Fechar
Buscar no Site

Em São Luís, Batatã tem menor nível de água dos últimos 10 anos

Do G1 MA

O Reservatório do Batatã é o retrato do período sem chuvas, em São Luís. A represa está com aproximadamente 50 cm de profundidade.

Cerca de 100 mil pessoas dependem do reservatório para ter água em casa. Desde 2008 o reservatório não atinge o nível máximo. O volume de água vem caindo ano a ano e agora atingiu o nível mais crítico da última década.

“Espero que realmente as chuvas caiam com mais intensidade, para, pelo menos, chegue a um nível de sete metros. Para que a gente posa continuar bombeando”, disse João Batista Costa, superintendente de Operações da Caema.

De acordo com a Companhia, esse é o principal motivo dos problemas com a falta d´água que os moradores têm enfrentado em São Luís. O nível é bem abaixo do aceitável pelos técnicos e está muito longe do que é considerado ideal para garantir o abastecimento.

A Caema já está alternando o fornecimento de água nas torneiras. Mas a situação pode piorar se não chover mais nos próximos meses porque depois vem o período de seca.

“Se as chuvas não caírem com um pouquinho mais de intensidade, não tenha dúvida de que até o mês de junho, com certeza, vai haver racionamento e não só igual ao revezamento que existe hoje [dia sim, dia não]. Com certeza em três, quatro dias”, afirmou o gerente de Produção da Caema, José Maria Barros.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens