Fechar
Buscar no Site

Edivaldo na Maria Aragão

foto Holanda arraial

Foto: Marrapá

Terreiro da Maria atrai grande público em seu último fim de semana

São Luís está se despedindo de mais uma temporada de festejos juninos. Durante o mês de junho, o batuque dos tambores de crioula misturado às cantigas de boi e ao ritmo das matracas encantou turistas e maranhenses amantes da cultura popular em toda a ilha. Na Praça Maria Aragão, com o Terreiro de Maria, a grandiosidade da paixão popular pelas tradições juninas foi traduzida com a presença de milhares de pessoas em todos os dias de arraial.

Neste sábado (29), dia de São Pedro, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado dos secretários Márcio Jerry (Comunicação) e Osmar Filho (Assuntos Políticos), esteve presente no arraial da Maria Aragão para acompanhar os últimos momentos de celebração junina.

Durante a visita, o prefeito conheceu a estrutura do arraial e assistiu as apresentações do Tambor de Crioula Pindarezinho. “Esse é um momento imensamente rico da nossa cultura. Somos orgulhosos, enquanto gestores, desse tesouro cultural que temos a obrigação de zelar e a nossa meta é incentivar ainda mais as tradições populares”, enfatizou Edivaldo Holanda Júnior.

Para Francisco Gonçalves, presidente da Fundação de Cultura (Func), a participação popular nos festejos reforça o compromisso de planejar novos projetos que incentivem a cultura na capital. “Os festejos desse ano refletem nossa vontade de fazer um São João feliz e bonito para todos. Estamos atentos aos anseios da população pra que possamos fazer arraiais ainda mais bonitos nos próximos anos”, disse.

A programação do arraial em comemoração ao Dia de São Pedro foi guiada pelas matracas, pandeirões e orquestras dos grupos: Boi Pirilampo, Bumba-meu-boi de Eliezer, em sotaque de Costa de Mão direto da cidade de Cururupu e, Bumba-meu-boi de Maracanã, em sotaque de matraca. No Barracão do Forró, a arrasta-pé foi levado horas com os grupos Xote e Baião e Kambada do Forró.

A dona de casa Conceição Saraiva, que mora no Centro Histórico e já visita os arraiais em São Luís há 20 anos, conhece bem as manifestações culturais mais populares do povo maranhense. Ela, que visita o arraial da Maria Aragão desde o início do mês, parabenizou os festejos e aproveitou para levar o neto de três anos para conhecer os sotaques dos bois.

“Quem assiste as brincadeiras e quem participa delas sabe a importância que esse tipo de cultura popular tem na vida do maranhense. É um ambiente que a gente sabe que pode trazer a família, dançar, ouvir as músicas mais tradicionais e aproveitar bastante”, contou.

TEMPORADA JUNINA 2013

Com o tema “São João de São Luís – Festança de todas as cores”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func) e com a parceria da Sky e Brahma, realizou 18 dias de intensa festança junina com dois arraiais oficiais – na praça Maria Aragão e no Cohatrac -, além de mais de 50 arraiais e eventos apoiados em diversos bairros da cidade. A política de descentralização segue modelo adotado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens