Fechar
Buscar no Site

Espaço ‘Desabafo do Leitor’: Greve da PM, erros na Prova da Uema e caos da Caema

Bastou o blog divulgar seus contatos e em menos de 24 horas começaram a ‘chover’ de denúncias e reclamações nos e-mails. Entre os assuntos abordados pelos leitores, a greve da Polícia Militar e dos Bombeiros que deve iniciar na próxima quarta-feira, dia 23, por conta da insensibilidade e do descaso do governo Roseana Sarney com as duas categorias; reclamação de vários vestibulandos que participaram do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2012, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizado no último domingo (13), em São Luís e em demais 33 municípios do Maranhão, que denunciam que as provas aplicadas continham uma série de erros em suas questões – e nada da Uema se pronunciar sobre o caso – e, como não podia faltar, protestos contra o desserviço e a inoperância da Caema em vários municípios maranhenses.

Abaixo segue o conteúdo dos e-mails enviados ao espaço ‘Desabafo do Leitor’ criado pelo blog a fim de que a população possa se manifestar. Pedimos que os internautas ao enviarem suas denúncias, sejam claros e objetivos ao máximo nos seus ‘desabafos’ e especifiquem se seus nomes podem ser divulgados ou não. Lembrando, os contatos do blog são: [email protected] e [email protected] e (98) 8811-9540. Continuem participando. Aqui o espaço é do leitor. Obrigado!

Retaliações e trocas no comando da Polícia Militar

Caro John Cutrim, por ser um dos grandes jornalistas do Maranhão, sendo o seu Blog um dos mais acessados do Estado quero informar a você o que vem acontecendo nos Bastidores da Polícia Militar do Maranhão. Pois bem, como é sabido por todos, no dia 08 do corrente mês a PMMA paralisou suas atividades por 4h, como forma de chamar a atenção do governo do Estado para que corrigisse as disparidades salariais e estruturais da polícia militar. Depois da volta da tropa á labuta, vem-se arquitetando no seio da Polícia Militar uma campanha de caça ás bruxas aos que aderiram ao movimento. Hoje, por exemplo, toma posse como novo Comandante do 1º BPM o Ten. Cel Vieira, juntamente com o Major Protásio, ambos substituindo o Major QOPM Donjie E Major QOPM Brandão, que foram substituídos pelo Comandante Geral por acharem que estes estavam por trás da movimentação de tropa no 1º Bpm quando da adesão dos seus comandados ao movimento. Percebe-se que este Comandante, abusando do poder hierárquico, vem afrontando a própria lei, visto que tal conduta caracteriza-se abuso de poder por desvio de finalidade. Fora isso, na segunda feira passada, o Ten. Cel Jeferson Teles, um “cão de guarda” do Comandante Geral e do Secretário Aluísio Mendes, reuniu-se com os Oficiais de Baixa patente, leia-se 2º e 1º tenente com um único objetivo: amedrontar e ameaçar estes oficiais, de transferência, de punições disciplinares, tentando ceifar a vontade destes de mudar o quadro caótico que se encontra a segurança pública deste Estado. Muitos Oficiais já tem famílias constituídas aqui em São Luís, e uma transferência arbitrária destas acaba comprometendo com toda a estrutura familiar destes. No dia 23 está marcada uma reunião na FETIEMA para decidir se o movimento vai em frente ou não, mas antes disso, a política de coerção e de repressão ideológica criada pelo comandante geral é muito forte, chegando a consubstanciar-se como ameaças consumadas. Espero que você divulgue estas informações para a grande imprensa e a sociedade em geral, que precisam saber dos desmandos desse Comandante geral e sua trupe. Espero também que não divulgue o meu Email pois pertenço á corporação e posso ser retaliado das formas mais vis e traiçoeiras possíveis. No mais um Grande abraço e continue sempre assim, com um jornalismo sério e independente. Policial Militar

Propaganda enganosa da Saúde

Sou Morador do Lira, em São Luís, e ao ver toda a propagando do Governo do Estado do Quinzena da Saúde, me desloquei com meu filho às 05:00 da manhã para tirar sua Identidade e CPF. Ao chegar lá me decepcionei muito. Aquela propaganda, de que estava tudo lindo e todos saindo de lá feliz da vida, tudo mentira!

Não funciona há 02 dias o sistema de tirar Carteira de Identidade,Cartão do SUS e ETC.

Foi uma confusão feia, quando falaram que mais uma vez não iria funcionar porque o sistema estava fora do ar, deu até Polícia, o povo queria quebrar tudo porque já faziam 03 dias consecutivos que eles iriam para tirar seus documentos e o sistema fora do ar.

Foi uma confusão daquelas de dar medo e quando falaram que iriam chamar a impressa tentaram amenizar a situação. Mas não teve jeito e o povo foi embora, mas uma vez para casa magoados com o Governo Roseana Sarney e eu perdi mais uma vez meu sono indo atrás das larapias de Roseana e Ricardo.

Ricardo e Roseana, o Povo do Maranhão não merece isso….

Assinado: Senhor Paulo. Bairro: Lira, Próximo ao Sousândrade

Vestibular da Uema

Bom dia,

Olhei a página no seu blog que diz respeito às falhas do vestibular da UEMA e concordo. Contudo, venho posicionar-me em prol de outro descontentamento, o gabarito oficial divulgado. Fora a falta de cumprimento da promessa de divulgação do gabarito após 48 horas e o site está constantemente fora do ar, estou em desacordo com o gabarito de 3 questões da prova (questões 11, 14 e 61) e, infelizmente, no site da Universidade na existe nenhum local para se pedir retificação do gabarito. Mandei um e-mail para [email protected] ontem pela manhã e ainda não fui respondido. A UEMA, dessa forma e com esse “desinteresse”, tem se mostrado cada vez menos atrativa, justificando-se porque tem sido sempre a segunda opção dentre os estudantes maranhenses. Vai ver o problema está mesmo lá em cima, naqueles que andam de salto alto e esquecem que quem realmente faz a Universidade é quem está cá embaixo. A UEMA precisa ser reformulada desde suas entranhas, para ver se algum dia podemos ter uma educação superior realmente salutar. Maranhense sim, ufânico não.

Site da Uema fora do ar

Bom dia, vi sua matéria no site http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/?p=23172 Achei muito interessante, fiz o PAES 2012 também, e me encontro cheio de perguntar sem respostas.

O site desde o dia 14 está fora do ar, o tempo para se entrar com recursos para se anularem questões ou pedirem uma nova resposta para a questão também. É unânime entre todos os meus colegas acharam pelo menos dois erros no gabarito, creio que ainda tem mais que dois.

Conversei com alguns professores e me disseram que a prova está com o gabarito errado e no mínimo confuso, porém ninguém entra com um recurso e me vejo na angústia de esperar e o medo de que existam realmente questões erradas e alguns vestibulandos sejam prejudicados.

Peço que alguns professores corrigam a prova e verifiquem a veracidade do gabarito. Obrigado pela sua atenção. Parabéns pela matéria e pelo seu trabalho. Bruno.

Roberto Costa: deputado e vereador

John, esse deputado Roberto Costa é vereador, ele se preocupa tanto com a prefeitura que esquece o governo que não existe. IML abandonado, Caema com aumento absurdo, prédio do Sioge abandonado, hospital do servidor abandonado, funcionários públicos endividados com o Banco do Brasil, nada disso esse deputado não vê. Cadê esse deputado? Um abraço. Marcos

Curso de Medicina de Caxias entre os melhores

Caro blogueiro, sou estudante do curso de medicina da Uema em Caxias, quero lhe pedir a gentileza de colocar um post sobre a excelente nota que obtivemos no Enade 2010 divulgado ontem. É com muito orgulho que venho comunicar que apesar de todas as dificuldades que temos, os alunos de medicina da Uema de Caxias, obtiveram nota 4 no conceito do Enade, numa escala de 0 a 5, ficando entre as 40 melhores escolas de medicina do Brasil, em 1 ° lugar entre as três do Maranhão e entre as primeiras do nordeste. Esse fato afasta todas as dúvidas que o curso de Medicina de Caxias ainda tinha perante a sociedade, e que algumas vezes olhava o curso como uma ”medicina preventiva” ou cubana, termos usados por pessoas que não conhecia de fato a realidade do nosso curso. Mérito dos acadêmicos do curso, que apesar das grandes dificuldades de uma instituição pública, souberam superá-las. Ricardo Castro

Inoperância da Caema

Caro amigo, venho pelo presente informar a sua pessoa que é um transmissor de informação para o povo do nosso Estado que nosso município de Paulo Ramos – Ma tem sofrido com a falta de compromisso da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) com a população dessa cidade. Há muito tempo esse órgão público falta com respeito com aqueles que são atendido pela mesma, a população de Paulo Ramos clama por água que é um bem precioso para a sobrevivência de uma nação, temos mais de 10 anos que essa dita população clama por água em suas residências, e nos últimos anos a coisa tem cada dia se alastrado, chegando ao ponto de a cidade toda ficar sem água por mais de 20 dias.

Agora mesmo estamos passando por esse problema, a cidade está com mais de 26 dias sem água, causando males até na rede de educação do município, os alunos estão deixando de cumprirem sua carga horária que é de 5 horas aulas por dia, para 2 horas e meia horas aula, por falta de água nas escolas municipais do município. Isso é uma vergonha para um órgão que não tem respeito com os seus consumidores, e todas as vezes que o cidadão procura a unidade local, o mesmo falam que a Caema estar passando por uma crise financeira, impossibilitando de fazer os reparos nos poços que estão quebrados e na rede de ligação. E só quem paga o pato é o pobre do cidadão, que fica sem um produto essencial para uma residência que se chama água.

Gostaria que a Caema respeitassem o cidadão dando esclarecimento para solucionar esse problema que assola o Estado e principalmente nosso município de Paulo Ramos. Algumas iniciativas popular já estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes como o Ministério Publico Estadual através da Promotora de Justiça de nossa cidade Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, convocando os responsáveis pela CAEMA para uma audiência publica que acontecerá no dia 24 de novembro de 2011 as 16h:00 no Templo da Igreja Batista para prestar esclarecimento junto a essa população que não suporta mais essa falta de respeito com o cidadão. Água é Vida. Madson Andrade Souza.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens