Fechar
Buscar no Site

Em noite festiva, Flávio Dino tomou posse na Academia Maranhense de Letras. Veja como foi

O ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB) tomou posse na Academia Maranhense de Letras (AML). O novo imortal ocupará a cadeira de nº 32, antes pertencente ao intelectual Sálvio Dino, seu pai.

No ato, Flávio Dino recebeu as insígnias acadêmicas, o certificado da AML e assinou o termo de posse. Em seu discurso, o novo imortal falou sobre o significado e a honra de ocupar a cadeira que pertenceu ao seu pai, que faleceu em 2020, e que tinha muito orgulho de integrar a academia.

“A Academia Maranhense de Letras é uma instituição cultural de enorme relevância. Portanto, é um momento muito emocionante integrá-la, pelo seu significado de guardiã daquilo que o povo do Maranhão tem de melhor, que é a sua cultura. Neste caso, há ainda esse elemento essencial, que é ter a honra de suceder exatamente o meu estimado pai, referência fundamental da minha vida”, declarou Flávio Dino.

O presidente da AML, Lourival Serejo, ratificou a escolha de Flávio Dino como novo membro da Casa de Antônio Lobo. “Ele é uma pessoa que sempre se dedicou ao estudo, à pesquisa e tem um conhecimento literário reconhecido. Então, a Academia está plenamente satisfeita em ter, dentre os seus membros, um homem com a postura de Flávio Dino”, afirmou.

Membro da AML, o desembargador federal Ney Bello (foto), do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), fez um discurso de boas-vindas a Flávio Dino e lembrou da trajetória do confrade da infância, período estudantil e universitário e da notória carreira jurídica e política do novo imortal.

Também presente à solenidade, o governador Carlos Brandão (PSB) disse que Flávio Dino vai contribuir muito no grupo de imortais maranhenses. “Hoje é uma data histórica e muito importante, na qual um político e detentor de um profundo conhecimento entra para a Academia e irá colaborar com todos aqueles que fazem parte desta instituição tão respeitada do nosso estado”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que a trajetória de Flávio Dino o gabarita como um dos grandes intelectuais do estado.

“É um justo reconhecimento não apenas à sua produção literária, mas também à trajetória na vida pública e à vasta contribuição que ele deu ao Maranhão e ao Brasil. Ele assume a vaga de um grande maranhense, que foi o seu pai, Sálvio Dino, ex-deputado, escritor e jornalista. Por isso, esse é um dia muito especial”, disse Othelino Neto.

Perfil do imortal

Flávio Dino tem artigos publicados em periódicos regionais e nacionais, como Jornal Pequeno, O Imparcial, O Estado do Maranhão, Folha de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense.

Como autor, Flávio Dino publicou os livros “Medidas provisórias no Brasil; origem, evolução e Novo Regime Constitucional” e “O poder, o controle social e o orçamento público”. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é professor do curso de Direito da UFMA e da Universidade de Brasília (UnB).

Dino foi ainda juiz federal por 12 anos, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também foi presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Exerceu o mandato de deputado federal e foi eleito por duas vezes governador do Maranhão.

Nas eleições de 2022, elegeu-se senador da República. Atualmente, coordena os trabalhos de Justiça e Segurança Pública, na equipe de transição governamental do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Dino agradeceu a oportunidade de integrar essa instituição cultural, especialmente por ocupar o lugar que antes fora do seu pai, seu maior incentivador para o mundo das letras e também da política.

“A Academia Maranhense de Letras é uma instituição cultural de enorme relevância, portanto, é um momento muito emocionante integrá-la pelo seu significado de guarda, referência daquilo que o povo o Maranhão tem de melhor que é sua cultura. Neste caso, há ainda esse elemento essencial que é ter a honra ao qual eu agradeço aos membros da Academia de suceder exatamente o meu amado e estimado pai, referência fundamental da minha vida, que me ensinou o gosto pelos livros, o gosto pela política e a amar e respeitar o Maranhão e todos os cidadão e cidadãs”, sublinhou Dino.

O ex-governador entra, agora, para o panteão onde, hoje, figuram nomes como o do violonista Turíbio Santos; o jornalista e teatrólogo Américo Azevedo Neto e o ex-presidente José Sarney, entre outros imortais.

O presidente da AML, Lourival Serejo falou sobre o novo integrante da AML. “Dino é uma autoridade nacional. Possuidor de uma inteligência notável, conhecimento jurídico reconhecido em todo o país e um cidadão maranhense de respeito. Filho de outro intelectual, Sálvio Dino, o Flávio tem uma bagagem literária e juridicamente literária que justifica ele estar aqui”, ressaltou.

Confira abaixo a íntegra da posse:

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens