Fechar
Buscar no Site

Embratur lança edital de R$ 3 milhões para divulgar festas juninas na Copa de 2014

Flávio Dino afirma que as festas juninas podem se tornar ícone cultural do Brasil, semelhante ao carnaval.

embratur festas juninasTransformar as festas juninas em ícone da cultura brasileira no exterior é o novo desafio que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) quer enfrentar nos próximos meses. Para concretizar a ideia, o Instituto já está desenvolvendo ações juntamente com os estados das regiões Norte e Nordeste, onde as festas têm forte tradição e apelo turístico.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, se reuniu na última quinta-feira, 8, com os secretários estaduais e municipais de Turismo e de Cultura das duas regiões e propôs o desafio.

“Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também com esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressaltou. Na reunião, o secretário municipal de Turismo de São Luís, Lula Fylho, e o secretário-adjunto de Cultura, Nelsinho Brito, estavam presentes. Representando a o governo do estado, a superintendente de Turismo, Renata Costa, esteve na reunião.

Para impulsionar a promoção das festas juninas, que acontecem na mesma época que o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol, a Embratur lançará um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que  estados e municípios apresentem projetos de divulgação  das festas. O edital deve ficar pronto até setembro.

“Queremos transformar as festas juninas em um produto turístico forte e consolidado”, afirmou a chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt. Ela disse aos secretários que, desde que o Brasil foi escolhido para sediar os grandes eventos, o país está em evidência internacional. “Vamos receber 600 mil turistas estrangeiros que virão para a Copa, temos que aproveitar este momento para fortalecer a cultura e os produtos turísticos brasileiros”. A promoção abrangerá outras festas típicas brasileiras em junho, como o Festival Folclórico de Parintins.

A Embratur também está desenvolvendo uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação em feiras internacionais para promoção dos festejos.  Os secretários foram informados de que o Instituto realizará outras cinco press trips em 2014. No último mês de junho, a Embratur  já trouxe jornalistas da América do Sul, da Europa e dos Estados Unidos para conhecerem as festas juninas no Norte e Nordeste.

O Instituto realizou ainda campanhas nas redes sociais como Instagram e Facebook para que as pessoas que vão às festas divulguem suas fotos e impressões sobre essas típicas manifestações culturais do Brasil.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens