Fechar
Buscar no Site

Edivaldo acompanha ação de limpeza: “É uma raridade um prefeito sair do gabinete pra conversar com o povo”, diz morador

Prefeito conversa com servidor durante vistoria na Praia Grande

Ninguém ficou indiferente à presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior nesta manhã de domingo, dia 27, na Praia Grande. Até o jovem turista taiwanês venceu a timidez e perguntou “Who is he?” (“Quem é ele?”). Um grupo de universitários que participou do Encontro Nacional de Estudantes de Química estava na calçada de uma pousada e fez uma roda para cantar em torno do prefeito e da primeira-dama, Camila Holanda. Segundo a aluna do 6º semestre da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Leila Soares, 26 anos, “o casal levou um abraço coletivo vindo de cada canto do Brasil”.

Na agenda do prefeito Edivaldo Holanda Júnior estava marcada uma visita ao Centro Histórico de São Luís para conferir a limpeza de ruas, calçadas, praças e escadarias, além do Terminal de Integração da Praia Grande. Mas o que se viu foi um encontro entre o prefeito e populares, que aproveitaram a ocasião para fazer reivindicações, sugerir soluções e desejar sucesso à trajetória do administrador da cidade.

Edivaldo cumprimentou moradores, taxistas, feirantes, flanelinhas, passageiros e turistas. Em algumas situações parou para ouvir a população e os técnicos que o acompanhavam em resposta às reivindicações. Foi assim no mercado da Praia Grande quando o prefeito ouviu alguns donos de boxes. “Esta é a primeira vez que um prefeito visita este mercado fora de campanha política. É uma raridade um prefeito sair do gabinete pra conversar com o povo. Essa mudança é uma coisa nova e vai fazer diferença”, afirmou Francisco Salles, 60 anos. Ele e sua esposa Magali Salles, 55 anos, são donos da lanchonete conhecida como “Café da Magá” e apostam numa parceria com a Prefeitura para melhorar as condições físicas e de serviços do mercado.

A moradora do Projeto Piloto de Habitação do Centro Histórico, Maria Vitória Guterres, 61 anos, agradeceu a lavagem da escadaria Humberto de Campos, endereço do prédio onde mora. “Quem dera que fosse todo dia assim. As pessoas da rua usam essa escadaria para a contravenção e também como se fosse um banheiro a céu aberto. É preciso ter cuidado com o patrimônio que é esta cidade”, lembrou.

O gari Francisco José Rocha, o Aritana, 58 anos, aproveitou a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e sua mulher Camila Holanda, para desejar felicidades ao casal. “Ele pegou uma pedreira, mas devagar vai juntar esses tijolos e reconstruir uma cidade melhor para nós”, disse. O vendedor de sorvete mais conhecido da área da Praia Grande como “Quantos”, homenageou Edivaldo Holanda Júnior tocando na caixa de isopor o tambor de crioula “Marisqueira” e disse que ele “é o homem do Maranhão que o Brasil precisa”.

Limpeza à base de lavanda

Acompanhado por uma comitiva de secretários, superintendentes, assessores técnicos e vereadores, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior inspecionou a operação de limpeza do Centro Histórico e falou sobre a importância da criação de campanhas educativas dirigidas à população. “O que estamos realizando aqui, hoje, é só o começo de uma mudança exigida pela população, que reclamava sobre o abandono deste lugar”, disse. Edivaldo Holanda Júnior informou que ainda no primeiro semestre serão criadas campanhas educativas para o tratamento do lixo urbano e para o trânsito. “A prefeitura tem obrigação de informar e conscientizar a população sobre a importância de se manter a cidade limpa e as responsabilidades como cidadãos no trânsito”, completou.

O coordenador de Limpeza Pública da Semosp, Nelson Buriti informou que a operação no Centro Histórico teve início às 5h da manhã deste domingo, dia 27, com o trabalho da equipe de varrição formada por 60 homens. Os grupos responsáveis pela lavagem e desinfecção (40 homens), além da manutenção do espaço limpo (30 homens), ocuparam seus postos a partir das 7 horas. Foram retirados do local em torno de 10 toneladas de resíduos oriundos especialmente dos eventos carnavalescos.

A água utilizada para a lavagem dos equipamentos urbanísticos do Centro Histórico vem de poços da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e é armazenada em carros-pipa. A operação de limpeza compreende varrição, catação, capina, pintura, lavagem e desinfecção com detergente autolimpante e, por último, aromatização dos ambientes.

No roteiro da limpeza deste domingo estão inseridos o Terminal da Integração da Praia Grande e as escadarias da Igreja da Sé, da Associação Comercial, da rua Humberto de Campos, da praça Nauro Machado e do beco Catarina Mina e da Biblioteca Pública. No próximo domingo, dia 3 de fevereiro, será a vez dos terminais de integração da Cohab e São Cristóvão receberem a faxina. E a partir desta segunda-feira, dia 28, os banheiros públicos da praça Nauro Machado voltam a funcionar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens