Fechar
Buscar no Site

Em festa marcada por emoção e homenagens, Júlio França recebe título de cidadão São Luís

O ex-vereador e atual secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), título de cidadão ludovicense concedido pela Câmara Municipal. A outorga do título foi proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

Nascido no município de Primeira Cruz, Júlio França fez um pronunciamento emocionado de agradecimento à Câmara, ao vereador Ivaldo Rodrigues e aos amigos pelo título recebido. “Era um título muito esperado, que recebo com muita honra. Aproveito para agradecer a cada um, pois esse título de cidadão de São Luís não é meu, é de uma rede de amigos”, enfatizou.

O prefeito de São Luís, João Castelo, participou da solenidade. Em entrevista à imprensa, Castelo destacou os trabalhos prestados pelo secretário ao município ao longo dos anos. “Júlio França é um homem que vem lutando pela cidade de São Luís, que trabalha pelas causas sociais. Portanto, fico muito feliz com essa honraria que foi concedida a ele, por isso vim aqui trazer meu abraço”, disse o prefeito.

Autor da proposição, o vereador Ivaldo Rodrigues, também muito emocionado, ressaltou os serviços de França em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade da capital. “Eu e o Júlio temos a mesma origem de militância política e a mesma trajetória de luta pelo bem dessa cidade. Ele, quando vereador, foi um dos mais atuantes desta Casa; entre as suas principais qualidades estão a honestidade e o rigor”, frisou o parlamentar, tomado pelas lágrimas.

Na ocasião, houve a execução do hino de louvação a São Luís e diversas homenagens a Júlio França, como a interpretação de canções e a entrega de um buquê de flores a sua mãe.

Entre os presentes ao ato, estavam a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB); a secretária municipal de Assuntos Políticos, Graça Paz; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas; de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães; de Comunicação, Edwin Jinkings; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto; a presidente do Instituto de Paisagem Urbana, Maria de Lourdes Duarte (Uda); a coordenadora municipal da Mulher, Sandra Torres; o ex-ministro do STJ, Edson Vidigal, e sua esposa, Eurídice Vidigal (ex-secretária de Estado de Segurança Cidadã); o ex-secretário de Estado de Planejamento, Abdelaziz Santos; além de familiares e amigos de Júlio França.

Perfil

Júlio César Silva França é natural do município maranhense de Primeira Cruz. Aos 16 anos, conheceu o árduo trabalho das quebradeiras de cocos da Região do Mearim. A experiência o despertou para a militância social. Foi também seminarista. A intenção de tornar-se padre o levou a Salvador, onde permaneceu por quatro anos estudando Filosofia e Teologia. No retorno a São Luís, reiniciou sua militância nos movimentos sociais. Além de funcionário público estadual, Júlio França foi ainda educador e coordenador de Cooperativismo da Organização das Cooperativas do Maranhão (Ocema).

Em São Luís, desenvolveu diversas ações comunitárias, inicialmente, no bairro do Turu, área que adotou como prioritária. O empenho nas batalhas, em prol da melhoria da qualidade de vida aos moradores do Turu, fez nascer o grupo “Nossa Luta tem Nome”. Essa realidade o levou à filiação ao PSB, onde militou por nove anos. Também motivou o nascimento de sua candidatura a vereador, com o objetivo de expandir as ações desenvolvidas pelo grupo “Nossa Luta tem Nome”.

Júlio França elegeu-se vereador com mandato de 2000 a 2004. Durante essa legislatura apresentou, na Câmara Municipal, inúmeras proposições de grande relevância para a capital. Além disso, presidiu o extinto Instituto de Produção e Renda (IPR). Vinculado à prefeitura de São Luís, a função do IPR era de implementar as políticas públicas de produção agropecuária, agroindustrial e pesqueira do município. Assumiu a presidência do Diretório Municipal do PDT em 2003, permanecendo no cargo por dois mandatos. Em 2007, Júlio França destacou-se na 20º edição do Prêmio “The Best of The Best” como um dos melhores empreendedores daquele ano.


O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “Em festa marcada por emoção e homenagens, Júlio França recebe título de cidadão São Luís”

  1. Ribamar Carvalho Junior disse:

    “…desenvolveu diversas ações comunitárias, inicialmente, no bairro do Turu, área que adotou como prioritária…” Diversas ações?! Quais? Abraço.

  2. Felipe disse:

    Futuro vice prefeito de São Luís!

  3. Silvino Gonçalves disse:

    Muito oportuna a iniciativa do vereador Ivaldo Rodrigues em conceder o título de cidadão de São Luis ao secretário Júlio França. Conheço o Júlio a pelo menos vinte anos, e posso garantir, é um ser humano de muito valor, e de estraordinária competência, além de uma longa história de serviços prestados ao povo de São Luis.
    Parabéns ao companheiro Júlio França.

  4. Miterlandes amaral pinheiro disse:

    em primeiro lugar, Parabens pela sua competência, incluíndo sua equipe,em segundo lugar pelo novo titulo de Cidadão , em terceiro lugar,pelos serviços prestados a nossa Grande Ilha…..em Décimo segundo lugar(12) ao PDT.

  5. José disse:

    É com muita honra que parabenizo o Secretário Júlio França, é um título merecido por ser um cidadão que luta pelas causas sociais e pelo bem da população Ludovisence. Que Deus o abençoe para que ele possa esta sempre luntando pelos ideais da nossa polulação e pelos amigos e companheiros que o acompanham. Um grande abraça.

  6. José do Rêgo disse:

    Pois é JONH CUTRIM, enquanto JÚLIO FRANÇA faz festa por título de cidadão, os moradores da ILHA DESÃO LUIS passam por difilculdades terríveis. Cerca 1,5 milhão de pessoas trafegam pelas ruas de SÃO LUIS esão usuários de ônibus. Os parlamentares da CAMARA MUNICIPAL e da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, o PREFEITO e a GOVERNADORA não estão nem aí pra isso. São Luis irá completarem 2012, lindos e velhos 400 anos de cidade brasileira fundada pelos FRANCESES. Nem aí para estão eles para isso. Continuam brigando: PREFEITO e GOVERNADORA e parlamentares não estão nem aí. Os engarrafamentos são muitos e em diversas partes. Estudos, projetos para acabá-los não existem. Precisamos urgentemente de projetos de VIADUTOS. Interdição de cruzamentos de veiculos e sinais em canteiros de centrais. Para que serve o SECRETÁRIO DE TRÂNSITO? Para ganhar dinheiro e multar através de sua rede municipal de guardas? Temos que ter urgentemente VIADUTOS com tras andares na FORQUILHA – na GUAJAJARAS entrada da UEMA – no SÃO CEISTOVÃO entrada da cidade – ampliação de andar no VIADUTODO TURU e da COHAMA – na HOLANDESES perto dos supermercados – no JOÃO PAULO e no FILIPINHO etc. Melhoramento do mercado do JOÃO PAULO e muitas outras coisas. Por que não darem as mãos em benefício da cidade e dos LUDOVICENSES? Governadora ROSEANA SARNEY a VIA EXPRESSA é ótima poisé mais uma via de acesso. Prefeito JOÃO CASTELO bote seus secretários de planejamento psra trabalhar, apresentem propostas reais ao GOVERNO FEDERAL e tragam recursos para construirem o que mais é de urgência. SEJAM COMPETENTES. Governadora ROSEANA SARNEY não disse a senhora que esse seria o melhor governo de sua vida. Demonstre agora que governar é cuidar bem das pessoas.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens