Fechar
Buscar no Site

Discurso do “continuísmo” não cola e Mário Macieira dispara na preferência

As eleições para a seccional maranhense da OAB, marcadas para o dia 23 de novembro, chamam a atenção pelo acirramento da disputa e dos ataques virulentos, mesmo com a larga vantagem do atual presidente Mário Macieira, candidato à reeleição, que lidera com mais de 60% da preferência dos advogados.

A chapa de oposição vem, sistematicamente, acusando a atual gestão de “continuísmo”. Membros da chapa liderada por Macieira contestam a acusação, demonstrando que o candidato a presidente, Roberto Feitosa, possui 15 anos de OAB, já tendo ocupado dois mandatos como presidente da Caixa dos Advogados e três como conselheiro seccional.

O “continuísmo” é também rebatido com números que apontam cerca de 50% de advogados na chapa Avançar Sempre Mais, liderada pelo presidente atual da OAB-MA, nunca exerceram nenhum cargo na entidade e 68% deles como candidatos a novos cargos. Em entrevista às rádios Mirante e Capital AM, Mário Macieira mencionou que, caso eleita, a atual vice-presidente, Valéria Lauande, será a primeira mulher advogada a ocupar o cargo de conselheira federal na Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

O discurso do “continuísmo” na OAB-MA não tem surtido efeito entre os advogados. “O que a classe almeja é a continuidade dos avanços já obtidos na gestão do presidente Mário, entre eles a valorização da classe, a defesa das prerrogativas e os cursos para atualização profissional”, declara o advogado Paulo Cruz, do TCE.

Em sua primeira eleição, Mário Macieira foi adversário do grupo liderado pelos decanos Raimundo Marques e Caldas Gois, quando Roberto Feitosa era aliado dos dois. Agora, ele aproveita a onda da reeleição do presidente Barack Obama, com um slogan de campanha quase sinônimo do utilizado pelo primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Obama usou o Forward que, em inglês significa “para a frente”, “adiante”. Macieira, que na última pesquisa realizada alcançou a margem de 72,2% de votos declarados, está adotando o Avançar Sempre Mais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens