Fechar
Buscar no Site

Fernando Sarney é especulado para assumir lugar de Ricardo Teixeira na CBF

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, vive dias tensos. Sem apoio da Fifa, que já trata da Copa do Mundo de 2014 diretamente com o Governo Federal, e sem diálogo com a presidenta Dilma Rousseff, o cartola sofre com novas denúncias de corrupção. Os rumores são fortes de que Teixeira pode deixar a presidência da CBF. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Envolvido, segundo a BBC, em um caso de corrupção dentro da Fifa, que está sendo investigado na Suíça, o brasileiro tem seu nome ligada agora a um escândalo no Brasil. Uma reportagem da Folha de S. Paulo desta quarta-feira aponta que o cartola tem ligações com a empresa que superfaturou o amistoso da seleção brasileira contra Portugal, em 2008, no Distrito Federal. O caso foi investigado pela Polícia Civil de Brasília e está na Justiça Federal.

Por conta disso, crescem as especulações sobre a eventual saída de Ricardo Teixeira da Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. De acordo com o colunista Ancelmo Góis, do jornal “O Globo”, o presidente da CBF deve deixar o cargo nesta quinta-feira (16). “Amanhã, Ricardo Teixeira deve deixar a CBF”, escreveu Góis. No começo da semana, Ricardo Perrone, do UOL, e Juca Kfouri, também do UOL e dos canais ESPN, noticiaram que era forte o boato sobre a saída do dirigente.

Acusado de corrupção por Joseph Blatter, presidente da FIFA, Ricardo Teixeira viu a sua situação complicar com matéria publicada na edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Conforme a reportagem, uma fazenda de Teixeira, no interior do Rio de Janeiro, é o elo entre o presidente da CBF e a Ailanto Marketing, investigada por superfaturar amistoso da seleção brasileira com Portugal, em novembro de 2008, em Brasília.

De acordo com informações ainda não confirmadas, a CBF divulgará em sua página eletrônica uma nota informando que Teixeira deixa a entidade depois de 23 anos no poder.

Ainda segundo informações, Ricardo Teixeira estaria num dilema se renuncia ou pede licença de seu cargo na CBF. E o fator decisivo seria a escolha de seu substituto. O blog do jornalista Juca Kfouri informa que o cartola não irá à CBF nesta quinta. Sua renúncia será publicada no portal da CBF. Em seguida, viajará.

Fernando pode assumir

Com a renúncia, o vice que assumirá o lugar de Ricardo Teixeira pode ser o ex-presidente da Federação Paulista nos anos 1980 e ex-Governador de São Paulo, José Maria Marín. Ele já vinha respondendo pela presidência em razão de vários afastamentos de Teixeira, inclusive no dia 25 de janeiro, quando protagonizou um dos mais constrangedores episódios envolvendo um dirigente de futebol.

Após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense por 2 a 1, na final da Copa São Paulo de Futebol de juniores deste ano, José Maria foi flagrado pelas câmeras de TV pegando uma medalha da premiação que estava sendo oferecida aos jogadores campeões e, posteriormente, guardando-o em seu bolso, o que está valendo a José Maria Marin o apelido de “Zé das Medalhas”.

Mas Marín não é o preferido de Ricardo Teixeira, que sonha com o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Congresso Nacional José Sarney e amigo íntimo de Teixeira. Há a hipótese de Teixeira se licenciar para não entregar a presidência definitivamente para José Maria Marin, mas escolher Fernando Sarney.

A Assembléia Eletiva da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), realizada em 2007, no Rio de Janeiro, reelegeu o presidente Ricardo Teixeira para o mandato com duração até 2012. Além de Teixeira, foram reeleitos os vice-presidentes, entre os quais Fernando Sarney.

A renúncia de Ricardo Teixeira abrirá a possibilidade de uma eleição da CBF nos próximos 90 dias. À princípio, dois presidentes de Federação querem brigar pelo cargo: Marco Pollo Del Nero, da Federação Paulista e Rubens Lopes da Costa Filho, da Federação Carioca. Mas outros nomes poderão surgir, principalmente no Nordeste onde o poder dos presidentes das Federações vem aumentando a cada dia com muitos tendo relação direta com o Governo Federal.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens