Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino anuncia Diego Galdino como o número III do Ministério da Justiça e Segurança Pública

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, Flávio Dino (PSB), anunciou nesta sexta-feira (16) mais integrantes do primeiro escalão da pasta.

O administrador e bacharel em direito, Diego Galdino, será o secretário-executivo adjunto do ministério – o número três na escala de comando, abaixo apenas do próprio ministro e do secretário-executivo Ricardo Cappelli. Atualmente Galdino conduz a Secretaria de Estado de Governo.

O ex-deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, será o secretário nacional do consumidor. Irá coordenar o sistema nacional do consumidor com desafio ao combate ao super endividamento.

A advogada Tamires Sampaio irá ser a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a também advogada Sheila de Carvalho será assessora especial do gabinete do ministro com ênfase e temas atinentes ao combate ao racismo e diálogos com o movimento social. Sheila também irá presidir o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

“Metade dos cargos estratégicos já estão preenchidos o ministério da justiça e segurança pública e, na outra semana, a nossa provisão é que haja o provimento dos outros cargos de direção. Mas nós já temos a definição da estrutura gerencial de gestão com o comando do Ricardo Cappelli e do Diego Galdino, nós temos a definição da Polícia Federal e, até o dia 20, nosso objetivo é o preenchimento de todos os cargos”, disse Flávio Dino.

Perfil

– Diego Galdino (Secretário-Executivo Adjunto): Administrador e bacharel em Direito. Trabalhou  por 8 anos na Vale. Na gestão pública, atuou no Governo do Maranhão como Secretário Adjunto na Secretaria de Estado da Cultura, Secretário de Cultura e Turismo, Secretário de Estado do Governo, Secretário de Estado de Meio Ambiente,  Chefe da Casa Civil do Estado. Foi membro do Conselho Superior de Segurança Pública do Maranhão e Presidente do Consórcio de Turismo Internacional do Nordeste.

– Estela Aranha (Coordenadora para Direitos Digitais): Advogada,  especialista em regulação e direito digital. Presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB e da OAB-RJ. Pesquisadora do CEDIS- IDP. Membro da Comissão de Juristas para a regulação de Inteligência Artificial no Senado Federal.

– Tamires Sampaio (Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI): Advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural. Bolsista do Zoryan Institute no Genocide and Human Rights University Program em 2019 na Universidade de Toronto, Canadá. Foi Secretária Adjunta de Segurança Cidadã em Diadema. É Diretora do Instituto Lula e militante do movimento negro na Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

– Wadih Damous (Secretário Nacional do Consumidor): Advogado. Graduado pela Faculdade de Direito da UERJ. Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. Autor do livro Medidas Provisórias no Brasil, com Flávio Dino. Foi Presidente da OAB/RJ ( 2007/12); da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro (2012/14); Deputado Federal PT/RJ (2015/18).

– Sheila de Carvalho (assessora especial do Ministro e Presidente do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE): Advogada Internacional de Direitos Humanos. Foi Fellow do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU e Diretora de Incidência política do Instituto de Referência Negra Peregum. Especialista em litigância estratégica em direitos humanos e justiça climática. É professora de pós-graduação em direitos humanos. Integra a Uneafro Brasil, Coalizão Negra Por Direitos e Grupo Prerrogativas. Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Centro de Referência Legal da Artigo 19. Atuou como advogada para as principais organizações de direitos humanos brasileiras e internacionais. Conselheira da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens