Fechar
Buscar no Site

Em festa marcada por emoção e homenagens, Júlio França recebe título de cidadão São Luís

O ex-vereador e atual secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), título de cidadão ludovicense concedido pela Câmara Municipal. A outorga do título foi proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

Nascido no município de Primeira Cruz, Júlio França fez um pronunciamento emocionado de agradecimento à Câmara, ao vereador Ivaldo Rodrigues e aos amigos pelo título recebido. “Era um título muito esperado, que recebo com muita honra. Aproveito para agradecer a cada um, pois esse título de cidadão de São Luís não é meu, é de uma rede de amigos”, enfatizou.

O prefeito de São Luís, João Castelo, participou da solenidade. Em entrevista à imprensa, Castelo destacou os trabalhos prestados pelo secretário ao município ao longo dos anos. “Júlio França é um homem que vem lutando pela cidade de São Luís, que trabalha pelas causas sociais. Portanto, fico muito feliz com essa honraria que foi concedida a ele, por isso vim aqui trazer meu abraço”, disse o prefeito.

Autor da proposição, o vereador Ivaldo Rodrigues, também muito emocionado, ressaltou os serviços de França em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade da capital. “Eu e o Júlio temos a mesma origem de militância política e a mesma trajetória de luta pelo bem dessa cidade. Ele, quando vereador, foi um dos mais atuantes desta Casa; entre as suas principais qualidades estão a honestidade e o rigor”, frisou o parlamentar, tomado pelas lágrimas.

Na ocasião, houve a execução do hino de louvação a São Luís e diversas homenagens a Júlio França, como a interpretação de canções e a entrega de um buquê de flores a sua mãe.

Entre os presentes ao ato, estavam a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB); a secretária municipal de Assuntos Políticos, Graça Paz; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas; de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães; de Comunicação, Edwin Jinkings; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto; a presidente do Instituto de Paisagem Urbana, Maria de Lourdes Duarte (Uda); a coordenadora municipal da Mulher, Sandra Torres; o ex-ministro do STJ, Edson Vidigal, e sua esposa, Eurídice Vidigal (ex-secretária de Estado de Segurança Cidadã); o ex-secretário de Estado de Planejamento, Abdelaziz Santos; além de familiares e amigos de Júlio França.

Perfil

Júlio César Silva França é natural do município maranhense de Primeira Cruz. Aos 16 anos, conheceu o árduo trabalho das quebradeiras de cocos da Região do Mearim. A experiência o despertou para a militância social. Foi também seminarista. A intenção de tornar-se padre o levou a Salvador, onde permaneceu por quatro anos estudando Filosofia e Teologia. No retorno a São Luís, reiniciou sua militância nos movimentos sociais. Além de funcionário público estadual, Júlio França foi ainda educador e coordenador de Cooperativismo da Organização das Cooperativas do Maranhão (Ocema).

Em São Luís, desenvolveu diversas ações comunitárias, inicialmente, no bairro do Turu, área que adotou como prioritária. O empenho nas batalhas, em prol da melhoria da qualidade de vida aos moradores do Turu, fez nascer o grupo “Nossa Luta tem Nome”. Essa realidade o levou à filiação ao PSB, onde militou por nove anos. Também motivou o nascimento de sua candidatura a vereador, com o objetivo de expandir as ações desenvolvidas pelo grupo “Nossa Luta tem Nome”.

Júlio França elegeu-se vereador com mandato de 2000 a 2004. Durante essa legislatura apresentou, na Câmara Municipal, inúmeras proposições de grande relevância para a capital. Além disso, presidiu o extinto Instituto de Produção e Renda (IPR). Vinculado à prefeitura de São Luís, a função do IPR era de implementar as políticas públicas de produção agropecuária, agroindustrial e pesqueira do município. Assumiu a presidência do Diretório Municipal do PDT em 2003, permanecendo no cargo por dois mandatos. Em 2007, Júlio França destacou-se na 20º edição do Prêmio “The Best of The Best” como um dos melhores empreendedores daquele ano.


O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens