Fechar
Buscar no Site

Dutra diz que apanhou da Polícia de Roseana: “Eles me agrediram com gás, bala de borracha, produtos químicos”

O deputado federal Domingos Dutra (PT) denunciou na página do seu facebook que ele, junto com a pacata comunidade de Vinhais Velho, foram agredidos, nesta quarta-feira, 25, pela Polícia Militar do Maranhão. Um ato, segundo o deputado, covarde, arbitrário e que desrespeita decisão da Justiça. Tudo ocorreu, conforme o parlamentar, por ordem da governadora Roseana Sarney.

Durante a tarde, Dutra relatou na rede social os acontecimentos. Ele escreveu: “A violência foi tamanha na Vila Vinhais Velho que eu fui desrespeitado por policiais que torceram o meu braço, chutaram minha canela, amassaram o meu carro. Eles me agrediram com gás lacrimogêneo, bala de borracha, produtos químicos, empurrões, me imobilizaram e ainda extraviaram o meu carro, cujo paradeiro desconheço. Esta é a triste realidade desse Maranhão”, repudiou.

Depois voltou a informar: “No meio do conflito o meu carro foi rebocado pela polícia militar que sumiu com o veículo e com tudo o que havia dentro dele: meu notebook, máquina fotográfica, modem, documentos e dinheiro! O meu carro está desaparecido! A polícia de forma truculenta usou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra a comunidade. Três pessoas foram feridas, dentre eles um morador da comunidade de 75 anos e a professora da Universidade Federal do Maranhão, Antonia Mota. Continuamos nossa luta de resistência, em defesa da história do nosso povo e do patrimônio histórico e arqueológico, que são bens da Nação! Ficaremos aqui até que o governo respeite a lei e esta comunidade tradicional”.

O parlamentar afirmou que o seu carro foi rebocado indevidamente, visto que estava estacionado em local permitido. Dutra informou que nas primeiras horas de quinta-feira (26) entrará com um mandato de segurança para reaver seu veículo.

Domingos Dutra contou que um batalhão com mais de 150 policiais invadiu a comunidade tradicional, ameaçando as famílias. “É a segunda vez, nesta quinzena, que a PM invade a comunidade. Na sexta-feira passada (16), 20 viaturas, máquinas pesadas e 01 helicóptero, reforçados pelos policiais da Força Nacional de Segurança, a mando da governadora Roseana Sarney, tomou a vila de surpresa, levando os moradores a fazerem uma barreira humana para impedir a destruição do lugar”, lembrou.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Dutra diz que o Governo do Estado do Maranhão e à Construtora Marquise violam acordo celebrado, em abril deste ano, perante o juiz da 8ª Vara da Justiça Federal. Pelo acordo firmado, dividido em nove itens, as obras de construção da Avenida Via Expressa do governo do Estado estão suspensa até que seja feita o mapeamento e resgate arqueológico desde Vinhais Velho até o Conjunto Ipase.

O deputado divulgou no início da noite uma carta na qual relata o incidente ocorrido hoje no Vinhais Velho. Acompanhe a seguir a íntegra.

Agressão da polícia de Roseana

O Secretário Max Barros, sem ordem judicial e sem autorização da prefeitura, alugou um sítio dentro da Vila Vinhais e fez dele o quartel general da empresa Marquise, com intenção de provocar uma tragédia na comunidade.

Por dois meses os moradores suportaram o trânsito intenso de máquinas pesadas passando por dentro de seu território, ameaçando crianças e idosos, destruindo a reserva de mata nativa, o manguezal, aterrando vestígios arqueológicos.

A agressão durou até o dia 09 de julho quando a comunidade de Vinhais Velho cansada de agressões resolveu interromper o trânsito pesado para impedir a destruição do seu patrimônio ambiental, histórico e arqueológico.

O sossego então voltou à Vila com crianças brincando, idosos transitando com tranquilidade e a comunidade em paz.

Durante a semana os moradores se revezaram na vigília de seu território, impedindo as máquinas pesadas de circular. O Secretário Max Barros passou algumas vezes na área debochando da comunidade.

Em 20 de julho o Secretário Max Barros, mandou o seu capitão do mato Aparício Bandeira reprimir a comunidade de Vinhas Velho. Acompanhado por 12 camburões e um ônibus da polícia e mais 04 tratores invadiu Vinhais Velho com mais de 200 policias entre coronéis, tenentes, sargentos, cabos e soldados e até membros da Força Nacional.

A operação de guerra comandada pelo capitão do mato Aparício Bandeira estabeleceu o clima de terror com crianças correndo, idosos chorando, mulheres ameaçadas de prisão.

As 13 horas o Deputado Domingos Dutra, Presidente da Comissão de Direitos Humanos chegou na área comunicando ao Coronel Sá que se retirasse da área pois a operação era ilegal, já que não tinha ordem judicial; a área está sob apreciação judicial; a obra está suspensa por determinação da justiça federal e a rua é de responsabilidade da prefeitura e não do governo do estado.

Após a intervenção do Presidente da Comissão de Direitos Humanos o clima ficou menos tenso, os camburões da polícia se retiraram, voltando os moradores a interromper o tráfico de carros pesados da empresa.

A Comunidade de Vinhas Velho permanece em vigília. Na segunda-feira iremos requerer ao Governo Federal que suspenda todas as obras do PAC realizadas pela empresa Marquise. Irá solicitar ao BNDES e à Presidente Dilma que suspenda os repasses de recursos federais para uma obra que dizima comunidades tradicionais. A Comunidade irá também denunciar por crime de responsabilidade os Secretários Max Barros e Vitor Mendes com base na lei de informação por sonegarem informações sobre a obra, bem como irá representar ao Ministério Público Federal pelas violações à determinação de suspensão da obra.

Ontem mesmo o Deputado Domingos Dutra, Presidente da Comissão de Direitos Humanos denunciou o uso indevido da Força Nacional para reprimir uma comunidade que desde 1986 não ocorre um homicídio, roubo, furto ou qualquer outro crime.

A Comunidade de Vinhas Velho já apresentou várias propostas capazes de compatibilizar a realização da via expressa e a preservação da Vila de Vinhais. No entanto, o Secretário Max Barros defendendo interesses econômicos teima em querer destruir este patrimônio histórico.

Vamos continuar aqui. O que ocorrer será de responsabilidade da Governadora ROSEANA SARNEY.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

26 respostas para “Dutra diz que apanhou da Polícia de Roseana: “Eles me agrediram com gás, bala de borracha, produtos químicos””

  1. Vinícius disse:

    Este com certeza é um fato lamentável na nossa querida São Luis. Onde a capitania hereditária continua no poder. Acho que cabe a União intervir, pois o que a governadora está fazendo a qualquer custo, está prejudicando pessoas carentes que não tem o minimo de condições para se defender. Esperamos o corte das verbas destinadas ao governo para interromper definitivamente esta obra, que na minha opinião se faz desnecessária!

  2. SERGIO disse:

    QUEM MANDOU SE COMPORTAR COMO MARGINAL, DESRESPEITANDO A ORDEM PÚBLICA? LOGO, FOI TRATADO À ALTURA DE SEU COMPORTAMENTO!
    ALÉM DISSO TEM O PAPEL POLÍTICO DE QUERER SE FAZER DE “MÁRTIR” DE TIRAR PROVEITO POLÍTICO DA SITUAÇÃO, CLARO! AFINAL DE CONTAS, É O DEP DUTRA NÉ PESSOAL!

  3. Lourival disse:

    Mereceu ser preso! Dutra quem nao te conhece que te compre, seu palhaço! Vai procurar trabalhar, larga de vagabundar!

  4. JOSÉ RIBAMAR RIBEIRO FERREIRA disse:

    Caro Sergio, acho que vc nao sabe o que diz. Mas tudo Bem.
    Vejam essa Historia.

    Esse tal de Secretário do Meio Ambiente,Vitor Mendes, e filho do ex-prefeito de pinheiro, Filuca mendes, denunciado por desvios de verbas quando prefeito e secretario de Estado do Maranhão. Eles simplesmente se acham o Próprio Governo. Quem for contra a Família Sarney ou Família Filuca mendes, automaticamente, estará sujeitos a todo tipo de Arbitrariedade, pois eles são a própria Lei.
    Faz mais de um mês que o Superintendente de Fiscalização do Meio Ambiente do Estado do Maranhão-SEMA, a mando do Secretario do Meio ambiente, Victor mendes, interditou dois Postos de Combustíveis em Pinheiro_ma, pois os Proprietários sao contra a Família Sarney, de uma lado, tem o prefeito de Pinheiro que e contra o pai de Vitor Mendes, de outro, tem o Vereador, Enezio Ribeiro, filho do proprietário de um dos Postos interditado, José Gabriel Ferreira. O Superintendente, arbitrariamente, usando de Abuso de Autoridade, praticando crime contra a Lei de Meio Ambiente, arrogância, desrespeito sob o manto da imunidade, pois estava a mando do Secretario, victo mendes, e do ex-prefeito, pai de victor mendes, para que interditassem os Dois postos. Ademais, usou-se de motivos irrelevantes como por exemplo, que não existia Licença Ambiental, o que e totalmente inverdade. O interessante é que foi tudo isso no dia da convenção do atual prefeito, coincidência, né? Outra, foram apenaas esses dois Postos. Ah, A Família do senhor Gabriel tem diversos Advogados, sendo que irão denunciar, na Justiça Federal, os Crimes praticados e os abusos cometidos tanto pelo Superintendente como pelos |Fiscais e um Tenente do meio ambiente. Isso não vai ficar assim, vitoria, opa, secretario.

  5. JOSÉ RIBAMAR RIBEIRO FERREIRA disse:

    Esse tal de Secretário do Meio Ambiente,Vitor Mendes, e filho do ex-prefeito de pinheiro, Filuca mendes, denunciado por desvios de verbas quando prefeito e secretario de Estado do Maranhão. Eles simplesmente se acham o Próprio Governo. Quem for contra a Família Sarney ou Família Filuca mendes, automaticamente, estará sujeitos a todo tipo de Arbitrariedade, pois eles são a própria Lei.
    Faz mais de um mês que o Superintendente de Fiscalização do Meio Ambiente do Estado do Maranhão-SEMA, a mando do Secretario do Meio ambiente, Victor mendes, interditou dois Postos de Combustíveis em Pinheiro_ma, pois os Proprietários sao contra a Família Sarney, de uma lado, tem o prefeito de Pinheiro que e contra o pai de Vitor Mendes, de outro, tem o Vereador, Enezio Ribeiro, filho do proprietário de um dos Postos interditado, José Gabriel Ferreira. O Superintendente, arbitrariamente, usando de Abuso de Autoridade, praticando crime contra a Lei de Meio Ambiente, arrogância, desrespeito sob o manto da imunidade, pois estava a mando do Secretario, victo mendes, e do ex-prefeito, pai de victor mendes, para que interditassem os Dois postos. Ademais, usou-se de motivos irrelevantes como por exemplo, que não existia Licença Ambiental, o que e totalmente inverdade. O interessante é que foi tudo isso no dia da convenção do atual prefeito, coincidência, né? Outra, foram apenaas esses dois Postos. Ah, A Família do senhor Gabriel tem diversos Advogados, sendo que irão denunciar, na Justiça Federal, os Crimes praticados e os abusos cometidos tanto pelo Superintendente como pelos |Fiscais e um Tenente do meio ambiente. Isso não vai ficar assim, vitoria, opa, secretario.

  6. CLAUDIO WILSON disse:

    Interessante, Sergio digamos que voce more no seu bairro a mais de 40 anos, derepente um cara vem e coloca uma empresa proximo a sua casa colocando em risco a vida de seus parentes e familiares sem contar a sua vida, inventa que a obra pra melhoria do estado vai precisar do seu terreno sendo que voce sabe que nao, o que voce faria ? pois e cara, raciocine graças a Deus o dep Domingos Dutra apareceu, mesmo tendo acontecido isso tudo com ele so vai servir pra mostrar que o maranhaozinho em que vivemos nao vai pra frente por que pessoas como voce nao sabem votar, ja percebi que no minimo faz parte de algum partido ou apoia a OLIGARQUIA, nao se esqueça que o maranhao e nosso e nao deles, o maranhao ja ta a mais de 40 anos nas maos deles, o maranhaozinho em que vivemos ja teve presidente da republica, tem o ministro de minas e energia, fora secretarios e outros, era pra ser um dos estados mais desenvolvidos do pais, mas infelizmente estamos aqui nessa merda vivendo em um estado discriminado la fora, provavelmente o pior, isso por que o MARANHENSE VOTA VOTA, APANHA APANHA APANHA E NAO APRENDE A VOTAR, nada contra voce cara, respeito a sua opiniao, so que a sua opiniao desencadeia outras opinioes e a minha foi uma delas.

  7. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Quem deve estar gostando muito disto é aquela senhora que, segundo o jornalisra Cláudio Humberto, era laranja no gabinete do Domingos Dutra, com salário de mais de 3 reais.
    Deve estar dizendo que se a justiça dos homens falha, a justiça de Deus tarda mas não falta.
    E o Chiquiho Escórcio, que foi chamado pelo Dutra de PENIQUEIRO DE SARNEY, deve estar achando o mesmo.
    Este Domingos Dutra adora uma palhaçada.
    Palhaçada e usar laranajas, como denunciou o Dep. Chiquinho Escórcio e o jornalista Cláudio Humberto publicou na sua coluna de circulação nacional.
    Eu duvido que ele omparecesse a este ato se soubesse que a imprensa lá não estava para tudo documentar.
    Duvido!

  8. carlos santos jacinto disse:

    essa comunidade que tanto apoiou e ajudou na greve da PM,doamos mantimentos,água e nos fizemos presentes o tempo inteiro na assembleia legislativa na ocasião da ocupação;vamos continuar com a barricada,se derrubarem mil vezes,mil vezes levantaremos;nossa luta é justa e o governo tripudia e desrespeita determinação do iphan e da justiça federal,que determina que nada se faça no vinhais velho,até que esteja feito o trabalho arqueológico.

  9. neto disse:

    ESSE SERGIO DEVE SER DO GRUPO DA OLIGARQUIA, IMBECIL PELO QUE EU SEI A OBRA ESTÁ EMBARGADA PELA JUSTIÇA FEDERAL, E COMO AQUI NO MARANHÃO ISSO PARECE NÃO VALER NADA O TAL DEP. MAX BARROS A MANDO DA ROSENGANA FICA QUERENDO ATROPELAR AS LEIS E O POVO DAQUELA COMUNIDADE, E SÓ PODERIA MESMO SER O DUTRA, POLITICO QUE SEMPRE COMBATEU TUA AMA.

  10. VIRGULINO ( LAMPIAO) disse:

    SERGIO, NAO SOU PAGO PELO DEPUTADO PARA DEFENDER…
    NEM VOTO NELE, ACHO ESSE DEPUTADO DEMAGOGO IGUAL AOS OUTROS…
    MAS ESSA POLICIA, MAL PREPARADA,SALARIO INDIGNO,MUITOS QUE ALI ESTAO JA DEVERIAM TER SIDO EXPULSOS…
    MUITOS USAM DE SUAS FARDA PARA MATAR,ROUBAR,ESTORQUIR E ETC…
    ESSA GOVERNADORA,QUE SÓ FAZ BESTEIRA E METE AS MAOS NO DINHEIRO DO POVO, E AINDA TEM ACEFALOS QUE DEFENDEM…
    VAI CHUPAR PREGOS SERGIO…

  11. antonio junior disse:

    Dutra é um tremendo arruaçeiro, fica instigando o povo a fazer badernas em via publica, e ele pode ser o que for, errou tem que ser chamado a atenção igual a qualquer outro cidadão. Deveriam é deixar ele uns dias atras do xilindró pra ele ver o que é bom pra tosse. Se ele é deputado ai é que deveria andar na linha e mostrar bons exemplos . Em tudo que ele se mete, é só pra causar polemica e atrapalhar o andamento das coisas. Ele já esta acostumado, bagunça e depois sai de perto. Eu me lembro muito bem, quando la na Praia da Ponta D!Areia, quando começaram a construir o posto de salva-vidas, ele foi lá bagunçou, fez o maior auê, ate que embargaram a obra por um tempo. Ele ja está conhecido como o Deputado bocão. Só tem boca e não concretiza nada. Quero ver quem tem coragem de mostrar uma obra, um projeto feito por este deputado de meia-tijela. Dutra é só balela.

  12. Alessandro Flamenguista disse:

    Esse Dutra é um palhaço!!!
    Com comportamento de marginal, tem que ser tratado como marginal.
    Queria que ele pegasse o engarrafamento que eu pego todos os dias, indo e voltando pro trabalho. Claro que não pega, não mora aqui. mora no Maiobao e em Brasilia.
    Em vez de ir trabalhar e trazer investimentos e projetos pra São Luís, não, não quer, quer sair em foto pra se promover para as próximas eleições. e o pior, ainda enganam aquela gente.
    Dutra, chega de palhaçadinha!!!!

  13. Luiz disse:

    Dutra bem que merecia uma corsa por desviar dinheiro publico e enganar o povo humilde que confiou neste falso moralista.

  14. alberto sodré disse:

    TODOS SABEM QUE DUTRA É MUITO É SALIENTE E PROVOCOU ISSO PARA TENTAR DENEGRIR A IMAGEM DO GOVERNO!! SAI PRA LÁ DUTRA SAFADO!! MERECEU APANHAR MESMO!

  15. Marlucio Ribeiro disse:

    Como tem gente idiota! É por causa de pessoas que tem alguma educação mas tem interesses pessoais no governo, que estamos nesta situação! Temos que mudar muita coisa neste estado e neste país! Roseana quer fazer uma rodovia que não adianta em nada, tendo em vista que o trânsito é pior mesmo a partir do mal projetado elevado da Cohama em direção à Cohab! Há um total desrespeito pela Justiça! E se a oligarquia não tiver o governo, eles não deixam quem está trabalhar! Perseguem! Tomam no supetão! Não sou de nenhum partido mas quero ver mudanças! Tenho filhos e quero o melhor para eles e os ensino a não ter medo de lutar pelo o que é certo!
    Não tenho medo de nenhum poderoso e estou aqui! Venham calar minha boca como já o fizeram com tantos outros!

  16. José Santana disse:

    Dutra sempre aparece nesses episódios e se faz de vítima.

  17. SAMUEL DE VITERBOS P. SANTOS disse:

    Acho que o deputado federal Domingos Dutra, até por ser uma autoridade representando o próprio povo, e também como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Cãmara Federal, merecia mais RESPEITO, porque ele tem imunidade parlamentar e está ali , como advogado, deputado federal e cidadão maranhense, arriscando sua própria vida para defender uma comunidade pobre e violentada, pois todos querem o progresso, mas essa estrada foi polêmica desde o projeto: imensamente cara, ligando dois shoppings de luxo, passando por dentro de uma reserva florestal belíssima, agredindo e retirando de suas casas pessoas que lá moram há mais de 50-60 anos; além do que a indenização oferecida às famílias foi irrisória; desrespeitou uma das mais antigas comunidades descendentes de indígenas, sem qualquer estudo prévio para preservação de seu patrimônio arqueológico. Enfim, um absurdo atrás do outro.
    Pena que o PT já não é mais o mesmo…
    Portanto, eu acho muito válida e corajosa a participação de Dutra na defesa dessa comunidade!

  18. MARCOS VINICIUS OLIVEIRA RABELO SOARES disse:

    olha isso e um desrespeito com moradores da área do vinhas velho a governadora usa uma policia que e paga por nos para reprimir nos mesmos como diz cesar texeira “ninguém vai ser torturado com vontade de lutar”O que ocorrer será de responsabilidade da Governadora ROSEANA SARNEY. fora SARNEY

  19. Albert Trindad disse:

    Criem vergonha na cara, o povo tem razão, Dutra também, se a população do Maranhão ocupasse as ruas para reivindicar, o Maranhão não seria esta miséria a céu aberto, o estado mais pobre da federação. Protestem, reivindiquem, lutem, não se submetam a estes bando de corruptos que estão no governo.

  20. facundes disse:

    Governadora Roseana o que adianta tanto dinheiro se ele não vai te servir quando você for prestar conta com Deus; não seria melhor você ficar em paz com Deus e com os homens na terra; Governadora Roseana Sarney é lamentável esse episodio não maltrate os pobres e os necessitados pois Deus não te tomará por inocente… Assim Diz a palavra de Deus Todas as Autoridades são constituídas pelas mãos de Deus e ai das Autoridades que maltrata os pequeninos na terra, governadora você consegue dormir bem? .

  21. pinheirense disse:

    hoje tem marmelada? tem sim senhor!
    hoje tem palhaçada? tem sim senhor!
    e o palhaço o que que é? é o Dutra migué

  22. SERGIO disse:

    DUTRA A GE DE MÁ FÉ PARA SE PROMOVER POLITICAMENTE COM A SITUAÇÃO!

    PRO QUE ELE NÃO PROTESTA CONTRA O ADIAMENTO DA DUPLICAÇÃO DA BR-135?
    PRO QUE ELE NÃO PROTESTA CONTRA A NÃO CONCLUSÃO DO HISPITAL MUNICIPAL NA BR-135? E DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DOS SOCORRINHOS?
    ENTÃO VÃO CHUPAR PREGOS VCS, ORAS BOLAS……..

  23. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Sérgio
    Faltou você colocar:
    POR QUE O DEPUTADO DOMINGOS DUTRA NÃO PROTESTA CONTRA O USO DE LARANJAS NOS GABINETES DOS DEPUTADOS?
    Isto ele não faz.
    O jornalista Cláudio Humberto publicou na sua coluna de circulação nacional que o DOMINGOS DUTRA usou uma ex-empregada doméstica como laranja. E citou inclusive o salário, coisa de mais de 3 mil reais.
    Quem se preocupa verdadeiramente com pobre não usa pobre como laranja.

  24. antonio disse:

    Essa governadora é uma PALHAÇA usa a policia para essas palhaçadas pois a obra esta embargada, ainda tem um monte de BABÕES como SERGIO, Lourival e etc. o maranhão não aceita mais a familia SARNEY, essa familia de DITADORES CORUPTOS quero ver quando SARNEY morrer ai sim será o fim e els serão varidos daqui de uma vez por todas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens