Fechar
Buscar no Site

Em resposta a Sarney, professor da UFMA diz que “Estadista de Curupu tenta falsear a verdade”

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Wagner Cabral, que foi acusado pelo presidente do Senado José Sarney (PMDB), em carta resposta publicada na Revista Veja sobre a matéria “Bem-Vindo ao Sarneyquistão” como “radical desequilibrado da oposição raivosa”, enviou revista direito de resposta onde contesta a afirmação do peemedebista. Confira a seguir.

Caro Diretor de Redação de Veja,

Colaborei com o jornalista Leonardo Coutinho na matéria sobre o Sarneyquistão, tendo lido a réplica do senador José Sarney, na seção de cartas do Leitor, na qual o parlamentar profere comentário depreciativo à minha pessoa:

Um historiador que ninguém conhece no Maranhão como tal, e sim como um radical desequilibrado da oposição raivosa”.

Assim, considerando o direito de resposta,
Peço a gentileza de publicar minha réplica na mesma seção.

Atenciosamente,
Wagner Cabral da Costa

Contatos: @wagner_cabral
[email protected]

 

Para manter o Sarneyquistão, senador marimbondo erra a verdade.

Soltando fogo contra minha pessoa, na tentativa de desqualificar-me pessoal, política e profissionalmente, o senador do Amapá e oligarca do Maranhão reitera seus conhecidos métodos de manipulação de informações visando confundir a opinião pública sobre a realidade de Sarneyquistão. Senão vejamos:

1. Em sua resposta a Veja, o poeta da ARENA cita os dados do PIB (Produto Interno Bruto), quando a discussão era referente ao conjunto de Indicadores Sociais do Maranhão, que demonstram ser o estado o último do país em qualidade de vida da população. 1º erro da verdade.

2. O autor de Sarneyquistão das Águas também nega comandar há 46 anos, alegando não ter envolvimento com a ditadura militar (de quem foi leal e servil presidente do “partido do sim, senhor”), nem com as eleições de governadores pós-1982. Somente tolos acreditam nessa estória da Carochinha, já desmontada por diferentes analistas.

3. Em sugestivo ato falho, o highlander Dono do Mar admitiu que a venda das terras devolutas abriu as portas “a latifúndio, grilagem, expulsão de posseiros e pequenos proprietários rurais”, mas erra a verdade atribuindo a culpa aos governos que lhe seguiram. Não, a responsabilidade histórica dessa política fundiária, que o próprio oligarca admitiu ser “danosa ao Maranhão”, é da Lei no 2979/1969 (Estatuto da Terra ou Lei de Terras do governo Sarney), apenas continuada por seus sucessores.

4. A Lei de Terras de Sarney é criticada há décadas por pesquisadores da realidade agrária estadual, a exemplo de Victor Asselin, afirmando que “com o aparecimento da Lei e das Delegacias de Terras estourou, de verdade, a mais crítica problemática fundiária na história do Estado do Maranhão” (Grilagem: corrupção e violência em terras do Carajás. Vozes, 1982, p. 129).

5. Assim, se escondendo atrás de políticos já falecidos, o Estadista de Curupu tenta novamente falsear a verdade, apelando para o surrado chavão de que as críticas promovem uma ofensa ao Maranhão, quando na realidade se dirigem à nefasta e corrupta oligarquia que desmanda e mama no estado, dessa vez se equilibrando na república petista e sua cor local, o sarnopetismo.

Portanto, percebe-se como, para manter o domínio do Sarneyquistão, o senador moribundo mais uma vez erra a verdade, buscando limpar sua biografia e promover nova fraude da história (não custa lembrar que, recentemente, tentou o mesmo em relação ao impeachment de Collor e aos arquivos da ditadura).

Wagner Cabral da Costa
Historiador / UFMA

São Luís, MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

14 respostas para “Em resposta a Sarney, professor da UFMA diz que “Estadista de Curupu tenta falsear a verdade””

  1. maria disse:

    Parabéns ao historiador. Se todos fizessem isso, desse a resposta merecida ao dono do MARanhão, talvez ele fosse menos arrogante…………

  2. Jose do Rêgo disse:

    JOSÉ SARNEY!… Li as mentiras dele. Dar para acreditar em estórias de um homem, capaz de invenntar sua própria BIOGRAFIA?… Por quê será que ele não respondeu a carta do filho de VITOTINO FREIRE, que o acusa que sua verdadeira BIOGRAFIA é: “HONORÁVEIS BANDIDOS”, de Palmério Dória.

  3. Arnoud Rodrigues disse:

    Caro Jonh,
    Fica aqui evidenciado que realmente o Senador Sarney
    já não tem mais aquela paciencia de Jó que sempre lhe manteve equilibrado em função liturgia do cargos que sempre ocupou ao longo desses 50 anos de vida publica.
    Chegar ao fim da vida, depois de ter passada toda ela debatendo ou entrando em rota de colisão com politicos, jornalistas e autoridades nacionais e internacionais, sem as vezes da uma resposta ou replicar uma acusação a altura, vejo agora o Estadista respondendo ao um intitulado e desconhecido”historiador” do Maranhão, que no maximo, deve ter um curso de “mestrado ou Graduado” na Universidade Municipal de Marajá do Sena,
    defendendo monografia copiada dos livros mofados da biblioteca Benedito Leite.
    Realmente é o fim da picada, mais um querendo se promover a custa do velhinho, e pior que conseguiu.
    Interdite o Senador, pois se a graça pega, vem ai uma cambada de oportunista: Dutra, bira, aderson..etc etc etc..

  4. Ribamar Carvalho Junior disse:

    …“debatendo ou entrando em rota de colisão com políticos, jornalistas e autoridades nacionais e internacionais”… Quando isso ocorreu Arnoud Rodrigues, em que época?! Por favor, responda-me se possível. Pessoas um pouco mais informadas (não-alienadas) e que, é claro, não façam parte do sistema (leia-se esquema) de barganhas políticas, sabem muito bem distinguir uma opinião pautada em dados estatísticos reais que demonstram a verdadeira ‘estória’ deste político – exímio praticante da politicagem – da de pessoas que se utilizam de desculpas sem embasamento científico para tentar justificar o injustificável. Se pensares bem, a biblioteca Benedito Leite possui sim livros mofados, como você disse, porém o que você ‘esqueceu’ de dizer é que sua manutenção é de total responsabilidade do Estado. Se te informares mais um pouco, saberás que em 06 de Abril de 1990, através da Lei n.º 5.007, o Estado do Maranhão autorizou a incorporação de todo o imóvel (convento das mercês) ao patrimônio da Fundação fundação josé Sarney, e desde então vem fazendo constantes manutenções no local que servirá de mausoléu para quem mesmo?! Isso é justo?! Informe-se meu caro, informe-se. Um grande abraço.

  5. Arnoud Rodrigues disse:

    Prezado Ribamar Carvalho Jr.
    Em que mundo Voce Vive? O homem é um animal politico,
    e por essa razão, todos tem que paticipar ou do sistema, ou como quer voce, do esquema. Fique tranquilo, “o bom cabrito não berra’. Se não foi com Sarney nos ultimos 50 anos, espere um pouco mais, quem sabe nos proximos 50 não seja do
    Sr Flavio Dino.? Não foi assim com Benedito Leite ? não assim com Vitorino Freire?
    Portanto, tenha certeza que a fila vai andar, e se voce tiver competencia e um pouco de sorte poderá fazer parte do proximo sistema ou esquema, como queira..
    Um grande Abraço

    Arnoud.

  6. Ribamar Carvalho Junior disse:

    Não tenho desejo algum de participar desse ‘esquema’ meu caro, isso vale para pessoas isentas de caráter, moral e, principalmente, dignidade. Tenho certeza de que deste grupo não faço e nunca farei parte. Apenas expus a minha opinião, diga-se de passagem, baseada em fatos concretos e comprovadamente verdadeiros. Por que não faz o mesmo?! Um grande abraço.

  7. pedro rodrigues da silva disse:

    JOHN.
    Quero dizer aqui para o senhor Arnold Rodrigues, que seria meljor ele ficar calado prá não dá uma chiquinho escroto de chamar Sarney de meu PAPAI esperando que Sarney chame a ele de meu Garoto de recado, parodiando a escolinha do professor raimundo. Arnold tome juízo não traia as ua pretensa lealdade ao Escrutor mais burro que já apareceu na terras brasilis, eu tenho pena éda casa de machado de Assis, que com a força da ditadura militar aceitou na marra este PELEGO LITERATO DE BORDEL E NÃO DE CORDEL.

  8. antonio carlos disse:

    Ao usar expressões ironicas e desreispeitosas na sua réplica, parece que o ilustre pesquisador acaba dando razão a Sarney. Desconhecido e raivoso.

  9. Dom Cosme... disse:

    são com quemPara o Senhor Arnoul:
    Eu sou um daqueles que concorda plenamente com os seus dizeres! Afinal de contas nosso Estado tem sido infelicitado por governantes oligarcas iguais aos que o senhor acabou de citar:Benedito Leite, Vitorino Freire , de quem o Senador do Amapá herdou todas as qualidades… exceto uma: O Velho Vitorino nunca falseou a história , porque este nunca se pensou canonizado.A Biografia de um homem teria que ser escrita num mármore de primeira qualidade, e nele ser escrito a verdade e nele somente a verdade, nunca parafrasea-la ou ocultar as mazelas , das quais todos nós somos detentores. Me responda se o senhor quizer: o fato do senador endeusado pelo senhor ter sugerido que a cassação de Collor foi um acontecimento menor, não repassa para o senhor um atestado aminésia ? O caro escritor destas postagens não se recorda que na época da cassação de Collor a então deputada , hoje governadora Roseana foi intitulada de rainha do Impeachment(impedimento , cassação e etc), tamanha era a sua altivez nesse epissódio? A cassação de Collor_ex inimigo de Sarney, hoje aliados e parceiros_considero um dos fatos mais significativos da história desta república… agora eu lhe faço a mesma pergunta que o senhor José ribamar carvalho junior fez: Rota de colisão com quem? Se isto está em sua biografia seria sensato ser retirado, visto que aos meus 61 anos , este senhor sempre esteve do lado do poder econõmico , político , militar e seus tentáculos se fincam muito bem no judiciário. Seus adversários, sempre foram tratado com muita virurência… Eu me lembro do 30 de Setembro de 1969, quando da eleição daquele ano, disputava as eleições Sarney, Alexandre Costa e Cafeteira, nós da oposição éramos tratados a cacetete pela polícia deste senhor , que agora algumas falanges querem tratá-lo como São francisco de Assis ou Madre Tereza de Calcutá… Porem , a história tem cérebro, e seu cérebro nunca será afetado por aminésia. Quanto ao professor detratado pelo senhor como sendo copilador de tese alheia encontrada na Biblioteca Benedito Leite, ele que se defenda, ele tem capacida intelectual e deve ser maior do que a sua…Quando nada ele se debruçou nos “Livros empoeirados’_por falta de cuidado por parte do estado_ e hoje goza do conceito de mestre que UFMA lhe reserva. Apenas um lembrete: Os filhotes da ditadura estão se tornando animais em pleno processo de extinção.

  10. Arnoud Rodrigues disse:

    carissimo dom cosme,
    Assim eu vou acabar me convencendo que o Senador Sarney tem razão
    de chamar o ilustre historiador de “oposição Raivosa”. Em Momento algum eu saí
    em defesa de quem quer que seja, apenas opinei, que” 6 é igual a meia duzia,” ou seja, Sarney é igual a Vitorino, que é igual a Benedito Leite, que é igual La Roque, que é igual a cafeteira, que é igual a Jackson, que é igual a castelo que é igual a Dino, que é igual…….. etc… etc…(não vou citar Dutra)para não baixar o nivel, alias, na minha singela opinião, é o que existe de mais expugnante na nossa politica(é o lixo do lixo.)
    O que quero dizer, é que a Politica corrompe, mais ainda é um mal necessario, pagamos um preço altissimo pela nossa Democracia e não vejo a luz no final do tunel (não confunda com pessimismo). Tivemos uma grande oportunidade de acabar com o Sarneysimo com a vitoria do Timoneiro da Libertação Dr Jackson, que para alcançar o seu objetivo(os meios justificam os fins ou os fins justificam o meio?)se aliou a quem?
    Ze Reinaldo, Castelo, Roberto Rocha, todos criaturas de quem quem quem?? Zé Sarney.. O que foi que aconteceu??? de novo as mesmas praticas

    do Sarneysimo.. Robalheiras, perseguições, loteamento de cargos….etc…
    Portanto, Dom Cosme, faça como eu, deixe as paixões de lado e veja a nossa realidade
    com uma visão periferica mais abrangente e verás que todo macaco tem o seu rabo.
    TUDO É FARINHA DO MESMO SACO. Nós somos apenas uma parte dessa engrenagem e servimos apenas para chancelar todas as mazelas que aqui discutimos.
    Um grande abraço.
    Arnoud.

  11. pedro rodrigues da silva disse:

    John.

    Senhor Arnold Rodrigues, nesta República do botox, vale dizer que estes pulhas que o senhor tenta defender, as suas esposas e eles mesmos vivem nas colunas sociais, mas também nas colunas policiais graças a nossa séria policia FEDERAL, pois estes áulicos da camarilha do poder estabelecido, pensando que é possivel agradar a Deus e a MAMON, eles cometem um grande erro como o senhor comete quando tenta desqualificar um jvem que deve ter lutado para estudar e ter ummestrado, e poder ter como viber sem fazer dasua vida umatrilha de falcatruas. Sr. Arnold tenha juízo água sanitária não deixa alma branca, pois os ladrões de dinheiro público aos olhos dajutiça divina são mais recriminados do que os que nos assaltam com armasnarua, pois muitos destes são vítimas destes que o senhor defende,pois a única opção destes jovens é o caminho da droga, Do OXI, DO CRACK, e VIVA o BOTOX, comprado muitas vezes com dimheiropúblico em detrimento com a situação dos pobres o opprimidos do nosso Estado lembrando o teatro dos oprimidos de Augusto Boal grande teatrólogo.

  12. edson disse:

    ( estranhos, semelhantes,lutando pelo poder,dispostos à derrubar,acustumados a se esconder, falsos e covardes,incapazes de apreciar a verdade,e de reproduzir o amor.) ponto de equilibrio povo de sarney

  13. filho disse:

    Eu acho que esse Arnoud já está querendo faser parte do grupo do chiquinho escroto e querer que o rei dos ladrões seja seu papi tambem,
    Agora avaliem a qualidade dos homens que defendem Sarney isso é pura imoralidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens