Fechar
Buscar no Site

Em reunião com Embaixador dos EUA, Flávio Dino solicita apoio para adquirir vacinas

O governador Flávio Dino solicitou à Embaixada dos Estados Unidos que sinalize aos laboratórios Pfizer e Janssen que os estados da Amazônia Brasileira possuem interesse em adquirir diretamente vacinas contra a Covid-19. A solicitação foi realizada na manhã desta sexta-feira (05), durante reunião virtual da Assembleia Geral de Governadores do Consórcio da Amazônia Legal com o embaixador Todd Todd Chapman, responsável pela representação diplomática dos EUA no Brasil.

“Apreciaríamos muito se for possível sinalizar a fornecedores que nós desejamos comprar vacinas. Todos os nove estados têm endereçado essa demanda aos grandes fabricantes e com avanço do plano de vacinação dos Estados Unidos, queremos crer que talvez seja possível esse esforço de diplomacia. Nós temos os recursos disponíveis em cada um dos estados”, afirmou o governador Flávio Dino, que é presidente do Consórcio da Amazônia Legal.

O governador Flávio Dino pontuou, ainda, que não é interesse dos estados da Amazônia competir com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Há um acordo entre os governadores de que todas vacinas que vierem a ser adquiridas de forma independente serão repassadas ao PNI, com ressarcimento aos estados.

“Não temos intenção de concorrer com o PNI, queremos complementar o PNI, porque consideramos que em um país continental como o nosso, com 210 milhões de pessoas, 25 milhões só na Amazônia Legal, temos uma necessidade muito elevada”, pontou o governador.

Governador Flávio Dino na 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral, no âmbito do 22° Fórum de Governadores da Amazônia Legal (Foto: Handson Chagas)

O embaixador Todd Chapman informou que a Embaixada acompanha a situação da Amazônia, com uma concentração de esforços na região, e está à disposição dos estados para auxiliar diplomaticamente na situação. “Estamos completamente abertos para poder oferecer vacinas do mundo, com a tecnologia mais moderna que existe. Queremos trabalhar com vocês, queremos cumprir com as normais legais do país, e vocês terão todo acesso a essas empresas. Entendo completamente que essa é a prioridade número um para um governador agora, a saúde da sua gente”, respondeu Todd Chapman.

Questão ambiental

A reunião também foi pautada pela construção de um diálogo ambiental entre os nove estados que compõe a Amazônia Legal e o país norte-americano. O Consórcio Amazônia Legal apresentou temas de interesse, como a captação de recursos para a realização de projetos de economia verde e desenvolvimento sustentável.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens