Fechar
Buscar no Site

Entrevista Natalino Salgado

7eaaa190df454e5a80f44d5678560d371

A semana foi marcada por uma série de protestos de estudantes universitários da Ufma, que exigiam a instalação da residência universitária num prédio que está sendo construído para abrigar o Centro de Assistência Estudantil dentro do Campus do Bacanga.

A despeito de todas as tentativas para o diálogo, o reitor da Ufma, Natalino Salgado Filho enfrentou uma série de resistências, mas mostrou em atos concretos sua disposição em resolver o impasse, inclusive com a edição de uma Resolução que prevê a Residência Universitária dentro do Campus.

O conflito arrefeceu na última quinta-feira, dia 5, com a mediação do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) e presença de representantes da OAB-MA, Defensoria Pública, Procuradoria da Ufma e Assembleia Legislativa, quando foi celebrado um acordo com os estudantes para instalar provisoriamente a residência universitária no prédio que já está construído dentro do campus. Mas para que isso seja possível, será necessária manifestações favoráveis do Ministério da Educação (MEC), TCU e da AGU, bem como viabilidade financeira. Após o acordo ser firmado, os estudantes concordaram em encerrar os protestos. Para falar sobre esse episódio, o reitor Natalino Salgado Filho concedeu esta entrevista:

1 – Como o senhor lidou com essa situação de protesto dos alunos pela residência estudantil?

R – Com respeito e serenidade, assim como sempre tratei todas as situações semelhantes. Entendo que os manifestantes estão no seu direito previsto na Constituição Federal de se expressarem livremente, exporem suas demandas e reivindicar o que julgam serem melhorias para a classe. Afinal, vivemos num estado democrático de Direito. Desde o início do impasse, procurei agir com equilíbrio visando o bem da comunidade universitária como um todo, apresentando medidas para que a situação voltasse à normalidade o mais breve possível, dentro das possibilidades legais. Os estudantes carentes têm direito à moradia? É claro que têm. Tanto é que em nossa gestão promovemos uma série de reformas nas residências universitárias que já existem, onde foram investidos em torno de R$ 600 mil reais na infraestrutura, aquisição de equipamentos e serviços. É importante esclarecer que foi em diálogo com os próprios estudantes que expusemos o nosso plano de construir dentro do Campus um Centro de Assistência Estudantil no prédio onde estava previsto inicialmente o funcionamento da Residência Universitária, o que foi anteriormente aceito. Essa mudança foi incluída no Plano Diretor Institucional (PDI) e aprovada pelo órgão máximo da instituição, que é o Conselho Universitário. O Centro foi projetado para oferecer diversos serviços na área médica, psico-social, odontológica, serviços sociais e culturais, entre outros, para toda a comunidade universitária.

Continue lendo AQUI

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens