Libanês (São Paulo). Em relação à Segurança Pública, essa é um verdadeiro caos……..E a Polícia bem como a Justiça, devem muitas respostas à sociedade, como por exemplo: cadê o verador de Paço do Lumiar, e o corretor??????? Será que a Polícia não tem como achá-los, ou não está se empenhando???????? Cadê o assassino do senhor da Cohab, que também foi crime encomendado, porque o mesmo lutava contra uma Construtora????????? Que Construtora é essa??????? Todos esse crimes são HEDIONDOS, portanto todos merecem a mesma atenção.

  9. joaofilhobarroso disse:

    pergunta pra esse idiota desse poirot, quantos milhões de brasileiros o sistema capitalista já matou no mundo, é preciso conhecer a historia, sou evangélico e muitos evangélicos são filiados ao PCdoB, outra pergunta Quantas milhares de pessoas a oligarquia Sarney já matou nesses 40 anos de domínio, pessoas mortas no campo, crianças morrendo de fome,pessoas morrendo por falta de hospitais e tantas outras coisas mais.

  10. HOBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Flávio Dino é um homem bastante generoso, pois o que o falecido Décio Sá, que Deus o tenha em Sua glória, atacava o botafoguense não está escrito, aliás, está, no seu blog.
    Agora, a partir dos comentários de uns pseudo-sábios, conhecedores superficiais da História, vemos o preconceito latente a se manifestar.
    Até Fidel Castro e Hugo Chavez sabem que a ideologia comunista foi uma quimera, algo impossível de colocar em prática, até porque, na essência, nós somos diferentes uns dos outros. No Maranhão, até a famíglia sabe que Flávio Dino é comunista apenas pela sigla partidária, não por professar o retorno dessa ideologia, que ele também sabe impraticável. Agora, nós temos que ter bom senso em tudo que fazemos, falamos ou escrevemos, srs. Inácio Augusto e Poirot (?). Nós não podemos esquecer o excepcional currículo de Flávio Dino e sua extraordinária participação no Congresso Nacional, sua militância nos movimentos sociais, sua atuação como professor universitário e como juiz federal, todas BRILHANTES. No Maranhão dos Sarney, ter um combatente da corrupção do porte de Flávio é mais do que uma honra, é uma questão de sobrevivência para milhares de trabalhadores, crianças, gestantes etc., que morrem todos os dias à míngua, por falta de estrutura hospitalar, pelos desvios de verbas da saúde; de um Maranhão analfabeto, onde os prefeitos desviam o dinheiro da Educação, onde ainda existem escolas de taipa e crianças indo às escolas em cima de caminhões , nos grotões. Dos trabalhadores em fazendas até de juízes, que precisam se libertar.
    Penso que, das duas uma: ou vocês estão a serviço da oligarquia ou ainda estão com a mente nas décadas de 60-70…Peço que revejam história e seus (pre)conceitos…para que outros Décios ou Marcelos não morram tanto como agora. È hora de libertar o Maranhão!

  11. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Ao se filiar a um partido comunista o candidato tem que assinar um termo dizendo NÃO acreditar em Deus!
    Mas não ficam só nisto.
    Leia esta perola:
    ” Pelo estatuto do PCdoB, cargos devem estar a serviço do partido.”
    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/politica/pelo-estatuto-do-pcdob-cargos-devem-estar-servico-do-partido-mas-aldo-diz-que-sera-ministro-de-estado-3080123#ixzz1tXOUCVpr
    ////
    Isto é o Partido Comunista.
    Para eles os cargos DEEVEM ESTAR A SERVIÇO DO PARTIDO.
    OS CARGOS NÃO DEVEM ESTAR A SERVIÇO DO BRASIL!
    São estes os que posam de cordeiros quando lobos são.
    Se comunismo fosse bom a saída de Cuba seria livre.
    Se comunismo fosse bom a miséria em Cuba seria bem menor.
    //////////////
    Maranhenses, é isto que vocês querem para o Maranhão?
    Aumento da miséria, falta de liberdade, enfim, um aprofundamento de tudo o que de ruim hoje nós temos. Inclusive da corrupção. Ou houve um Ministro de Estado mais corrupto do que o COMUNISTA Orlando Silva, DEMITIDO PELA DILMA POR CORRUPÇAO.
    OU SERÁ QUE NÃO FOI POR CORRUPÇAO QUE ESTE COMUNISTA FOI DEMITIDO?
    Os maranhenses querem criar os seus filhos no amor a Deus e a Jesus Cristo.
    Comunismo NUNCA!

  12. Inácio Augusto de Almeida disse:

    HOBIN HOOD
    Leia o que o senhor escreveu:
    “Flávio Dino é comunista apenas pela sigla partidária, não por professar o retorno dessa ideologia, que ele também sabe impraticável”.
    //
    Então Flávio Dino é comunista só de mentirinha?
    Até ao Partido Comunista ele engana?
    Eu não sabia que o PC do b aceitava filiados de faz DE conta.
    Indo adiante no seu comentário encontraremos:
    “Nós não podemos esquecer o excepcional currículo de Flávio Dino e sua extraordinária participação no Congresso Nacional, sua militância nos movimentos sociais, sua atuação como professor universitário e como juiz federal, todas BRILHANTES”
    Cite uma, somente UMA participação brilhante do Flávio Dino no Congresso Nacional. Somente UMA.
    Cite UMA, somente UMA ação do Flávio Dino nos movimentos sociais. Somente UMA.
    Sua atuação como professor universitário não passou de bisonha. Para comprovar isto basta perguntar a qulaquer um dos seus ex-alunos.
    Como Juiz Federal nunca se destacou, apenas fazendo o trivial.
    Por que somente depois de oitos dias da morte do Décio Sá ele se pronunciou?
    Por que quando Deputado Federal ele nunca levantou o problema da saúde, tanto a pública como a privada?
    Ele hoje toca no problema da saúde porque sentiu na própria pele o que é a saúde neste país, tanto a pública como a privada.
    Flávio Dino só toca na morte do Décio Sá para entrar na mídia.
    Esta é a VERDADE!
    O resto é jogo de palavras.
    E os maranhenses já estão cansados de jogo de palavras.

  13. joaofilhobarroso disse:

    esse tal de Inácio está sobre efeito de alguma droga ou se faz de maluco, opiniões sem nexo totalmente descabidas, conheço varias pessoas evangélicas que são filiados ao PCdoB, inclusive eu, todos acreditamos em um Deus maravilhoso e misericordioso.

  14. JOSE RAIMUNDO SANTOS disse:

    Esse Inácio Augusto é um fundamentalista, sectário e conservador ao extremo. Um fanático, cego, a serviço da oligarquia.
    Há muito venho acompanhando os comentários, que nunca atacam a oligarquia.
    Concordo com Hobin Hood! Flávio Dino é a única esperança de vencermos esses ladrões da família Sarney!

  15. HOBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Sr. Inácio:
    Só o fato de Flávio Dino ter tirado o primeiro lugar para juiz federal, num concurso nacional, já mostra o seu brilho.
    Várias vezes foi eleito quarto lugar , como melhor deputado federal, pelo Congresso em Foco ( de jornalistas especializados em política).
    Quanto às suas brilhantes atuações, pediria que o sr. entrasse em contato pelo face do mesmo (FÁVIO DINO II), e aí você vai conhecer uma pessoa honesta, inteligente e humana, que pensa o e no Maranhão.
    Faça isso, sr. Inácio, pois seu mundo vai crescer mais ainda!

  16. Inácio Augusto de Almeida disse:

    HOBIN
    Até quando o senhor vai insistir com este moço?
    Este negócio de ter sido escolhido como o quarto deputado mais atuante é balela pura. A maioria dos jornalistas que votam na escolha dos mais atuantes votam nos deputados que lhes são mais simpáticos.
    E você não desconhece que nestas eleições corre o famoso JABÁ.
    Eu quero é que você me mostre UM PROJETO DO FLÁVIO DINO QUE BENEFICIOU O MARANHÃO.
    SÓ UM. SOMENTE UM!
    Quanto a ele ser inteligente, tudo bem. Conseguir manter você este tempo todo pensando que ele faz oposição a Sarney, mesmo depois de ter pedido votos para a candidata do Sarney, só mesmo sendo muito inteligente, já que não posso imaginar que o senhor é desprovido de inteligência.
    Você, tanto quanto eu, quer o fim da era Sarney. Mas isto JAMAIS será conseguido seguindo lideranças frouxas, lideranças que tem medo da tal FIDELIDADE PARTIDÁRIA, mesmo não detendo nenhum mandato eletivo.
    Eu duvido que no segundo turno Flávio Dino fique contra Macaxeira!
    Eu DUVIDO que no segundo turno Flávio Dino suba no palanque do adversário do candidato do Sarney.
    EU DUVIDO!
    Flávio Dino não ficou contra Macaxeira por ocasião das prévias, não fez nenhum pronunciamento a favor de Bira. Ou fez?
    E não venha me dizer que ele não é do PT, blá,blá,bla. O senhor sabe que ele tem capacidade de influenciar vários filiados do PT e que poderia, com o seu pronunciamento, ter mudado vários votos.
    Respondo a você, Hobin, por ter discordado do meu comentário de forma respeitosa e com argumentos, que a seu ver são válidos.
    Aos que partem para a linguagem chula, para a tentativa de desqualificação, o meu desprezo.
    Mais cedo ou mais tarde. Hobin, nós estaremos do mesmo lado na luta pelo fim da era Sarney. Mas seguindo uma liderança autêntica, uma liderança que não se apegue a cargos, que não se omita.
    Por que Flávio Dino só se reportou à morte de Décio Sá uma semana depois? Por que Flávio Dino não falou antes de pistolagem? Por que quando deputado ele NUNCA levantou este tema? Será que na época em que ele era deputado não havia pistolagem no Maranhão?
    Vamos não ter medo de olhar as coisas de frente. Não adianta olhar de lado, fingir que tudo está bem.
    Isto acontece porque há uma carência enorme de valores na oposição maranhense. Sarney não permite o surgimento de nenhuma liderança autêntica. Sarney e Flávio se completam. Sarney continua o dono do Maranhão, politicamente falando, e Flávio Dino, posando de oposicionista, mantém os adversários políticos de Sarney sob o mais absoluto controle. E como recompensa ganha cargos num governo em que Sarney manda e desmanda. Ou você acha que se Sarney tivesse VETADO o nome do Flávio Dino ele teria assumido a EMBRATUR?
    PENSE NISTO?

  17. Inácio Augusto de Almeida disse:

    João Barroso Filho, José Raimundo Santos, Hobin Hood e todos os que me atiram pedras por criticar Flávio Dino.
    EU ASSUMO O COMPROMISSO DE DEIXAR DE CRITICAR FLÁVIO DINO SE ELE, FLÁVIO DINO, ASSUMIR O COMPROMISSO DE APOIAR O CANDIDATO QUE ESTIVER DISPUTANDO COM MACAXEIRA NO SEGUNDO TURNO.
    SEJA QUEM FOR O OPOSITOR DE MACAXEIRA.
    Está bom assim?
    Vamos ver se o Flávio Dino assume este compromisso.
    VAMOS ACORDAR, GENTE.
    VAMOS DEIXAR DE OLHAR DE LADO.
    /////
    Se Flávio Dino não assumir este compromisso eu continuarei a criticá-lo e os senhores simplesmente calarão.
    Ou será que ainda terão coragem de defender este falso oposicionista?
    DUVIDO QUE FLÁVIO DINO ASSUMA ESTE COMPROMISSO.
    DUVIDO!

  18. VIRGINIA BARROSO disse:

    Eu que o diga:sei o que voce e sua familia sofrem,pois sofro na pele todo dia,a falta de meu pai,assassinado no socorrão 2,mnorreu pura e simplismente por falta de antibióticos.e todo dia morrem centenas de pessoas noasil,vitimas dos ladrões que desviam as verbas da Saúde,na época,fiz até matéria pra Jornal,só me arrependo,de ter responsabilizado o Governo Roseana,pois quem tem culpa mesmo de todas as mazelas que sofremos,não é o Governo,mas,os safados que desviam as verbas liberadas pelo Governo.se pudesse pediria desculpas,e desejo sinceramente,q filhos,pais,ou qualquer parente próximo e querido desses ladrões,precisem de socorro urgente e vá,para os hospitais públicos,por que só se sabe como dói,quando é com a gente.desejo todo dia que eles paguem caro pela morte do meu pai,e de todos os inocentes e carentes,que precisam recorrer a esse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens