Fechar
Buscar no Site

Dino, o ministro que está em alta com Lula e em baixa com o PT

Alvo de críticas de boa parte do PT, o ministro da Justiça, Flávio Dino, vive um bom momento com o presidente Lula. Em conversas reservadas, Lula tem feito reiterados elogios a Dino.

O presidente passou a destacar posicionamentos públicos do ministro e considera que ele enfrenta os adversários do governo da maneira que precisam ser enfrentados. Nesta semana, Dino solicitou à Polícia Federal que investigue o discurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que comparou o que chamou de “professores doutrinadores” a traficantes.

Quando Jair Bolsonaro foi tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para analisar a cobrança de indenização do ex-presidente por “danos causados à sociedade”.

Dino também foi personagem de alguns dos principais embates com opositores do governo em audiências no Congresso Nacional. O chefe da pasta da Justiça ganhou fama com suas respostas bem-humoradas que renderam diversos memes nas redes sociais.

O protagonismo que o ministro assumiu, inclusive nessas situações, porém, é alvo de críticas dentro do PT. Alguns apontam “aparições excessivas” de Dino, que é filiado ao PSB.

Como informou o GLOBO, o ministro também passou a ser cotado para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro, com a aposentadoria da ministra e presidente da corte, Rosa Weber.

O movimento é bem visto em uma ala extensa do próprio PT, por considerar que, com a ida de Dino para o Supremo, ele não entraria numa futura disputa pela presidência. Além disso, o movimento abriria vaga na pasta da Justiça, desejada pelo partido.

Pessoas ligadas a Dino, garantem, no entanto, que o desejo de Dino de ir para o STF é “zero”. (O Globo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens