Fechar
Buscar no Site

Físico doutor que é vice-reitor da UFMA comete erro grave em entrevista na Mirante

Professor de Física com doutorado erra ao afirmar que o movimento de rotação da Terra dura 365,25 dias. A rotação dura 23h56 minutos ou 24h = 1 dia

Do blog do professor Hilton Franco

O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com doutorado em Física, Antonio José Oliveira, cometeu um erro gravíssimo no jornal da Mirante exibido na tarde de quarta-feira (29), ao tentar explicar o ano bissexto.

Erroneamente a origem do ano bissexto foi explicada para milhões de maranhenses pelo professor-doutor que foi duramente criticado ao cometer o deslize.

Veja a explicação errada do professor doutor.

Um ano de rotação, espaço que a Terra percorre em torno do Sol é dividido em 365 dias que é o ano convencional nosso. Esse ano nós temos 366 dias.

Isso acontece porque na verdade, o ano normal de 365 dias é o período de rotação de 365, 25. Ou seja, é 365 mais um quarto do dia ou mais 6h.

E no ano bissexto, de 366 dias é justamente pra compensar e fazer a correção dessas 6h que ocorre nos anos anteriores.

Entendeu alguma coisa? Não dá pra entender, pois está errado.

Na verdade, o período em que a Terra completa uma volta em torno do Sol (translação) é de 365,2422 dias.

Para o professor Hilton Franco, pós graduado em Geografia Aplicada à Questão Ambiental, os anos bissextos foram instituídos porque cada ano não tem 365 dias exatos. O ano bissexto foi o jeito que os astrônomos encontraram de compensar essa defasagem: a cada quatro anos, acrescenta-se um dia, no mês de fevereiro que normalmente tem 28 dias e passa a ter 29 dias.

Para saber se um ano é bissexto, basta aplicar duas regras. Primeiro, o ano tem que ser um número divisível por quatro – 2004, por exemplo, se encaixa nessa regra. Segundo, não entram anos divisíveis por 100, exceto aqueles que também são divisíveis por 400 – é o caso do ano 2000.

Simples.

Clique aqui e veja o vídeo da Mirante onde o professor-doutor explica o ano bissexto erradamente.

Você sabe o que acontece com quem nasce no dia 29 de fevereiro?

Nos cartórios, a regra é registrar quem veio ao mundo no dia 29 nessa data mesmo. Teoricamente, o recém-nascido só sopraria as velinhas de quatro em quatro anos.

Na prática, os “bissextos” comemoram a data um dia antes. Fonte:Revista Mundo Estranho.

Veja o que alguns internautas disseram sobre a gafe do professor no Facebook.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

8 respostas para “Físico doutor que é vice-reitor da UFMA comete erro grave em entrevista na Mirante”

  1. D'ITALYANO disse:

    ISSO É MAIS UMA MOSTRA QUE EM VENHO SEMPRE COMENTANDO: EXISTEM MUITOS DESSES PROFESSORES QUE SE DIZEM MESTRE, DOUTORES PHDS NA UEMA,UFMA, IFMA E UNIVERSIDADES PARTICULARES COM TÍTULOS PIRATAS, OU MESMO COM DIPLOMAS COMPRADOS E EM CURSOS DE FIM DE SEMANA.
    HOUVE CASO RECENTE EM QUE EU MESMO CORRIGIR UMA PROFESSORA PHD COORDENADORA DE UM DOUTORADO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UM ESTADO NORDESTINO, FOI TANTA VERGONHA QUE O NOME DO MESTRADO FOI MUDADO, APÓS ME REUNIR COM O REITOR DA INSTITUIÇÃO.

    SÓ PAR FINALIZAR A CONVERSA, QUEM QUIZER CONFIRIR TODOS OS PROFESSORES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS QUE INGRESSARAM NA UFMA,UEMA, IFMAS SÃO EM SUA MAIORIA PORTADORES DE DIPLOMAS SEM VALIDADE FORA DO ESTADO. MESTRES E DOUTORES EM ADMINISTRAÇÃO E DIREITO
    ESTÃO SE CHOCANDO NAS UNIVERSIDADES TUPINIQUINS. TAMBÉM EM SÃO LUIS, AGORA TEM MUITOS MESTRES E DOUTORES DE UMA UNIVERSIDADE TUPINIQUIM DO INTERIOR DE SÃO PAULO.

    TEM FACULDADE PARTICULAR DEMITINDO MUITOS DESSES FALSOS MESTRES E DOUTORES. É UMA PILANTRAGEM DAS MAIORES,PARA ENGANAR AS COMISSÕES DO MEC QUE VEM PARA HOMOLOGARES A VALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.

  2. caro j. cutrim, esta semana tive o desprazer de presenciar o choro de um filho de um servidor do estadoque havia falecido no hospital do servidor por trás do conhecido socorrãoII. chorar faz parte do ser humano, mais o que mais causava dor, era ver aquela pessoa desprovida de transporte querendo a emissão da certidão de óbito e os cartórios de são luis recusarem-se, em virtude do referido hospital estar localizado na area do municipio de ribamar. pasmem, o governo do estado toma o hospital do servidor e nem morto não dá descanso, poís seus entes teem que percorrer uma via crucis se quiserem realizar o sepultamento. ô governo perverso, mais não há mal que dure para sempre. haverá um dia que estaremos live da famiglia.

  3. Revoltado disse:

    Isso é MA em alta com a educação… se nem os professores são bem preparados imagine os alunos isso só acontece no MA

  4. Regina disse:

    Não conheço esse professor, mas acredito que tenha sido apenas um ato falho ele falar rotação no lugar de translação, pois é muito absurdo um doutor não saber de algo tão elementar.

  5. o astro disse:

    gente que absurdo contra o profêçor,há mesmo um atraso na rotação do praneta,segundo a prôfeçôra,roseana formada em bestologia nas faculidade dos léões isso é que causa o atraso no estado.

  6. Carlos Eduardo Portela disse:

    Mas o incrivel mesmo, é que ambos dizem a mesma coisa, e pessoas sem noção se arvoram em declarar q um esta errado e outro certo.
    O ano sideral, que a Terra gira em tono do Sol demora 365d 5h 48m 46s enquanto o ano-calendário comum dura 365 dias. Ao final de 4 anos sobram quase 1 dia que é o dia que é adicionado (29de fev) para ajustar um calendário ao outro. Enfim 365d 5h 48m 46s = 365,25 = 365, 2422 são aproximações de um mesmo valor. Para informações mais detalhadas favor consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto

  7. pericles disse:

    Conheço o Zé Oliveira, assim como conheço o Hilton Franco.
    Tudo aquilo que o D’ITALYANO diz, se encaixa perfeitamente no perfil do Hilton Franco, já que, Hilton realmente é obtuso e muito pouco conhecedor do oficio ao qual se dedica.
    Já Oliveira, esse sim, é um homem profundamente preparado, destoando da esmagadora maioria dos “doutores e mestres” que proliferam nas nossas Universidades (ai,….).
    Oliveira inclusive já foi convidado muitas vezes para desenvolver pesquisas em paises como Canadá, Chile e França, tendo sempre recusado, acreditando que, sua presença no Maranhão seria (como efetivamente é) um elemento positivo para transferir credibilidade a UFMA.
    No cursozinho chinfrim que “preparou” Hilton Franco, não se cursa de forma profunda, cadeiras sobre astronomia, ao contrário dos cursos de Física ( principalmente nos mestrados) onde se cursa cadeiras como Mecânica Celeste I, II e III (creio que hoje ainda é assim) onde são estudados os movimentos dos astros .
    Oliveira realmente equivocou-se falando rotação em vez de translação, mas, com relação a duração do ano sideral não, pois estava dando uma entrevista para telespectadores que em sua essencia são leigos no assunto, não podendo portanto sentrar em detalhos mais profundos (arredondou as horas do dia).
    Agora o que me espanta é o escarceu que tú estás fazendo sobre o assunto, pois afinal de conntas o Zé Oliveira é um Balaio de quatro costados.

  8. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Um lapso, claro, deste professor. Certamente ficou nervoso por estar frente às câmeras de televisão
    Com tantos assuntos sérios para serem tratados…
    a) Fraude nas urnas eletrônicas.
    b) Abandono da Casa do Estudante.
    c) Roubo da merenda escolar.
    d) Roubo do fardamento escolar.
    e) PEC 300 (NOVA CRISE NAS PMs?)
    f) Militares das Forças Armadas insatisfeitos com os salários.
    g) Analfabetos exercendo cargos eletivos (UMA AFORNTA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL)
    São tantos os assuntos que não dá para num pequeno comentário citar todos.
    Faço esta crítica/sugestão por saber que você é um jornalista honesto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens