Fechar
Buscar no Site

Sarney manobra na justiça eleitoral para evitar cassação de Roseana

O deputado federal Domingos Dutra (PT) denunciou nesta segunda-feira (21), no Plenário da Câmara, manobras que a família Sarney estaria fazendo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para evitar a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Processo contra Roseana tramita na Justiça Eleitoral desde o ano passado, por abuso de poder político e econômico, expresso na celebração, no mês de junho de 2010, de mais de mil convênios eleitoreiros com liberação automática de dinheiro a prefeitos municipais, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Associação de Beach Soccer, Entidade Espírita, totalizando mais de meio bilhão de reais.

Dutra lembrou no Plenário o “golpe jurídico” articulado pela família Sarney para cassar o ex-governador Jackson Lago. “Eles moveram céu e terra para cassar Dr. Jackson, acusado de ter participado de uma reunião no município de Pinheiro, em abril de 2006, e do aniversário da cidade de Códo, fatos acorridos antes do período proibido por lei. Em abril de 2009, em uma sessão esdrúxula, Jackson foi injustamente cassado pelo TSE pelo placar de 4 a 3, sendo interrompido o mandato do primeiro governador eleito pela oposição após a ditadura”, lembrou o petista.

O parlamentar maranhense disse que em face do derrame de recursos públicos e outros abusos cometidos pela governadora Roseana Sarney, durante a campanha eleitoral do ano passado, o ex-governador José Reinaldo Tavares ingressou no Tribunal Superior Eleitoral com um recurso contra expedição de diploma de nº 809, que tem como relator ministro Arnaldo Versiani.

O petista denunciou que somente nos dias 23 e 24 de junho de 2010 (data da convenção eleitoral de Roseana) foram assinados cerca de 600 convênios com fins eleitorais e eleitoreiros. “Os recursos foram sacados na boca da caixa e usados na campanha de Roseana Sarney para comprar votos, apoios de lideranças, e até de prefeitos da oposição”, frisou.

Domingos Dutra ressaltou que diante da gravidade dos fatos, constantes no recurso contra a expedição de diploma, o relator Arnaldo Versiani deferiu a produção de provas documentais e testemunhais das partes. “A governadora e o vice arrolaram várias testemunhas em vários cantos do Brasil, algumas delas com fórum privilegiado, visando procrastinar o julgamento do recurso”, contou.

O deputado disse também que, através de Carta Precatória, o TSE determinou que colhesse o depoimento das testemunhas do Maranhão no prazo de 60 dias. No TRE-MA, o processo ficou paralisado durante quatro meses – diferentemente de 2007, em que o TRE providenciou a intimação de Jackson Lago um dia após a posse do ex-governador.

Dutra relatou ainda que para ouvir as testemunhas da governadora e do vice, o ministro Versiani marcou audiência para o dia 28 de outubro passado para oitiva das testemunhas, expedindo Carta de Ordem para que as mesmas fossem ouvidas no prazo improrrogável de 60 dias. A Carta de Ordem chegou ao TRE-MA dia 1º de setembro de 2011, sendo distribuída para o juiz Sérgio Muniz, que é filho do Sr. Antônio Muniz, secretário-adjunto da Casa Civil de Roseana Sarney.

“A Carta de Ordem dormiu no gabinete do Dr. Sérgio Muniz durante 59 dias sem nenhum despacho e sem intimar nenhuma testemunha”, informou Dutra. Segundo ele, na véspera da audiência, dia 28 de outubro passado, “Sérgio Muniz ‘acordou’, devolvendo a Carta de Ordem ao TSE, sem cumprimento, alegando falta de documentação. Com esta manobra, a governadora atrasa pelo menos para mais seis meses o julgamento do processo”, criticou.

Domingos Dutra também denunciou na Câmara que “coincidência ou não”, Sérgio Muniz está na lista tríplice para ser reconduzido para o TRE do Maranhão, cuja decisão compete à presidenta Dilma Rousseff.

“Como no Maranhão acontece de tudo, talvez o Dr. Sérgio Muniz espere como recompensa desta gentileza uma mãozinha de José Sarney para ser reconduzido a mais alta corte eleitoral no Estado”, afirmou Dutra

Ex-advogada do PMDB e da família Sarney toma posse no TSE

O deputado enfatizou no plenário que José Sarney não dorme no ponto. “Ele dá plantão 24 horas na defesa de seu poder oligárquico e fará de tudo para salvar a sua filha da degola no TSE”, alertou Dutra, ao lembrar que há cerca de três semanas o presidente do Senado esteve na primeira fila do TSE prestigiando a posse da advogada Luciana Lóssio, nomeada pela presidente Dilma.

“E sabem quem é a ministra Luciana Lóssio? Foi advogada do PMDB e da governadora do Maranhão, inclusive na campanha eleitoral de 2010, inclusive junto no próprio Tribunal Superior Eleitoral. E sabem quem ela vai substituir no TSE? Exatamente o ministro Arnaldo Versiani, cujo mandato acaba em outubro de 2012, relator do processo de cassação de Roseana. É por isso que a oligarquia Sarney está e fará tudo para atrasar o julgamento do processo de cassação no TSE”, denunciou.

Domingos Dutra defendeu o ministro Arnaldo Versiani. “É um ministro incorruptível, sério, competente e honesto, e os Sarneys sabem que ele não se dobrará aos caprichos da família. Por isso, agem em duas frentes: atrasar o julgamento até o final do mandato do relator e colocar como sua substituta uma ex-advogada do PMDB da família”.

Dutra finalizou acrescentando que diante deste escândalo, espera que o ministro Versiani adote todas as medidas jurídicas para impedir as manipulações e procrastinações para garantir um julgamento rápido e justo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

12 respostas para “Sarney manobra na justiça eleitoral para evitar cassação de Roseana”

  1. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Até que enfim você deu o ar da sua graça.
    Está fazendo alguma coisa. Só não sei é se este seu pronunciamento vai influenciar em alguma coisa este processo. Meu medo é que ele tenha apenas o efeito de um traque molhado ou de um risco na água.
    Mas em todo o caso você tentou fazer alguma coisa, o que já surpreende.
    Vá em frente, repita, repita, repita estes seus pronunciamentos. Vá a jornais, rádios, televisões. Use a sua representatividade de Deputado Federal e divulgue todos os fatos que você tem conhecimento.
    Por menos, por muito menos, o Jackson Lago foi cassado.

  2. Fernando Vieira disse:

    Esse Sérgio Muniz se submete a cada coisa execrável só pra agradar os patrões dele. Iso é que dá nojo.

  3. Flaviano Furtado disse:

    Putz! Convenio até com entidade espírita? Não falta mais nada nesse Maranhão. kkkkkkkkkkkk

  4. José do Rêgo disse:

    Mais SARNEY é tão poderoso assim?… Não cai ele, não vai preso o filho Fernando e não cai ROSEANA?… Ele manda mesmo no TRE/MA – TSE e STJ?… Por acaso ele não é u0m mortal comum?… Já tem 80 anos e tem um destino: NASCEU e como todos vai ter que MORRER só não sabemos quando. SARNEY é um homem normal, um político altamente bem sucedido e mais esperto que todos os políticos do MARANHÃO, quiçá do BRASIL para ter tanto poder. Deixem o velho, cassano ROSEANA que vai assumir?… WASHINGTON ou FLÁVIO DINO?… Todas as culpas são jogadas em cima dele e por isso ele cresce e cresce muito. Já viram que SARNEY nada responde e vence tudo? Após ele vencer apare em televisões, rádios e jornais e vira manchete. SARNEY é o cara e a resposta de cassação de ROSEANA já está sob controle e essa é uma resposta que todos verão.

  5. Ex-roseanista disse:

    nada contra a instituição TSE. mas os que a constitui principalmente no estado do maranhão, são uns amilhados e obedientes cachorros…………

  6. havittaja disse:

    Caríssimo jornalista,

    Lamento ter que informá-lo, mas tua página encontra-se em uma lista de sites maranhenses que serão invadidos e apagados nas próximas horas.
    A medida maléfica é encabeçada pelo grupo de comunicação dominante que visa calar a boca dos meios de comunicação independentes para um fato político novo que deverá estourar nos próximos dois ou três dias envolvendo a cabeça do grupo.
    Tal ação foi meticulosamente planejada, inclusive a derrubada dos sites ligados ao grupo fazia parte do plano, para tirar o foco dos principais autores do crime virtual.
    A ação é irreversível, porém pode ser minimizada ou até postergada se você evitar atualizar ou realizar qualquer modificação no seu blog ou site.
    As vítimas potenciais serão:
    Blog John Cutrim
    Blog César Belo
    Blog Moreira Neto
    Blog Neuton Cesar
    Blog Wikileaks ITZ
    Blog Balaio Maranhão
    Blog Argumentos
    Blog Neto Ferreira
    Blog Marrapá
    Blog do Raimundo Garrone
    Blog de Gonçalves Dias
    Blog Xô Rosengana
    Blog Samuca ITZ
    Blog Felipe Klamt
    Blog Jean Carlo
    Blog Frederico Luis
    Blog do Kenard
    Blog Metendo o Bedelho
    Blog de Olho no Maranhão
    Blog Zeca Soares
    Blog Ene10
    Blog Espaço Luminense
    … e algumas páginas aleatórias e de menor relevância.

    Sem mais.

    havittaja

  7. MARIO GUTT disse:

    Ja esta tudo resolvido amigos!!Todo mundo tem seu preço no Brasil .Seja em qualquer poder. Pais da propina!Vc duvida amigo!!E como os direitos dos NEGROS e so no papel.Alguem esta recebendo alguma coisa por fora.Silencio!! Prefiro o REGIME !!

  8. Dinho disse:

    Denúncia vindo de Dutra não tem relevância, é um desacreditado, rancoroso e despeitado. Faz parte da turma do quanto pior, melhor. Torce contra o desenvolvimento do Ma.Queria ele ser um Sarney mas não chega a ser sequer o cocô dele. De qualquer maneira se Sarney tiver mexendo os pausinhos pra proteger a filha está no papel dele de pai, ou vc quer me fazer acreditar que na época da cassação de Jackson Lago ele não tentou mover céu, terra e inferno pra evitar sua cassação? Me compre um bode, um não, 40 pra lembrar a história de Ali Baba e os 40 ladrÕes

  9. estamos cansados desa merda de governo que so enriquesi os bousos deles i nado fais pelo maranhao,que cada dia si torna o estado mas roubado,por esa familia,que nao dao aminima.para quem e nesecidados.

  10. Dom Cosme... disse:

    Para o Senhor Lima e Dinho: miséria do Ma e a Greve dos policiais.
    Pelo que eu percebi acredito eu que tu mudaste de lado… Já Dinho esse é um caso perdido de retrógrado polivalente…. Tem a cabeça oca…tem a boca desprovida de palato , é mais um papagaio de pirata, aprendeu a dar risada da miséria alheia , e isso lhe causa alegria!A greve do professores não teve repercussão, nós só sabemos manusear o lápis e papel, já a policia militar incomoda… População sem segurança gera comentários além fronteiras…A greve dos educadores nunca mereceu um comentário nas TVs do Rio ou São Paulo, mas a dos policiais está em todos os canais. O maranhão é um caso a ser pensado: Como pode um Estado como o nosso só tem repercussão noticiários ruins? Já você meu caro Lima é um pouco mais refinado. agora tu escreves como sendo um “Balaio”!!! até que enfim te convenceste de que todo dinheiro dada ao senhor Duda Mendonça, teve a intenção de comprar nossa frágil consciência… Neste Brasil de contraste, a única coisa que é perene é a exposição que nossa gente sofre em virtude de nossa falta de capacidade de indignação. Parece até que os cações cantados pelos Sambistas têm muito de verdade: Mulher de Malandro sabe ser carinhosa de verdade, quanto mais apanha mais tem amizade… Ou aquela da Amélia… Assim são nossos conterrâneos. Mas meu caro Lima eu estou deveras impressionado: Como é que tu adquiriste o dom da indignação? Será meu caro Lima, que somente agora depois que a TV Mirante coadjuvou a Globo, tu ficaste sendo de verdades que o IBGE e IPEA, mostram todos os anos sobre as misérias deste estado ? Pobre estado rico. Eu confesso estou deveras orgulhoso dessa confissão de credulidade adquirida. Vá lá às cidades de Cajari, São João do Caru, Maranhãozinho e muitos outros e lá tu termina sendo um crente fanático de nossa pobreza. Dizer que nossa gente é pobre porque tem muitos filhos é no mínimo uma indecência. Nossa gente é pobre e miserável é porque a corrupção é o nosso “Demônio Maior”. Nosso flagelo! Nossa gente é miserável por causa da ignorância cultural, da nossa falta de capacidade de produzir e se indignar … Somos consumidores de miséria, nossa gente sente que não tem forças pra lutar contras seus aguilhões. Lima , volto dizer , estou me sentindo nas nuvens por ter tua confissão…. #Esta frase é tua# O QUE ESTA FALTANDO PARA TIRAR NOSSO ESTADO PELO MENOS DA POBRESA EXTREMA??? PQP!!! Olhe meu amigo, uma pessoa indignada profere frases das quais pode se arrepender pelo resto da vida! não te aflijas, todo ser humano, mesmo os mais éticos e santos num momento desse profere palavrões.Eu sou um daqueles que não os escrevo, mas quando eles saem da boca de gente como você, Deus perdoa, ele sabe que um indignado de verdade faz o que você fez…Só te peço que o “DINHO”deixe de gargalhar com a miséria alheia.Mau fadados companheiros , balaios, gente simples, descalços, mas que agora tem parabólica, se a riqueza de um homem pode ser medida por poder comprar essa geringonça, eu sou muito rico…tenho duas…Pago por elas R$ 45,00(quarenta e cinco)reais Poe mês , durante 24(vinte e quatro) meses… Tenho 8 (oito ) filhos então eu sou miserável? Eu devia ter nascido na elite que recebe propina para falar o que seus donos mandarem? Seu Lima e sei Dinho… Sou professor e vocês sabem como nosso governo trata sua gente… Se isso é fazer um governo que cuida de alguém, já imaginaram se esse governo fosse descuidado?Vocês devem pedir aulas de infanticídio com um certo postador , que muito embora critique os métodos da hierarquia , elogia Malthus por sua antropologia do caus.

  11. paragrafo-d disse:

    onde está a familia sarney tem roubo de dinheiro publico, trafico de influencia, nepotismo, em linguagem mais clara tem roubalheira de todas as especies, mais principalmente, gentesafado puxa saco que tambem se beneficiam com a miseria alheia e o monte de burroque vota nessa familia de ladrão e mais burro que deixou continuar votandop nessa tal de dilma que até sapatão acho que é, efaz tudo que o sarney quer, o sarney é o píor tipo de cancer que consome a politica brasileiraapoiado potr instituições corruptas como , tse, stf,stj e todos que deveriam zelar pela moralidadee punir esse monte de ladrão, e no entanto ficam acobertando como fzem co a familia sarney, as pessoas que tem um pouco dediscernimento eacesso a todos os tiposde midia sabe quem é essa familia sarney que até a marina silva pegaram de otária na epoca da eleiçao!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens