Fechar
Buscar no Site

Físico doutor que é vice-reitor da UFMA comete erro grave em entrevista na Mirante

Professor de Física com doutorado erra ao afirmar que o movimento de rotação da Terra dura 365,25 dias. A rotação dura 23h56 minutos ou 24h = 1 dia

Do blog do professor Hilton Franco

O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com doutorado em Física, Antonio José Oliveira, cometeu um erro gravíssimo no jornal da Mirante exibido na tarde de quarta-feira (29), ao tentar explicar o ano bissexto.

Erroneamente a origem do ano bissexto foi explicada para milhões de maranhenses pelo professor-doutor que foi duramente criticado ao cometer o deslize.

Veja a explicação errada do professor doutor.

Um ano de rotação, espaço que a Terra percorre em torno do Sol é dividido em 365 dias que é o ano convencional nosso. Esse ano nós temos 366 dias.

Isso acontece porque na verdade, o ano normal de 365 dias é o período de rotação de 365, 25. Ou seja, é 365 mais um quarto do dia ou mais 6h.

E no ano bissexto, de 366 dias é justamente pra compensar e fazer a correção dessas 6h que ocorre nos anos anteriores.

Entendeu alguma coisa? Não dá pra entender, pois está errado.

Na verdade, o período em que a Terra completa uma volta em torno do Sol (translação) é de 365,2422 dias.

Para o professor Hilton Franco, pós graduado em Geografia Aplicada à Questão Ambiental, os anos bissextos foram instituídos porque cada ano não tem 365 dias exatos. O ano bissexto foi o jeito que os astrônomos encontraram de compensar essa defasagem: a cada quatro anos, acrescenta-se um dia, no mês de fevereiro que normalmente tem 28 dias e passa a ter 29 dias.

Para saber se um ano é bissexto, basta aplicar duas regras. Primeiro, o ano tem que ser um número divisível por quatro – 2004, por exemplo, se encaixa nessa regra. Segundo, não entram anos divisíveis por 100, exceto aqueles que também são divisíveis por 400 – é o caso do ano 2000.

Simples.

Clique aqui e veja o vídeo da Mirante onde o professor-doutor explica o ano bissexto erradamente.

Você sabe o que acontece com quem nasce no dia 29 de fevereiro?

Nos cartórios, a regra é registrar quem veio ao mundo no dia 29 nessa data mesmo. Teoricamente, o recém-nascido só sopraria as velinhas de quatro em quatro anos.

Na prática, os “bissextos” comemoram a data um dia antes. Fonte:Revista Mundo Estranho.

Veja o que alguns internautas disseram sobre a gafe do professor no Facebook.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens