Fechar
Buscar no Site

Diap: Weverton Rocha e Roberto Rocha entre os mais influentes no Congresso

O resultado do estudo ‘Os cabeças do Congresso’, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e obtido com exclusividade pelo Correio Braziliense, aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso. Na lista, estão os senadores maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PSDB).

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Além dos 100 mais influentes, o Diap relaciona outros 50 deputados que, segundo a metodologia, estão em ascensão. Nessa categoria, estão aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios. Entre eles, estão os deputados maranhenses Hildo Rocha (MDB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens