Fechar
Buscar no Site

Dúvidas e incertezas na eleição de São Luís

Editorial do Jornal Pequeno

A campanha política de São Luís se aproxima do desfecho do primeiro turno alimentada mais por dúvidas que certezas. Os institutos de pesquisa patrocinam grande parte das incertezas sobre o pleito, pois ninguém sabe se há ou quem é o primeiro colocado nas intenções de votos aferidas até agora. Há dúvidas também sobre se haverá ou não um segundo turno e as avaliações na mídia parecem mais estar na dependência do gosto do freguês que na sinceridade dos analistas políticos.

A campanha do candidato Tadeu Palácio emborcou. Sem Comitê Central, sem comitê nenhum, sem produtora, sem marqueteiros, sem votos, atolado em dívidas, Tadeu não consegue mais angariar recursos para se manter na disputa e segue candidato mais por uma questão de dignidade política que por outra razão qualquer.

Dúvidas e incertezas também na campanha de Washington Oliveira. O Mensalão desaconselha qualquer proximidade eleitoral com o ex-presidente Lula neste momento, mas o mal já está feito. Por outro lado, o astronômico volume de promessas do candidato do PT deixa o povo de cabelo em pé, com a impressão de que ele pretende ser prefeito no mínimo uns 50 anos, seguindo a dinastia de seu tutor eleitoral, José Sarney.

Dúvidas e incertezas quanto ao candidato Edvaldo Holanda Júnior, pois enquanto seus adversários insistem que ele não assinou a CPI do Cachoeira e votou por um salário mínimo menor, o candidato do PTC ganha sucessivamente na Justiça direitos de respostas que lhe permitem desmentir tais acusações.

VLT

Dúvidas e incertezas na cabeça do eleitor quanto ao destino do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e sobre o Corredor de Transportes, no caso do prefeito João Castelo não se reeleger. Ontem, o prefeito deixou mais certezas do que dúvidas ao apresentar o VLT ao povo e na sua entrevista à TV Mirante. Castelo passou muita segurança sobre o Veículo Leve sobre Trilhos. Quanto ao seu futuro, caso o prefeito não se reeleja, até o momento apenas a candidata Eliziane Gama garantiu a continuidade do projeto do VLT, afirmando que abandoná-lo seria uma irresponsabilidade. Com isso, inclusive, dá provas de que é uma pessoa preparada para, num futuro não muito distante, gerenciar a Prefeitura de São Luís.

Os candidatos da esquerda, Haroldo Saboia e Marcos Silva, participam de debates e mais debates aos quais os candidatos mais bem avaliados pelas pesquisas nunca comparecem. A frustração, no caso, não é apenas dos militantes da esquerda, mas do próprio eleitor, que, mais uma vez, enche-se de dúvidas e incertezas quanto aos projetos e programas daqueles que podem vencer as eleições.

As maiores dúvidas e incertezas dizem respeito a um ocasional segundo turno. Neste caso, Tadeu Palácio, Eliziane Gama, Haroldo Saboia, Marcos Silva terão que escolher um caminho a seguir e o futuro administrativo de São Luís dependerá muito da decisão que vierem a tomar. Eles deverão escolher entre a experiência e a competência comprovadas e a aventura de quem não sabe o que vem por aí. Seja lá como for e de qualquer modo, que vençam as melhores propostas e que escolha o povo o que for melhor para São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens