Fechar
Buscar no Site

Dr. Yglésio apresenta projeto que beneficia egressos de escolas militares

Na sessão plenária desta quinta-feira (21), o deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) lembrou da homenagem ao Corpo de Bombeiros proposta pelo deputado Neto Evangelista (DEM) na quarta-feira (20). O parlamentar frisou que é importante valorizar os militares.

“Em reconhecimento a esses bravos guerreiros e guerreiras, apresentamos o projeto de lei que dispõe sobre o sistema de reservas de vagas em concursos do Corpo de Bombeiros e Policia Militar para alunos oriundos das Escolas Militares do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Estado do Maranhão”, destacou o deputado Dr. Yglésio (PDT), que proporá um sistema de reservas de vagas em concursos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros para o cargo de soldados.

O deputado pedetista avalia que as escolas militares têm bons indicativos no rendimento de seus alunos e o perfil destes alunos podem ser aproveitados nas duas corporações. “Estas crianças entram para a Escola Militar a partir do sexto ano (antiga quinta série) e saem no terceiro ano do ensino médio com ótimo desempenho. Só a Escola Militar do Corpo de Bombeiros forma por ano 130 alunos do Ensino Médio, com uma média de 55 aprovações em vestibulares e outros concursos.  O Governo do Maranhão deve criar mais três escolas militares e mais talentos devem ser formados nestas escolas. Por isso, não podemos desperdiçar estes talentos nas nossas corporações”, defendeu Yglésio.

Iniciativa do Poder Executivo

Esse tipo de matéria é de iniciativa do Governo do Estado, cabendo a Assembleia Legislativa enviar o anteprojeto de lei, na forma de Indicação. O conteúdo do anteprojeto foi tratado em reunião entre os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, e da Polícia Militar, Coronel Luongo. O parlamentar acredita que o projeto valoriza as instituições e o ingresso na carreira militar. “Esta é uma certeza comungada com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, e com o comandante da Policia Militar, coronel Luongo, com quem tratei do tema, aqui nesta casa.”, afirmou.

Por ser de iniciativa do Poder Executivo, o deputado espera acompanhar o trâmite para aprovar a lei. “Por se tratar de PL de iniciativa do Executivo, apresentaremos um anteprojeto como Indicação nesta casa e acompanharemos até que virar lei.”, finalizou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens