Fechar
Buscar no Site

Estudante da rede estadual de ensino do MA representa o Brasil na ONU‏

A estudante do Centro de Ensino Colares Moreira, de Codó, Irlane Felix, 17 anos, embarcou para Nova York para participar da 70ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela faz parte do projeto “Essa é Minha Vez” (This is my moment), da Plan International Brasil, e pedirá aos líderes mundiais que coloquem os direitos das meninas na agenda do desenvolvimento sustentável que será apresentada no evento.

Foto 2 - DOMINGO - Estudante de escola do Sistema de Estadual de Ensino do Maranhão representa o Brasil na ONU (2)

Esta é a primeira vez que essa declaração é feita. Irlane foi escolhida entre 86 meninas de todo o país, viajou com mais oito jovens de três países (Filipinas, Quênia e Paquistão) e ficou em Nova York até sexta-feira (2). Ela participou da criação da Declaração das Meninas, que expressa a opinião de mais de 500 jovens do mundo e reivindicações nas áreas de saúde, proteção, educação e profissionalização.

Irlane Felix se diz orgulhosa da escolha. “Sou uma advogada dos direitos das meninas e atuo como líder em questões mais amplas ligadas aos direitos das crianças”, expressou. Dona Irla Nethe Felix, mãe de Irlane, está com as emoções divididas. “Estou muito feliz por ela, mas, ao mesmo tempo, o coração de mãe fica apertado com a filha tão longe”, confessa.

Para a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a estudante terá uma oportunidade ímpar para expressar suas opiniões e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, a partir de sua realidade. “O trabalho que o governo Flávio Dino vem desenvolvendo nas escolas do sistema estadual de ensino tem como foco o incentivo ao protagonismo juvenil, a partir do ambiente escolar, para formar cidadãos empoderados de conhecimento e capazes de interferir no cotidiano de suas comunidades de forma positiva e impactante”, destacou.

Essa É a Minha Vez!

A Plan International idealizou junto com outras parcerias globais o projeto, que acontece simultaneamente em quatro países: Filipinas, Brasil, Quênia e Paquistão. O projeto tem por finalidade apoiar o processo de desenvolvimento de habilidades de liderança e advocacy de um grupo de meninas brasileiras, entre 14 e 19 anos, representando as cinco regiões do Brasil, para que suas vozes sejam ouvidas e, através da elaboração do documento (Declaração das Meninas), tenham ampla repercussão e possam influenciar governos a visibilizar suas demandas em políticas globais nacionais pós-2015.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens