Fechar
Buscar no Site

Encontro do PT derrota coligação com o PMDB de Timon

Alguns dos petistas que se uniram contra a tese do presidente Maurício Ângelo

Foi realizado neste sábado o Encontro de Táticas Eleitorais do Partido dos Trabalhadores de Timon. Venceu a tese de candidatura própria do partido com apresentação do nome da professora Uerli Queiroz como pré-candidata a prefeita. O encontro aconteceu no auditório do colégio estadual Jacira de Oliveira e Silva.

A tese de aliança do partido com o PMDB, defendida pelo atual presidente da sigla e diretor regional da educação, professora Maurício Ângelo, foi derrotada por uma diferença de nove votos. 142 filiados votaram. Um anulou o voto – 75 deles votaram na tese vencedora e 66 defenderam a aliança com o PMDB de Timon.

A derrota do grupo de Maurício Ângelo está sendo atribuída a pouca habilidade do dirigente do partido que desde quando assumiu o PT local tem evitado o diálogo com as correntes internas da sigla. Avesso a reuniões e a democracia que sempre marcou o partido, Maurício Ângelo acabou provocando a união de todos contra sua tese. Não bastasse isso, a tese de coligação com o PMDB encontrou pouca simpatia de vários dos petistas que hoje não compõem mais o governo da prefeita Socorro Waquim sendo eles maioria. Rejeitando Socorro e Sétimo Waquim, eles usaram o argumento de que somente o próprio presidente do PT e uns poucos integrantes da sigla ainda estão na administração municipal. Na visão deles, esses poucos não representam o pensamento da maioria do partido.

A vitória de candidatura própria não pacifica o PT local, pois boa parte dos seus apoiadores a defendeu como forma de afastar qualquer influência do PMDB local nos projetos do partido. Mesmo obtendo a maioria dos votos, aliados de Uerli Queiroz sabem que parte significativa das outras correntes tem outros projetos para o partido nas eleições deste ano. Como a tese de que o partido deve indicar um vice numa chapa com Luciano Leitoa ou Alexandre Almeida, por exemplo.

Mas isso será uma discussão para outro momento. Por enquanto o momento é de festa entre os vitoriosos. (Blog do Elias Lacerda)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens