Fechar
Buscar no Site

Escutec: Luciano Leitoa se mantém na liderança da disputa em Timon

O Estado do MA

O candidato a prefeito do município de Timon, deputado estadual Luciano Leitoa (PSB), da coligação “Unidos Por Timon”, se mantém à frente dos adversários com 55,8% de intenções de votos, revela nova pesquisa Escutec/O Estado realizada no município. A diferença para o segundo colocado é de 35,8%. O levantamento, feito de 31de agosto ao dia 2 deste mês, entrevistou 405 eleitores.

Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº MA-00144/2012, a pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento anterior, publicado no dia 18 de agosto, Leitoa aparecia com 56% de preferência do eleitorado. Neste novo levantamento, a variação de dois décimos nem pode ser considerada, segundo o Escutec.

Dentre os três melhores colocados na disputa em Timon, o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) é o candidato que apresenta os menores índices de rejeição.

Segundo colocado na pesquisa, Edivar Ribeiro (PMDB), da coligação “Para o Trabalho Continuar”, aparece com 20% de intenções de votos. Ele subiu 3,2 pontos percentuais em relação à primeira amostragem, quando apresentava 16,8% de preferência.

Alexandre Almeida (PSD), da coligação “Timon é Daqui Pra Frente” é o terceiro colocado da disputa, com 16,5% de intenções de votos, 3,5 pontos percentuais atrás de Edivar. Na primeira pesquisa, ele aparecia com 15,3% de intenções, também na terceira posição.

Quarto colocado no levantamento, segundo o Instituto Escutec, é Miguel José Costa, o Costa (PSOL), que não dispõe de coligação nestas eleições. Ele tem apenas 1% de intenções de votos, 0,5% a mais do que na primeira pesquisa. Não souberam ou não responderam ao questionamento 6,7% dos entrevistados.

Na pergunta “Independentemente de seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de Timon?”, de resposta espontânea, 60,5% dos entrevistados afirmaram acreditar em vitória de Luciano Leitoa; 19,3% optaram por Edivar Ribeiro; 8,9% destacaram o nome de Alexandre Almeida e 11,4% não souberam ou não quiseram responder. O candidato Costa não pontuou neste quesito. Esta pergunta mede a ideia que o eleitorado tem sobre o vencedor de uma eleição.

Rejeição – Com 48,1% de indicações, Edivar Ribeiro aparece como o candidato mais rejeitado do pleito. O índice de rejeição dele subiu, uma vez que no primeiro levantamento ele aparecia com 44%. Foi o maior crescimento entre os candidatos neste quesito.

Luciano Leitoa é o segundo mais rejeitado, com 19,8% de eleitores declarados contra a sua candidatura. Em agosto, ele apresentava 18,3% de indicações.

Alexandre Almeida tem o menor índice de rejeição entre os três candidatos melhores colocados na pesquisa, com apenas 10,1% de indicações. Costa aparece com 7,7% de indicações. Na primeira amostragem Alexandre tinha índice de 12,8% e Costa de 8,8%. Não souberam ou não quiseram responder, 14,1%.

Mais

Do total de entrevistados (405), 191 foram homens e 214 mulheres, num total de 26 bairros das zonas rural e urbana da cidade. Declararam ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental 212 eleitores ou 52,3% dos entrevistados. Apenas 21 eleitores, ou 5,2% dos entrevistados, afirmaram ter iniciado ou concluído o ensino superior.

Números

10,1% É o índice de rejeição de Alexandre Almeida em Timon

4 Pontos percentuais – para mais ou para menos – é a margem de erro da pesquisa

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens