Fechar
Buscar no Site

Discurso de aliado reforça parecer que pediu a cassação do mandato de Roseana

roseana-e-luis-449x300

César Pires disse que quem detém o poder detém votos e parecer de Roberto Gurgel favorável a cassação da governadora aponta cooptação de prefeitos através de convênios em 2010

Do site Maranhão da Gente

O parecer de 32 páginas do procurador-geral eleitoral Roberto Monteiro Gurgel Santos, que no início do mês de agosto, recomendou a cassação do diploma da governadora Roseana Sarney – que venceu o pleito eleitoral em primeiro turno com uma diferença de apenas 0,8% dos votos – e do seu vice, Washington Luiz Oliveira (PT), concluiu que pelo menos 31 prefeitos maranhenses foram “cooptados” para apoiar sua candidatura nas eleições 2010.

As declarações do deputado César Pires (DEM), aliado da base governista, confirmam a cultura de cooptação de aliados no estado. Em entrevista ao site Último Segundo, o deputado afirmou avaliar com cautela o cenário de favoritismo para o presidente da Embratur e pré-candidato Flávio Dino.

O deputado que é líder do governo Roseana Sarney  na Assembleia vê um cenário difícil para 2014, mas acredita que o fato do grupo politico do qual faz parte estar no comando do governo do Estado deve fazer a diferença. “O grupo vê (as eleições de 2014) com um otimismo que me assusta. Eu vejo com moderação. Mas a história mostra que quem detém o poder, detém votos”, assegurou o líder do governo Roseana na Assembleia Legislativa, César Pires.

Em 2010, a administração estadual intensificou a celebração de convênios e aumentou o repasse de recursos para os municípios do Estado às vésperas do pleito eleitoral, o que garantiu a vitória da atual governadora Roseana Sarney e seu vice, Washington Luís.

Conforme ressaltou Roberto Gurgel no parecer onde pede a cassação do mandato de Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico, essas celebrações foram intensificadas “especialmente no mês de junho e nos três dias que precederam a convenção” em que Roseana foi lançada candidata à reeleição. Os dados do parecer atestam que nos três dias antes da convenção, foram firmados 670 convênios, cujo valor superou R$ 165 milhões para diversos municípios do Estado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens