Fechar
Buscar no Site

Expansão de projetos habitacionais na zona rural

A Prefeitura de São Luís reuniu-se com o Conselho Municipal de Associações e União de Moradores da Zona Rural e Área Metropolitana (Comrural) na manhã desta terça-feira (24) para apresentar projetos habitacionais para a zona rural da cidade, dentre eles a captação de empreendimentos pelo Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Ministério das Cidades.

5898Reunião_com_integranO assessor especial da Prefeitura para assuntos de Habitação, Geraldo Castro Sobrinho, o secretário Osmar Filho (Assuntos Políticos), e o vice-líder da base do governo na Câmara Municipal, vereador Professor Lisboa (PCdoB), conduziram a discussão com lideranças comunitárias da área rural sobre os mecanismos e equipamentos habitacionais disponíveis para a zona rural.

Durante o encontro, os representantes comunitários expuseram as demandas a respeito do delineamento dos projetos de expansão do Minha Casa, Minha Vida – do governo federal – na Zona Rural e aproveitaram para aprofundar o conhecimento do planejamento para a região.

Para Geraldo Castro, o atendimento à zona rural com as peculiaridades de habitabilidade locais respeitadas é fundamental para conduzir a expansão da habitação rural. Ele reiterou o interesse da Prefeitura em conservar o estilo das moradias na zona rural e o modus operandi das moradias daquela localidade, primando pela convivência com a natureza, o caráter próximo da vizinhança e das relações interpessoais e a vinculação ao ofício da produção agrícola.

Castro apontou inclusive para o Plano Nacional de Habitação Rural, do governo federal, com crédito já liberado sem restrições para São Luís. “As associações sérias já estão nos procurando e providenciando a documentação com solicitação de unidades habitacionais por setor. Nós estamos agregando os projetos e os levaremos para negociação em Brasília, como temos feito constantemente. A própria indicação da presidenta Dilma e o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior nos mostram um cenário favorável”, opina.

Osmar Filho lembrou que a marca da gestão tem sido o diálogo e que esse quesito é encarado como prioridade da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Nossa tarefa é ouvir os anseios e procurar solucioná-los, mediar para que a população seja beneficiada. O governo é compartilhado e esse relacionamento constante nos leva ao progresso”, disse o secretário. “A Prefeitura trabalha com transparência, empenho e lealdade com a clara intenção de assegurar condições adequadas de habitabilidade à população ludovicense por inteiro”, completa Castro.

Para o presidente do Comrural, Ledilson Silva, a criação de um Conselho Municipal que incorpora em si e discute conjuntamente as prioridades de 79 comunidades da Zona Rural I é um avanço para o diálogo mais aberto e eficaz entre poder público e sociedade civil.

Está previsto o agendamento de audiências públicas para debater amplamente a temática da habitação rural, envolvendo os fatores de maior preocupação dos cidadãos que moram na região, como a sustentabilidade e o encaixe dos projetos no perfil dos usuários da zona rural da capital maranhense.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens