Fechar
Buscar no Site

Farsa dos 72 hospitais: população e lideranças denunciam fraudes e irregularidades

Matinha-480x300

Hospital de Matinha. Obra inacabada (FOTOS: Felipe Klamt)

Do site Maranhão da Gente

A história dos 72 hospitais prometidos em campanha por Roseana  Sarney ainda é alvo de polêmica, principalmente nos municípios onde o governo supostamente tem construído as unidades de saúde. Dos 72 hospitais que deveriam ter sido entregues – segundo o cronograma do governo – em dezembro de 2010, apenas 21 constam como entregues e mesmo assim sob fortes denúncias de irregularidades.

Em entrevista blog ao blog do John Cutrim, o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia (PMDB) – que é da base aliada do grupo Sarney –  fez duras críticas ao Programa ‘Saúde é Vida’, do governo do Estado. De acordo com o prefeito da região do Médio Mearim, o hospital construído no município  pelo governo não recebe recursos suficientes para funcionar.

hospital-coroata-400x3001

Hospital de Coroatá, enchentes e erros médicos

“O recurso que vem para o município é irrisório, muito pouco que não tem condições da gente fazer alta complexidade. Nós temos um hospital que até dá para fazer isso, mas não temos equipamentos e nem valor financeiro para pagar os profissionais. (…) Se não fosse (a prefeitura) não tinha nada, era só para dizer que está lá consultando menino pra dar remédio pra lombriga e mais nada”, declarou  o prefeito.

Já em Matinha, o governo do estado abandonou a construção do hospital que consta como entregue. A obra está no pacote de um contrato de 19 milhões de reais que o governo do estado assinou com a empresa “fantasma” JNS Canaã, para construção de 11 hospitais. Além de Matinha, estão inclusos no contrato mais 10 nos municípios:  Apicum-Açu, Araguanã, Bacurituba, Cajari, Governador Newton Bello, Palmeirândia, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Serrano do Maranhão e Zé Doca, mas nenhum deles foi construído.

Abandono e irregularidades nas obras também marcam o hospital macrorregional de Coroatá, cidade onde a esposa do Secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB) é prefeita. Logo após a entrega, o hospital alagou por conta de uma chuva. Dias depois, a população denunciou o caso de uma criança que teve o braço amputado equivocadamente nas instalações do hospital.

Vereadores da Coroatá perderam a paciência com o governo do estado por conta do alto índice de reclamações contra o hospital, o vereador Cássio Reis do PSDB , sugeriu prisão para o secretário de saúde: “O governo da prefeita Teresa Murad (esposa de Ricardo Murad) já recebeu mais de 3 milhões em recursos para o antigo Hospital Municipal de Coroatá e mesmo pagando um aluguel de R$20 mil/mês, o prédio continua de portas fechadas, isso é uma vergonha”, desabafou o vereador.

Ao ser confrontado com os fatos, o Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad desconversa e diz que a saúde pública no Maranhão é coisa de primeiro mundo. (LEIA AQUI)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

11 respostas para “Farsa dos 72 hospitais: população e lideranças denunciam fraudes e irregularidades”

  1. Victor Menezes disse:

    Estão construindo verdadeiros “elefantes brancos” como pode construir sem ter condições de pelo menos manter os hospitais? Quer dizer que os prefeitos devem tirar verbas de outras prioridades do município pra não fechar o hospital em funcionamento?
    PURA MAQUIAGEM meu patrão!

  2. haroldo disse:

    Ei John Cutrim, neste Brasil, Maranhão não tem justiça, pôrra essa turma de inacreditavel bando de cupim que come o dinheiro público (nosso) não acontece nada , é revoltante a se eu tivesse o poder de exterminio, nós já estavamos LIVRE.

  3. haroldo disse:

    E a cassação da dita cuja, não sai mesmo nós que queremos a moralidade das coisas públicas não temos vez, em 2014 nós vamos ter pessoas pra defender e lutar por nós que samos mesno favorecidos é só esperar.

  4. Aline Santos Saraiva disse:

    Se a CGU e a Policía Federal fossem de fato investigar esse setor do Estado que tem verba do SUS e que é fonte de toda sorte de corrupção, a coisa ia feder…

  5. saul junior disse:

    Cadê o Ministério Público ? Se fosse um governo da oposição aquela promotora amiga do secretário estaria feito cobra caninana vistoriando e cobrando todo dia, uma vergonha !
    Outra coisa, aquele hospital de Newton Belo tem rachaduras estruturais, foi pago pelo governo, mas não vai funcionar. O de Timbirar foi inaugurado sem a liberação por parte do setor de engenharia.

  6. SANDRA SILVA disse:

    Pelo que vejo nas fotos só a rua que está alagada (normal em quase todos os municipios do ma e capital no periodo chuvosso), e não o hospital como mencionado.
    ow povo que gosta de falar mal das coisas.
    Nunca um municipio como este teve uma unidade de pronto atendimento – UPA e um hospital desse porte, deviam dar graças a deus não ir mais para o socorrão numa caçamba de um carro.

  7. João de Matinha disse:

    Só poderia acontecer mesmo em Matinha, pior que o prefeito também é corrupto e do mesmo grupo da farra da saúde, o tal Beto, prefeito de Matinha, já disse que não tem condições de manter o hospital, então quero ver.
    Esse prefeito vai empregar toda a família. Ele não tá fazendo uma obra na cidade, e o pior os funcionários estão c o salário atrasado, mas votaram nele porque quiseram todos já o conheciam. Fora Beto…..

  8. Augusto disse:

    Sr. blogueiro vc é patetico, este programa de saúde do governo do estado é um dos maiores do país. procure se informar melhor o Hospital de Coroata está hoje como um dos melhores da região, vc sabia que a tomografia computadorizada deste hospital está entre as melhores do nordeste? não vc n sabia porque n interessa pra vc não é mesmo. voces na realidade torcem é pelo atrazo do Maranhão, vc e seu chefe bêbado.

  9. ronjosan disse:

    Pior é aquele de Matões do Norte, que foi construído ainda no Governo Jackson e nunca foi inaugurado, servindo de abrigo pra animais, enquanto a população daquele lugar sofre pela falta de continuidade e de seriedade deste governo do mentirão.

  10. Juraci Alves disse:

    Pelo visto esses hospitais são mais um desastre no governo fraco dessa mulher. O mau exemplo vem de cima. Os prefeitos vendo o mau exemplo do governo estadual com o dinheiro publico se inspiram para fazer as bandalheiras nas suas cidades. Sabendo que ninguém tem interesse de tomar providencia pois a maioria é aliados da governadora, então nadam de braçada com os recursos que lhes chegam as mãos. Em vez de ir para o beneficio do povo vai para o proprio bolso. Esse é o Maranhão que cresce como rabo de jumento.

  11. JOSÉ DO REGO disse:

    E o povo do maranhão precisando de saúde e educação. Dizem que estão entregando e construindo hospitais, todavia, ontem vi remarcação de licitação para compra de equipamentos hospitalares. Educação não existem aulas., como poderemos ter pessoas de conhecimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens