Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino lamenta MA ter apresentado menor índice de desenvolvimento social: ‘Será que a oligarquia não tem vergonha?’

O presidente da Embratur, Flávio Dino lamentou hoje, em sua página no twitter, o fato do Maranhão ter sido o estado a apresentar menor índice de desenvolvimento social, de acordo com o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), lançado nesta terça-feira (4) pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).

“Será que a oligarquia não tem vergonha desses rankings que colocam o Maranhão sempre em último ou penúltimo lugar?”, indagou Flávio Dino.

O Maranhão, governado por Roseana Sarney, atingiu a média mais baixa, com ISDM de 3,35, numa escala que varia de 0 a 10. O Distrito Federal, representado apenas pelo município de Brasília, obteve resultado superior às demais unidades federativas, atingindo ISDM de 5,71.

Não bastasse ter o pior índice dos estados, o Maranhão ainda tem 34 dos 100 municípios com os menores valores do ISDM-FGV. “Em vez de atacar a oposição, bem que a oligarquia poderia atacar os problemas que trazem sofrimento ao povo do Maranhão”, afirmou Dino.

O estudo avalia cinco dimensões para atribuir a nota a cada município e estado, sendo elas: habitação, renda, trabalho, educação e saúde/segurança. O indicador foi calculado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Saúde e da Educação.

‘Década perdida’

Dos 100 municípios com menores valores do Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios da Fundação Getulio Vargas, 54 são do Nordeste (sendo 34 só no Maranhão), 45 da região Norte e 1 do Centro-Oeste.

Dos 217 municípios do Maranhão, apenas a capital, São Luís, tem índice acima da média nacional (de 5). São Luís tem incríveis 5,02!

Mais grave ainda, dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que o índice do Maranhão regrediu ao longo da década 2000-2010.

Das 5 macro-variáveis analisadas pela FGV, o MA regrediu em 3 (Trabalho, Educação, Saúde/Segurança) e estacionou em 2 (habitação e renda).

De todas as macro-variáveis, o setor de Saúde e Segurança teve a maior queda em mais essa “década perdida” do Maranhão.

Em resumo, segundo os dados da FGV, o período 2000-2010 foi mais uma “década perdida” para o Maranhão, do ponto de vista social. (Dados publicados pelo professor da Ufma, Wagner Cabral)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens