Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino e Felipe dos Pneus presenteiam Santa Inês com pacote de obras

Completando 55 anos de fundação e emancipação política, o município de Santa Inês foi presenteado com uma série de benefícios pelo governador Flávio Dino e o prefeito Felipe dos Pneus. A agenda começou a partir das 8h30 desta segunda-feira (14) na cidade, e incluiu a inauguração da ala materna do Hospital Macrorregional, ações de investimentos na agricultura familiar, visita ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), entre outros.

Reequipada e reformada, a maternidade do Hospital Macrorregional Tomás de Aquino foi entregue à população. A ala materna contará com os serviços obstétrico de alto risco e UTI Neonatal, dando suporte as unidades no macrorregional norte. São 20 leitos de alojamento, três leitos pré-parto, parto e puerpério, seis leitos de observação e 10 leitos de UTI Neonatal.

O hospital será referência para toda o município e região, nos serviços ambulatoriais com atendimento de média e alta complexidade. Integrado a macrorregião Norte, vai atender as regionais de saúde de Rosário, Pinheiro, Viana, Bacabal, Chapadinha, Itapecuru Mirim e Zé Doca.

“Estamos aqui trazendo mais equipamentos públicos fundamentais para a cidade, aprimorando o Hospital Macrorregional, que já presta um grande serviço, com as instalações da maternidade e das UTI Neonatal. Na educação, a complementação do IEMA com a unidade bilíngue. Dois exemplos que mostram mensagem fundamental do compromisso do Governo que, todos os dias, garante benefícios aos maranhenses. Agradecemos a oportunidade de ter feito tanto aqui em Santa Inês”, pontuou Flávio Dino.

“Sabemos que Santa Inês é referência de atendimento materno infantil na região e, agora, distribuímos esse atendimento de alta e média complexidade para o restante das regionais no Maranhão. É fundamental para continuarmos cuidando da vida dos nossos maranhenses”, destacou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula.

Na ocasião, o governador ressaltou que, em breve, será inaugurado o novo mercado municipal. O espaço segue com obras em fase finalística. O município já foi contemplado com um IEMA, obras de pavimentação asfáltica que avança em mais vias; obras do estádio municipal e terá ainda, o Restaurante Popular, que vai servir mil refeições por dia, entre outras ações.

“Uma gratidão neste dia, receber esses benefícios do governador Flávio Dino. Uma das obras mais importantes para nossa cidade é a maternidade. As mães terão estrutura mais digna, mais segurança e conforto ao nascimento das crianças. Fico muito honrado com essa presença e com as várias parcerias que temos com o Governo do Estado. É um momento de celebrar e comemorarmos juntos essas conquistas para Santa Inês”, enfatizou o prefeito Felipe dos Pneus.

A dona de casa Maria Raimunda parabenizou a entrega da maternidade. “Importantíssimo para o atendimento adequado às mães e para reduzir a mortalidade materna. O bom é que irá atender todas as mães que precisam e que se amplie mais”, disse ela, que tem três filhos.

“Agora, a gente consegue marcar e fazer nosso atendimento aqui mesmo. Com certeza, é bom para as mães e todas que vierem aqui serão bem recebidas”, afirmou a dona de casa Vanusa da Silva sobre a maternidade.

Produção familiar

Beneficiando a agricultura familiar, foi realizada a assinatura termo do de contrato do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), no valor de R$ 180 mil. O convênio vai garantir a aquisição de alimentos das comunidades produtoras, gerando renda e trabalho às famílias. O governador assinou 41 contratos do Procaf, integrando 15 municípios que compõem a regional de Santa Inês. Serão investidos mais de R$ 1,1 milhão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens