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Dois terminais reformados vão ser entregues pelo prefeito Edivaldo

Do Jornal Pequeno

Dois dos cinco terminais de integração do sistema de transporte público de São Luís concluem as obras de reforma emergencial no prazo de dez dias: o do São Cristóvão e do Distrito Industrial. A medida integra a carta de investimentos do programa Avança São Luís, lançado no início do mês de setembro pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As obras atendem requisitos do laudo técnico apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão (CREA-MA), à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). O prazo de conclusão final desta primeira etapa de melhoria da infraestrutura dos terminais se estende até o mês de novembro. Há previsão, na mesma carta, de reformas mais profundas no próximo ano. A reforma individual de cada um dos cinco terminais está prevista no Plano Plurianual 2014-2017, alocando recursos de mais de R$ 5 milhões.

Nesta fase emergencial serão investidos recursos da ordem de R$ 980 mil. Apesar de emergencial, a SMTT realizou processo licitatório normal. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) supervisiona todo o trabalho de engenharia. “Quando percebemos a situação dos terminais, houve então a necessidade de emergencialmente realizarmos neste primeiro momento obras em todo o conjunto”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério.

Em alguns dos terminais a situação era caótica. No terminal da Cohab/Cohatrac os banheiros se encontravam interditados diante dos problemas estruturais apresentados. As melhorias alcançam do piso à cobertura dos prédios e estrutura viária.

“Em vistorias técnicas realizadas nos terminais, detectamos a exigência de reformas urgentes”, afirma a superintendente de Transporte da SMTT, Cyntia Fonseca, responsável pela administração dos cinco terminais de integração da capital.

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Entre os cinco terminais, o da Cohama/Vinhais é o mais conservado. Por outro lado, no São Cristóvão a gravidade dos problemas de conservação é ressaltada pelos usuários. O enfrentamento desses problemas passa pela colaboração dos próprios passageiros que utilizam os serviços.

Os usuários enxergam positivamente a reforma realizada pela Prefeitura, mas ressaltam a reciprocidade do usuário no melhor funcionamento do sistema. “Estou achando boa a reforma. Apesar dos transtornos que o trabalho provoca, confundindo às vezes o passageiro que não encontra informações sobre as linhas. Acho que com a correção de alguns problemas possa haver melhoria no transporte”, avalia João Batista Reis, morador da Vila Flamengo.

Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta, a SMTT incluiu na reforma emergencial adequações que permitirão a acessibilidade de maneira integral. Começa pelas especificações técnicas corretas das rampas de acesso. A cadista Talyane Andrade, acompanhada da engenheira supervisora da Semosp, Tatiana Azevedo, foram até o local na sexta-feira para colher medições. Na adequação exigida pelo Ministério Público, as guias já gastas também serão substituídas. O posicionamento das lixeiras e do balcão de informações está no elenco das exigências do TAC.

Na conclusão da reforma o terminal vai ganhar o primeiro posto de saúde para atendimento emergencial da população. Será o primeiro a contar com o serviço que se estenderá aos outros quatro da cidade.

Mais visível dos cinco em operação na cidade, o Terminal da Praia Grande, primeiro a ser inaugurado em setembro de 1996, é também o com maior área, mais de 21 mil m² e que diariamente tem o maior volume de circulação. Mensalmente mais de 120 mil passageiros do transporte público passam pelo local, segundo dados estatísticos coletados pela SMTT. Com apenas sete anos de funcionamento, o terminal da Cohama/Vinhais tem o mesmo número de plataforma do da Praia Grande, e possui a segunda maior área, 14.700 m².

Em 2014 os cinco terminais de integração vão passar por reformas individuais. O volume de investimento previsto é de R$ 5,9 milhões. Segundo a superintendente Cyntia Fonseca, esta reforma será mais criteriosa no sentido de melhoramento dos serviços oferecidos. A qualidade no atendimento será garantida por instalação de equipamentos de informatização como painéis luminosos com informações contínuas sobre linhas e horários dos transportes públicos. Enfim, o comprometimento da modernização dos terminais assumido pelo prefeito de São Luís durante a campanha em 2012.

Vandalismo – Na reforma do terminal do São Cristóvão serão investidos R$ 217.205,50. A obra é realizada pela A. Fernandes Engenharia, ganhadora da licitação da reforma emergencial dos cinco terminais. Os recursos serão aplicados em pintura de toda a estrutura, das paredes ao telhado que também receberá novas calhas; modificação das placas de sinalização com suporte adequado que facilitam a informação sobre linhas de ônibus; reforma dos banheiros com substituição total dos conjuntos de louças, dentre outras.

Para o responsável técnico do terminal do São Cristóvão, Márfio Lima da Silva, a frente de trabalho mais importante no local é a Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Em casos de depredação ou tumulto, eles são chamados imediatamente. A segurança no local é reforçada pela Classi, empresa terceirizada para auxiliar na função. Coibir o comércio informal que se instala no local em horários de pico tem sido uma das preocupações do funcionário da SMTT.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Posto policial
Balcão de informações
Atendimento ao idoso
Vestiário para funcionários
Bateria de banheiros, incluindo para deficientes
Lanchonete

T. CIRCULAÇÃO/PASSAGEIROS

1 – Praia Grande 172.000
2 – São Cristóvão 153.000
3 – Distrito Industrial 45.000
4 – Cohab/Cohatrac 144.000
5 – Cohama/Vinhais 98.000
Total 612.000

*Dados da SMTT relativos ao mês de junho/2013

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